Bocanegra TDI 140 vs Scirocco TDI 170 - video pag2

Quem ganha dos 45 aos 240?


  • Total voters
    94
  • Poll closed .
Já andei uma semana com um PD170 e confesso que stock não considero que seja carro para puxar até tão tarde como dizes, o folego abranda bem mais cedo, mas isto é uma opinião pessoal e como tal vale o que vale.


um PD em regimes mais altos é capaz de ser diferente de um Common Rail. E se repares no inicio do video, quando o ibiza sai para a frente, com a troca de caixa a rotação xega a cair quase para baixo das 3000rpm. Por isso trocando nas 4300/4400rpm e depois cair nas 3600rpm parece-me o ideal, porque apesar de atingir a potencia máxima nas 4200rpm não quer dizer que ás 4300rpm perca o folgo


EDIT: repara neste video dum 2.0TDI CR 140cv DSG

a caixa está programada para trocar de relação de maneira a tirar melhor proveito do regime de potencia do motor em questão

[video=youtube;xigS5u2h6hw]http://www.youtube.com/watch?v=xigS5u2h6hw&feature=related[/video]
 
Last edited:
um PD em regimes mais altos é capaz de ser diferente de um Common Rail. E se repares no inicio do video, quando o ibiza sai para a frente, com a troca de caixa a rotação xega a cair quase para baixo das 3000rpm. Por isso trocando nas 4300/4400rpm e depois cair nas 3600rpm parece-me o ideal, porque apesar de atingir a potencia máxima nas 4200rpm não quer dizer que ás 4300rpm perca o folgo


EDIT: repara neste video dum 2.0TDI CR 140cv DSG

a caixa está programada para trocar de relação de maneira a tirar melhor proveito do regime de potencia do motor em questão

[video=youtube;xigS5u2h6hw]http://www.youtube.com/watch?v=xigS5u2h6hw&feature=related[/video]

julgo que terá também a ver com a caixa.. já um mercedes c220 dos novos com caixa automática, aquilo fica ali a enrolar nas 4000 e tal e nota-se que ja nao anda.. até que se lembra de trocar..
 
Lá está, 4200rpm troca.

De qualquer das formas nada como sentir o carro no momento, isto de ir só pelo boneco das rpm é subjectivo, existem variáveis a ter em conta.
 
julgo que terá também a ver com a caixa.. já um mercedes c220 dos novos com caixa automática, aquilo fica ali a enrolar nas 4000 e tal e nota-se que ja nao anda.. até que se lembra de trocar..

nota-se ou parece ? o binario que sentes em baixas já não o sentes em altas mas continua a fazer potencia. Actualmente nenhum diesel moderno atinge a potencia máxima antes das 4000rpm
 
nota-se ou parece ? o binario que sentes em baixas já não o sentes em altas mas continua a fazer potencia. Actualmente nenhum diesel moderno atinge a potencia máxima antes das 4000rpm

nota-se mesmo.. mas pode ser caixa não muito inteligente ou lenta.. ali um compasso de 2/3 segundos em que o carro já não puxa até que se lembra de trocar de velocidade..

pois em relação ao que referi, a minha questão é se num tdi o mais importante é (num arranque como o do video) dar uso máximo do binário ou dos cavalos..
 
não estou a falar do que interessa ao conduTor, estou mesmo a falar de performance.. o meu carro tem pico de binário às 2000 em que o carro é literalmente empurrado para a frente.

O ideial é cair em 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª às 2000 e, então, na 6ª queimar tudo, ou é preferivel ir até as 4200 (pico de cavalagem) e cair sempre nas 3000 rpms onde já não vai haver tanto binário?
 
não estou a falar do que interessa ao conduTor, estou mesmo a falar de performance.. o meu carro tem pico de binário às 2000 em que o carro é literalmente empurrado para a frente.

não estás a entender o que é realmente o binário

O binário é a força exercida dos pistons sobre cambota do motor que vai provocar a rotação da mesma, e o resultado disto é a potencia
 
Last edited:
entao como explicas que a rotação de binário máximo não é, em nada, parecida com a de potência (aqui sim, potência), em cavalos? binário = força, cavalos = potência

edit: mas essa questão a parte, a minha questão continua a ser "de que maneira deve ser feito um arranque naquela situação?"
 
o binario ou torque não é uma grandeza, é mais o produto de duas grandezas, torque = N x M "Newton = Força e Metro = comprimento em metros".

Agora repara, a potencia é o resultado do Nm em lfts multiplicado pela RPM/5252

tens, por exemplo 320Nm ás 2000rpm, isto dá uma potencia de 90cv

se ainda tiveres 250Nm ás 4000rpm vais ter 140cv

Caso seja 140cv a tua potencia máxima, é nesse regime que deves manter para conseguires ser o mais rapido possivel.
 
Last edited:
Eu pergunto-me é como é que o FR TDI 140 dá 240km/h...
Já parece os TDI 110 a dar 220 e 230 stock...em plano claro!
 
Eu pergunto-me é como é que o FR TDI 140 dá 240km/h...
Já parece os TDI 110 a dar 220 e 230 stock...em plano claro!

Acho que nunca chegou a dar essa Velocidade, só o Scirocco é que lá chegou.
Por isso é que se calhar muita gente votou no Ibiza, pensaram que já tinha carga, porque mencionavam aqui velocidades que para o Ibiza Stock não são muito "alcançáveis" :D
 
Não deu para ver bem mas julgo que o boca deu 225... 230, não posso precisar exactamente.
É uma questão de filmar na próxima o quadrante.
A estrada do teste desce ligeiramente.
 
Back
Top