Ar condicionado

Bom dia amigos, o meu manquinho está com um problema, o ar condicionado não trabalha.
Em primeiro pensei que seria falta de gás, mas notei que quando carrego no AC o carro fica normal, as rotações não sobem nem descem, nem se nota que nada atraca. Apesar da luz no botão acender não faz frio, os fusíveis na bateria e no interior do carro estão bons.Será algum relé?
Alguém me poderá dar umas luzes?
Muito Obrigado Amigos
 
O mecanismo do AC tem um sensor de pressão, que não deixa atracar o compressor quando o sistema está sem gás. Eu começava por ver os fusiveis e se estiver tudo OK, mandar verificar o gás.
 
Manquinho = 6L ou 6J, logo não tem sistema de atracar. O compressor está (ou deveria estar) sempre a rodar. Normalmente é o acoplamento borrachoso que existe na poli que vai à vida.
 
Boa tarde amigos, fui a roady e recarreguei o gás do ar condicionado e mudei o filtro de habitáculo, no entanto o senhor informou-me que o carro estava sem gás nenhum mesmo, disse que devia sempre ter um pouco de gás e nunca ficar vazio. No entanto carregou e agora faz frio como normalmente, não foi detectada nenhuma fuga.
Não sei se é normal ou não o gás ter desaparecido.
Nota: tenho o carro a 2 anos e nunca o tinha carregado, é de 2008
 
pessoal eu tbm precisava da vossa ajda!!!

o meu xaruto velho 6k2 comercial tbm nao tem AC, eu gostaria de saber alem do Compressor , o q é necessario comprar para , e se possivel , fazer a instalacao do AC no carro...

Desculpa invadir o teu topico
 
Boa tarde amigos, fui a roady e recarreguei o gás do ar condicionado e mudei o filtro de habitáculo, no entanto o senhor informou-me que o carro estava sem gás nenhum mesmo, disse que devia sempre ter um pouco de gás e nunca ficar vazio. No entanto carregou e agora faz frio como normalmente, não foi detectada nenhuma fuga.
Não sei se é normal ou não o gás ter desaparecido.
Nota: tenho o carro a 2 anos e nunca o tinha carregado, é de 2008

Ainda bem que resolveste o problema pelo arranjo mais simples.:)


pessoal eu tbm precisava da vossa ajda!!!

o meu xaruto velho 6k2 comercial tbm nao tem AC, eu gostaria de saber alem do Compressor , o q é necessario comprar para , e se possivel , fazer a instalacao do AC no carro...

Desculpa invadir o teu topico

Berrones dá uma vista de olhos no meu projecto mais ou menos na Pag 50. Instalei A/C no meu 6K2 recentemente, tens lá toda a informação que necessitas.
 
Last edited:
Dany boy posso estar a falar errado , mas no seguimento do meu conhecimento , acho que tem q se trocar cada vez que se carrega o AC uns "pipos" ou valvulas de borracha onde se faz o carregamento pois comecam a ficar ressequidos e perdem gaz .

Obrigado MArtim vou ja averiguar obrgadao
 
O sistema do AC é um circuito fechado e o gas do AC não se consome/estraga pelo que não havendo fugas, dura uma vida.

Normalmente carrego o AC do meu carro de dois em dois anos... E há vários foruns que falam nessa questão.
Mas tudo bem, sempre a aprender. :lol:
 
pessoal eu tbm precisava da vossa ajda!!!

o meu xaruto velho 6k2 comercial tbm nao tem AC, eu gostaria de saber alem do Compressor , o q é necessario comprar para , e se possivel , fazer a instalacao do AC no carro...

Desculpa invadir o teu topico
Como ja disse o amigo Martins, da um salto ao projecto dele que ta la tudo bem explicadinho, quanto ao material o ideal era arranjares um carro que ainda o tenha todo montado, nao andes a comprar aqui e ali porque isso nunca te vai dar certo.
Nao é um processo propriamente simples mas alguma duvida pergunta que a gente ajuda.
Quanto a montagem o Martins fez a maior parte do trabalho em casa e diz que nao é complicado, demora algum tempo mas é so desmontar um e montar outro, eu optei por entregar a montagem do meu a um electrecista profissional, claro que me ficou bem mais caro que o do Martins mas quem nao tem tempo ou nao sabe é a melhor soluçao :)
 
Pois amigo resolver resolvi, resta saber por quanto tempo. Porque para o carro estar sem gás nenhum alguma coisa se passou. :s
Amigo eu no teu lugar tinha-lhe feito uma revisao decente, tipo trocar O rings todos e anilhas e so depois o carregamento... gastavas o dobro mas ficavas com certezas.
 
Amigo eu no teu lugar tinha-lhe feito uma revisao decente, tipo trocar O rings todos e anilhas e so depois o carregamento... gastavas o dobro mas ficavas com certezas.

Korn se fizeram um carregamento em condições, usaram um gás com detector de fugas. Se houver alguma fuga, é facilmente identificadas com luz ultravioleta.;)
 
Korn se fizeram um carregamento em condições, usaram um gás com detector de fugas. Se houver alguma fuga, é facilmente identificadas com luz ultravioleta.;)
Sim amigo mas o rapaz diz que na Roady apenas lhe carregaram o circuito de gas novo, ou seja, podem nao ter visto se havia fugas...
O ideal segundo dizem onde carrego o meu, é trocar os vedantes mais ou menos de 4 em 4 anos, tudo bem que a borracha dos mesmos é feita a pensar nas constantes variaçoes de temperatura mas sao vedantes que "sofrem" diferencas radicais do tipo o carro de verao ao sol a escaldar, ligas o AC e os tubos gelam em poucos minutos.... nada é infinito, portanto eu tambem partilho da opiniao que de X em X tempo se deva fazer uma revisao ao circuito em vez de o carregar so quando é preciso e se nao tiver fugas mais barato fica, mas é apenas a minha opiniao :)
 
Tretas de quem a única coisa que sabe fazer é recarregar o circuito!

Claro que estiverem estragados devem ser substituídos.

O meu 6L já tem 10 anos e nunca foi preciso recarregar nada. Substituiu o compressor por causa do já conhecido defeito do acoplamento borrachoso. Mas, todo o gás existente no circuito voltou lá para dentro novamente.

Sent from my ST25i using Tapatalk
 
que vedantes São esses que falam? é muito difícil trocar isso?

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Back
Top