Bloco TDI 130/150 -- Pergunta para os experts

Pergunta para os experts nestas andanças:
Qual é a pressão de turbo estável ( em bares ) que o bloco do TDi aguenta?
Stock, claro ..
1.8
1.9
2.0?
+ ? quanto?

Já li algures, mas não consigo encontrar que seria 2.0, onde o bloco começaria a estalar .. mas não sei se era o bloco TDI ou de outro carro qq ..

Alguém sabe e pode-me esclarecer??
 
Reformulando a pergunta, seria algo como:

Partindo do principio, que se consegue injectar todo o gazoil necessário e que se imagine, produzir toda a pressão que se deseje, que pressão podemos ter no turbo antes do bloco estalar?
2.0?
2.5?
+ ?
 
Que grande confusão que vai ai nessa cabeça... :lol:

Antes do bloco "estalar", o turbo parte, por isso nunca "estala". Isto se estivermos a falar do turbo de origem ou dum vnt17vb (por exemplo)

Agora se mudares para um turbo que faça de pico 3.0 ou mais, ai a conversa é outra.
Não é só a pressão do turbo que vai dar cabo do motor.... há muito mais coisas.

Por isso, quando quiseres saber o limite mecânico do motor, explica todas as variaveis possiveis, ok?

PS: como está o teu carro? já conseguiste dar mais do que os 260 e tal km/h que já deste?
 
turbina de camiao, para se conseguir partir o bloco!

PS: andam ai ibizas a fazr mais de 2.5bar e nk partiram nenh7um bloco.
 
2.5!?? tanto1!?!?!? humm isso as bielas e afins n devem durar mto tempo.... acho q apartir dos 2.0, 2.2 bar no maximo o bloco comeca a sofrer mto. mas e a minha opiniao.... :?
 
desde quando é que execesso de pressão de turbo é sinal de performance
conheço carros a fazer estb. 1.4bque tem andamento mais forte que muitos a fazer 1.6b :wink:

já ouviram falar de optimização de valores :roll: :wink:
 
RR disse:
desde quando é que execesso de pressão de turbo é sinal de performance
conheço carros a fazer estb. 1.4bque tem andamento mais forte que muitos a fazer 1.6b :wink:

já ouviram falar de optimização de valores :roll: :wink:

ng associou pressao a andamento.. estavamos a associar pressoes, com durabilidade do bloco..
 
Sim, o que estou a questionar, é até onde é que este bloco aguenta, não se isto ou aquilo está mal feito.


StepOnIt disse:
Que grande confusão que vai ai nessa cabeça... :lol:

Antes do bloco "estalar", o turbo parte, por isso nunca "estala". Isto se estivermos a falar do turbo de origem ou dum vnt17vb (por exemplo)

Sim, ok, mas hipoteticamente falando ...

StepOnIt disse:
Agora se mudares para um turbo que faça de pico 3.0 ou mais, ai a conversa é outra.
Não é só a pressão do turbo que vai dar cabo do motor.... há muito mais coisas.

Por isso, quando quiseres saber o limite mecânico do motor, explica todas as variaveis possiveis, ok?

Sim, mas estou a perguntar hipoteticamente, ou seja, imagina que tens 1 turbo que faz 5bars estáveis, e tens uns injectores à avião que metem lá gazoil suficiente para queimar os 5bars ..

StepOnIt disse:
PS: como está o teu carro? já conseguiste dar mais do que os 260 e tal km/h que já deste?

O carro está muito fixe, mas sabes como é .. allways ongoing project :p

E o teu? Quanto é que tomamos 1 café e vemos as máquinas como deve ser? A outra vez foi muito em cima do joelho...
 
Krubs disse:
turbina de camiao, para se conseguir partir o bloco!

PS: andam ai ibizas a fazr mais de 2.5bar e nk partiram nenh7um bloco.

Estáveis ou de pico?? e que ibizas são? tdi110?115?130?
bem, acho q o bloco é o mesmo em todos .. mas interessa-me saber apenas se o "recheio" do motor estiver stock, se já tiverem sido artilhados para essa pressão, epa, então tb me interessa saber, não a artilharia, mas que tiveram que ser artilhados para aguentar ..
 
Krubs disse:
turbina de camiao, para se conseguir partir o bloco!

PS: andam ai ibizas a fazr mais de 2.5bar e nk partiram nenh7um bloco.
Eu conheço um PD 130 que já fez 2.6/2.7 de pico com o motor de origem :shock:

Voltando ao tópico, e partindo do principio que se consegue pôr lá dentro todo o gasoleo possivel, mais de 2.0 constante é demasiado perigoso.

Mas tudo depende da maneira como se usa o carro. Se for só para umas brincadeiras, tudo bem. Mas se se abusar BUM!!!!!!!
 
StepOnIt disse:
Voltando ao tópico, e partindo do principio que se consegue pôr lá dentro todo o gasoleo possivel, mais de 2.0 constante é demasiado perigoso.

Mas tudo depende da maneira como se usa o carro. Se for só para umas brincadeiras, tudo bem. Mas se se abusar BUM!!!!!!!

voilá ... era isto q eu queria saber ..
Com que bases sabes isto?
 
Tenho um feeling que o bloco nunca irá "rachar". Muito antes dos cilindros cederem a junta e a cabeça vão à vida. E assim que existe uma fuga, a compressão fica reduzida, pelo que acho dificil "destruir" os cilindros assim.
 
Alguma coisa tem que ceder em algum ponto ..

O que eu quero saber, é a partir de onde é que se pode esperar um "desastre" ...
 
2FAST4U disse:
O que eu quero saber, é a partir de onde é que se pode esperar um "desastre" ...

Se conseguires arranjar um turbo que não parta a fazer pressões malucas, o limite anda pelos 2.0/2.2 bar de pressão constante. A partir dai, facilmente se empenam cambotas, dá-se cabo das bielas, capas bielas e por ai fora....

Não esperes que te diga que li num livro que o limite era esse, pq como é obvio, ninguém anda a testar PD 130 até ao limite para ver quando é que ele parte... :wink:

As minhas fontes são anonimas e secretas :lol:
Abraços
 
StepOnIt disse:
Se conseguires arranjar um turbo que não parta a fazer pressões malucas, o limite anda pelos 2.0/2.2 bar de pressão constante. A partir dai, facilmente se empenam cambotas, dá-se cabo das bielas, capas bielas e por ai fora....

É isso mesmo. então, nada como um aumento da cilindrada :wink:
 
eu acho que a parte que vai ceder é a cabeça do motor :wink:
mas de qualquer modo mais que 1.6 constante ,já não traz benificios nenhuns em nada nem nas performances :wink:

abraço
 
RR disse:
eu acho que a parte que vai ceder é a cabeça do motor :wink:
mas de qualquer modo mais que 1.6 constante ,já não traz benificios nenhuns em nada nem nas performances :wink:

abraço

Pk dizes isso?
A formula mágica em um motor, não é AR+combustivel, quanto + dos 2 + potencia?
 
o mercedes 320 cdi novo de 3.0L V6 224 cv(+-) tem 2.8 bar estaveis no turbo li numa revista .... até fiquei azul a pensar o que essa pressão faria no ibiza...

abraços
 
Back
Top