Azoto(Nitrogénio) VS Ar

Azoto ou Ar normal ?


  • Total voters
    23
  • Poll closed .
Olá a todos e a todas.
Gostava de saber se merece mesmo a pena usar Azoto nos pneus.
Por isso deixo aqui esta poll pra saber as vossas opiniões.
Eu desde ja posso dizer que enchi os 4 pneus com Azoto e nota-se algumas diferenças básicas tipo a virar, a travar e nas lombas e buracos :)
 
k tipo de diferenxas!?!?

Por exemplo:
É mais suave a curvar,e a travar e nao se sente tanto ao passar por uma lomba ou buraco.
Nao aquece tanto como o ar normal e tem menos perdas do que o ar.
Se o Azoto aqueçe muito menos no interior do pneu, pode-se considerar que o volume não varia ,logo a pressão é constante, anda-se sempre com a pressão indicada pelo fabricante = poupança nos pneus, e supostamente mais estabilidade em curva, supostamente o carro fica mais confortavel mas provavelmente nessa parte quase ninguem por aqui estará muito interessado.:rir::rir::rir:
 
ar = 0€
azoto = €€€'s

nao é? pra pores azoto nos pneus pagas?
e o ar em quaisquer bombas tens

dizes azoto (nitrogenio) se assim é quando tens um furo aquilo rebenta logo. nao é o nitrogenio que e, contacto com o ar explode? ou é o hidrogenio? ai a minha quimica onde ja vai...
 
Last edited:
ar = 0€
azoto = €€€'s

nao é? pra pores azoto nos pneus pagas?
e o ar em quaisquer bombas tens

dizes azoto (nitrogenio) se assim é quando tens um furo aquilo rebenta logo. nao é o nitrogenio que e, contacto com o ar explode? ou é o hidrogenio? ai a minha quimica onde ja vai...

É o hidrogénio.:D
 
ja tive azoto nos pneus e retirei e voltei a usar ar normal.
Com o azoto fica muito mais rijo e qualquer traço um buraquinho, sente-se muito mais.
Já para não falar que tinha de fazer uns bons quilometros para verificar a pressão, visto que ainda não ha azoto disponivel assim em qualquer bomba.

E atenção que não convem misturar ar normal com o azoto.
Definitivamente não gostei de ter os pneus com azoto.
 
2,5€ por cada pneu, rever a pressão gratuito.

O ar é de graça...:D

Além disso é chato uma pessoa ter de se deslocar de propósito à garagem só para rever a pressão dos pneus.

Não à nada como ter um pequeno compressor em casa e ir vendo a pressão de vez em quando.;)
 
O ar é de graça...:D

Além disso é chato uma pessoa ter de se deslocar de propósito à garagem só para rever a pressão dos pneus.

Não à nada como ter um pequeno compressor em casa e ir vendo a pressão de vez em quando.;)

mas para veres a pressão não precisas colocar ar... vês a pressão em casa no dito compressor e se precisar aí sim vais repor...

Eu tenho...n a muito tempo por isso não tenho opinião formada... mas pessoas próximas que têm aconselham...

abraço
 
Quanto a azoto ou ar, não sei responder por experiência própria no meu carro. Mas cheguei a andar num Golf Mk3 com azoto em pneus 195/50 R15, e sinceramente não gostei. Parecia que tinha balões em vez de pneus. Muito saltitão e duro.

Quanto às pressões (ar puro), eu pessoalmente tenho o ritual de a ir ver todos os Domingos :) Não gosto de facilitar. Principalmente tendo em conta as viagens que faço (500km por semana) e as estradas que frequento (IP8 e A2).
 
Ah, e já agora para quem tem azoto nos pneus podem encher à vontade com ar normal que o pneu não rebenta...:rir:
 
Bom dia

Há alguma razão em considerar o Azoto como o ideal para encher os pneus dos nossos veículos? Pessoalmente acho que não.
O ar é composto por 79% de azoto, e os restantes 20% Oxigénio. Há outros gases, como CO2 e vapor de água mas são residuais. À temperatura todos se comportam da mesma maneira.

Só para que se note que a aplicação na aviação e na F1 é muito mais exigente sob o ponto de vista da temperatura - é muito vasta a gama de temperatura daqueles pneus...
Na aviação os pneus vão a temperaturas negativas, qualquer humidade forma condensação na superfície inferior do pneu e logo congela. Na F1 é o oposto, as temperaturas podem superar os 130 graus e a presença de linhas de ar comprimido não favorece o acerto fino das pressões, além da eventual presença de outros contaminantes, como óleo do compressor.

O uso de azoto não tem vantagem prática reconhecida nos pneus de carros ligeiros: estes são mudados com muita frequência, tem uso justificado nos camiões industriais que usam pneus grandes, muito caros e de recauchutagem prevista. A presença do oxigénio do ar diminui a duração das bandas interiores, arruinando a vida útil do pneus (projectada para ser "eterna" neste caso).
A presença do oxigénio pode favorecer a corrosão das jantes, obviamente, mas não faz qualquer efeito numa jante de liga. As jantes de aço das TT está protegida pelo uso de câmara de ar.

Têm que me explicar melhor a questão do desempenho e do desgaste (aumento de 25%!!!!!). Como é que um quarto do gás que está dentro do pneu afecta o exterior...Isso de palavras bonitas e apontar vantagens é coisa de vendedores. Qualquer dia até protege contra furos... :rir:

O segredo da pressão dos pneus está na regularidade das verificações, todas as semanas se possível, e com pneus à temperatura ambiente.
 
No CUPRA uso azoto desde a 1ª vez que mudei pneus... Verifico a pressão de 2 em 2 meses e não há variações ou então no máximo de 0,1bar...

Quando tinha ar normal, via de 3 em 3 semanas e havia variações na ordem dos 0,2bar... Continua a acontecer o mesmo na Corolla, que é a única que usa ar normal pois acho que não justifica andar a dar 2,5€ para meter azoto em pneus de 40€ cada que me duram 6 meses...


O uso de azoto é mais pela certeza de que a pressão e temperatura do pneu se mantêm constantes mais tempo...


No Patrol e Navara também levam azoto e só se vê a pressão de 6 em 6 meses... 0,2bar de diferença...


Ah, todos os carros cá de casa (Patrol, Navara, Corolla) levam 36psi ou 2,5bar de pressão ás 4 rodas... O CUPRA leva 38psi à frente e 36psi atrás... :D
 
eu uso azoto e queria tirar uma duvida com voces...

não se alguem nota o mesmo que eu ou se é impressão minha, mas a verdade é que os 1ºs pneus que tive Bridgestone Turanza 030 fizeram 50.000 km...

neste momento tenho uns Pirelli PZNero e ja tem 20.000 km e ainda tens os pitons de lado tanto os da frente como os de tras...

Agora pergunto eu, sera do Azoto ? :confused:

Cumps
 
Back
Top