Bomba injectora fora de ponto

Boas,

O carro em questão nem sequer pega. Foi tirada a bomba e montada novamente, mas claro está que não foi posta a ponto. Já vi por aí muitos DIY, mas todos são para ajustar a bomba quando o carro já se encontra a trabalhar, usando o vag-com.

Então e quando não trabalha, como é que se põe aquilo em termos?

Cumprimentos
 
Boas,

O carro em questão nem sequer pega. Foi tirada a bomba e montada novamente, mas claro está que não foi posta a ponto. Já vi por aí muitos DIY, mas todos são para ajustar a bomba quando o carro já se encontra a trabalhar, usando o vag-com.

Então e quando não trabalha, como é que se põe aquilo em termos?

Cumprimentos

Boas amigo, por acaso mexeram no IQ da bomba? na parte de cima onde esta a parte electronica?
 
depende do carro em questao para pores a bomba a ponto poes o motor com o arvore de cames a ponto,a cambota tambem a ponto e depois e que poes a bomba a ponto,tens de ver no autodata o ponto da bomba ou com traço ou com tranque,depois tem a afinaçao da bomba mas ai tens de por um comparador e dar os graus que ela exige.diz o carro que e,espero ter ajudado
 
depende do carro em questao para pores a bomba a ponto poes o motor com o arvore de cames a ponto,a cambota tambem a ponto e depois e que poes a bomba a ponto,tens de ver no autodata o ponto da bomba ou com traço ou com tranque,depois tem a afinaçao da bomba mas ai tens de por um comparador e dar os graus que ela exige.diz o carro que e,espero ter ajudado

Nós pusemos o motor a ponto e montamos a bomba na posição que tínhamos tirado. Chega a hora de dar à chave e nada. Gasóleo já ela tem, por isso não pode ser daí. Por esta altura já deveria ter pegado.
 
Esqueci-me de dizer, o carro é um 6k com motor 1.9 TDI de 90 cv

Mas quando desmontaram a bomba o motor estava todo a ponto ?
Caso a bomba esteja no mesmo ponto, é ir rodando para a frente ou para tras ate apanhar o ponto que pegue, depois acerta-se via vag.
Mas não é facil encontrares o ponto.
cumps
 
Mas quando desmontaram a bomba o motor estava todo a ponto ?
Caso a bomba esteja no mesmo ponto, é ir rodando para a frente ou para tras ate apanhar o ponto que pegue, depois acerta-se via vag.
Mas não é facil encontrares o ponto.
cumps
Sim, o motor foi deixado a ponto. A bomba aparentemente, a olho, o rapaz diz que está no mesmo sitio. Eu como não reparei bem e não me recordo, não me manifesto muito.

Quando dizes rodar a bomba é só desapertar os parafusos onde ela está presa e ir mexendo-a, correcto?
 
Sim, o motor foi deixado a ponto. A bomba aparentemente, a olho, o rapaz diz que está no mesmo sitio. Eu como não reparei bem e não me recordo, não me manifesto muito.

Quando dizes rodar a bomba é só desapertar os parafusos onde ela está presa e ir mexendo-a, correcto?

Sim, alargas os 3 parafusos da polie, meches um pouco tipo 0.5mm, e voltas a apertar.Vais fazendo para a frente se não conseguires faz para tras.
Marca o ponto de como esta inicialmente para te orientares.
cumps
 
Hoje coloquei o motor no ponto e verifiquei que a bomba também está no ponto, logo não será daí. Bem ou mal penso que teria que pegar.

Ando a procurar uma forma de puxar o gasóleo pelo tubo de retorno da bomba, porque talvez seja por estar desferrada.
 
Hoje coloquei o motor no ponto e verifiquei que a bomba também está no ponto, logo não será daí. Bem ou mal penso que teria que pegar.

Ando a procurar uma forma de puxar o gasóleo pelo tubo de retorno da bomba, porque talvez seja por estar desferrada.

Mas já sangras-te o injectores ?
Expirra gasoleo dos 4 injectores ?
 
Mas já sangras-te o injectores ?
Expirra gasoleo dos 4 injectores ?

Ora bem, andei para ali com um tubinho a puxar gasóleo à la boca. Depois dei à chave e tirei só o tubo de um injector e espirrou gasóleo. Parti do principio que os outros também estariam na mesma condição. A bomba também parece estar no ponto, pus o motor a ponto e estava tudo no sitio certo.

O carro continua a não pegar...
 
Ora bem, andei para ali com um tubinho a puxar gasóleo à la boca. Depois dei à chave e tirei só o tubo de um injector e espirrou gasóleo. Parti do principio que os outros também estariam na mesma condição. A bomba também parece estar no ponto, pus o motor a ponto e estava tudo no sitio certo.

O carro continua a não pegar...

Tens que sangrar os 4 injectores, desapercas as porcas que encaixam no injector e das á chave ate expirrar, quando expirrar bem apertas, tens que fazer o mesmo aos 4 injectores.
Se não pegar a bomba nao esta a ponto
 
Tens que sangrar os 4 injectores, desapercas as porcas que encaixam no injector e das á chave ate expirrar, quando expirrar bem apertas, tens que fazer o mesmo aos 4 injectores.
Se não pegar a bomba nao esta a ponto

Pois, eu vi só num injector, o 3º a contar da esquerda que é aquele mais alto. Amanha já vou testar nos 4. Aproveito que me vão trazer uns cabos de bateria em condicões, porque os meus são tão fraquinhos que aquecem a pontos de deitar fumo.

Se não pegar não sei como vou descalçar a bota, porque a bomba esta a ponto!
 
O carro já trabalha. Tinha a bomba atrasada 2 dentes. Depois de muita luta lá ficou no sitio. Aqui estão as imagens tiradas com o vag-com:





Já reparei é que houve asneira com o vag-com, porque esqueci-me de trocar o motor, logo vi para outro motor qualquer. Na 2ª feira volto a ver e volto a colocar as imagens em condições. Não sei se vai ser muito diferente do que o que tenho aqui, mas depois vejo.

Aproveito também para perguntar, já que vou ter que ajustar a bomba, qual será a linha ideal? Devo mante-la acima ou abaixo da linha azul? Já ouvi para aí malta a dizer que os colocou perto da verde para avança-la. Quais as vantagens e desvantagens de a ter mais avançada ou mais atrasada? Tendo em conta que vai precisar de um pequeno ajuste, faço logo para ficar o melhor possivel.
 
Last edited:
O carro já trabalha. Tinha a bomba atrasada 2 dentes. Depois de muita luta lá ficou no sitio. Aqui estão as imagens tiradas com o vag-com:





Já reparei é que houve asneira com o vag-com, porque esqueci-me de trocar o motor, logo vi para outro motor qualquer. Na 2ª feira volto a ver e volto a colocar as imagens em condições. Não sei se vai ser muito diferente do que o que tenho aqui, mas depois vejo.

Aproveito também para perguntar, já que vou ter que ajustar a bomba, qual será a linha ideal? Devo mante-la acima ou abaixo da linha azul? Já ouvi para aí malta a dizer que os colocou perto da verde para avança-la. Quais as vantagens e desvantagens de a ter mais avançada ou mais atrasada? Tendo em conta que vai precisar de um pequeno ajuste, faço logo para ficar o melhor possivel.

Tas a ver como a bomba estava atrasada ? :)
Isso quando meteres o teu motor vai variar muito pouco.
Pessoalmente, costumo meter entre a linha azul e verde.
cumps
 
o ponto da boma, mesmo certo é rondar no 50 54 mais que isso já da como avançado, mas cada um é que sabe como quer a bomba
 
Tas a ver como a bomba estava atrasada ? :)
Isso quando meteres o teu motor vai variar muito pouco.
Pessoalmente, costumo meter entre a linha azul e verde.
cumps

Eu também tenho ideias de fazer isso, meter entre essas duas linhas. Noto ali qualquer coisinha no carro, ou entao é psicologico.
 
bem , vou desenterrar isto ... mas tou mesmo com uma duvida e precisava de ajuda ... a minha carrinha custava a pegar a frio ... logo fui ao mecânico , ele disse que era o ponto da bomba ... peou no vag com ,e acertou ... e realmente ela a frio já não custa a pegar , mas passados dois dias começou o motor tipo a picar ... parecia barulho tipo tuches ...peguei fui la ao mecânico e ele diz que a bomba estava quase atrasada ao máximo para ter conseguido por ao ponto , e que o tal barulho , me iria obrigar a mudar o carreto da cambota ??? terá ele razão?? e que não estou a ver o carreto a fazer tal barulho tipo "tic tic tic tic" ago assim !!! quero por mãos a obra so que ainda da trabalho pa no fim não ser de la !!1 alguém tem opinião sobre isto?? agradecia e urgente . cmp
 
Back
Top