Ar condicionado

Se não tens fugas é melhor não mexer em nada!
A troca do que quer que seja no sistema de AC significa tirar o gás e depois colocar novamente. O que tem que ser realizado com equipamento específico.

Sent from my ST25i using Tapatalk
 
Boas malta, um colega meu tem o mesmo problema no 6k2 dele, nao ouve o ac a atracar, a partida deve ser o compressor mas contudo é melhor verificar se chega corrente a ficha do mesmo ne?
Ele gás tem, segundo ele ainda a poucos dias trabalhou, mas agora.... mas gas deve ter, pois acho que quando nao tem gás as letras ac no CB ficam a piscar para avisar isso mesmo. Certo?

Cumprimentos e obrigado pela ajuda
 
Tretas de quem a única coisa que sabe fazer é recarregar o circuito!

Claro que estiverem estragados devem ser substituídos.

O meu 6L já tem 10 anos e nunca foi preciso recarregar nada. Substituiu o compressor por causa do já conhecido defeito do acoplamento borrachoso. Mas, todo o gás existente no circuito voltou lá para dentro novamente.

Sent from my ST25i using Tapatalk

Se não tens fugas é melhor não mexer em nada!
A troca do que quer que seja no sistema de AC significa tirar o gás e depois colocar novamente. O que tem que ser realizado com equipamento específico.

Sent from my ST25i using Tapatalk
Sao opinioes amigo e eu nao partilho da mesma, nos AC que montamos nas casas passa-se o mesmo, sao montados, carregados e testadas as fugas etc, tudo como se faz num carro e volta e meia é necessario carregar...
As marcas que vendem os AC tambem aconselham o carregamento e revisao do AC, porque motivo?
Podes dizer-me que é para facturarem mais algum, ate é possivel mas as marcas nao tem por habito induzir o cliente em erro.

Na minha opiniao de 2 em 2 anos deve-se recarregar o AC e de 4 em 4 trocar os vedantes, O rings e revisionar tudo no final, agora so o faz quem quer :)
 
Tretas de quem a única coisa que sabe fazer é recarregar o circuito!

Claro que estiverem estragados devem ser substituídos.

O meu 6L já tem 10 anos e nunca foi preciso recarregar nada. Substituiu o compressor por causa do já conhecido defeito do acoplamento borrachoso. Mas, todo o gás existente no circuito voltou lá para dentro novamente.

Sent from my ST25i using Tapatalk

O carro do meu pai é de 98 e só foi carregado o ano passado porque devido a 1 acidente houve fuga no circuito por isso é bem verdade o que dizes!
Muitos inventam 1001 desculpas pra meter peças mas detetar fugas não lhes desperta interesse porque assim sabem que um dia vais lá voltar pra carregar!

Sent from my GT-I9505
 
Sao opinioes amigo e eu nao partilho da mesma, nos AC que montamos nas casas passa-se o mesmo, sao montados, carregados e testadas as fugas etc, tudo como se faz num carro e volta e meia é necessario carregar...
As marcas que vendem os AC tambem aconselham o carregamento e revisao do AC, porque motivo?
Podes dizer-me que é para facturarem mais algum, ate é possivel mas as marcas nao tem por habito induzir o cliente em erro.

Na minha opiniao de 2 em 2 anos deve-se recarregar o AC e de 4 em 4 trocar os vedantes, O rings e revisionar tudo no final, agora so o faz quem quer :)

O sistema de gas do AC é um sistema fechado. O gás só desaparece se houver fugas. E se há fugas, o que se deve fazer é reparar as mesmas... não é dizer ao cliente, venha cá daqui a 2 anos!
 
O sistema de gas do AC é um sistema fechado. O gás só desaparece se houver fugas. E se há fugas, o que se deve fazer é reparar as mesmas... não é dizer ao cliente, venha cá daqui a 2 anos!
Amigo nao partilho da mesma ideia, de 2 em 2 anos se deve ir carregar, e pelo menos de 4 em 4 anos substituir todos os vedantes e carregar novamente... Prefiro isso do que ficar sem AC porque nao revisionei o circuito por causa de uns €, oh pa assim ando descansado.
Tens toda a razao, é um circuito fechado e o gas nao se perde, entao porque é que a marca quando vende um carro aconselha a revisao e manutençao?
Segundo sei o circuito de AC nao funciona apenas com gas, tambem leva um liquido de refrigeraçao e tal como os oleos tendem a perder as propriedades ao fim de alguns anos, este liquido penso que nao seja diferente, ate pode nao haver fuga e o liquido estar la todo, mas sera que ainda cumpre a sua funçao?
Para mim um AC nao é so fazer frio, é atingir uma X temperatura dentro do carro em X tempo, ou seja, estao 30 graus dentro do carro, ligo o AC e para minha comodidade a temperatura tem de baixar para 20 graus por exemplo em 5 minutos, se isto nao acontecer é porque algo nao esta bem, ou o circuito perdeu pressao de gas ou o liquido tambem se perdeu ou ja nao cumpre a sua funcao por ter mais tempo do que devia, como tambem pode ser uma avaria.
Ha carros que demoram uma porra de tempo a baixar a temperatura e nao tem fugas, como me explicas o porque disso acontecer?

Fica aqui um site com uma breve explicaçao sobre este assunto, e la ate falam em recarregar uma vez por ano....
http://autoservico.blogspot.pt/2008/10/como-funciona-o-ar-condicionado.html

Eu nao estou a inventar nada de novo, apenas me sigo por explicaçoes que por sinal sao bastante logicas, isto porque tudo tem uma razao de ser :)
 
Amigo nao partilho da mesma ideia, de 2 em 2 anos se deve ir carregar, e pelo menos de 4 em 4 anos substituir todos os vedantes e carregar novamente... Prefiro isso do que ficar sem AC porque nao revisionei o circuito por causa de uns €, oh pa assim ando descansado.
Tens toda a razao, é um circuito fechado e o gas nao se perde, entao porque é que a marca quando vende um carro aconselha a revisao e manutençao?
Segundo sei o circuito de AC nao funciona apenas com gas, tambem leva um liquido de refrigeraçao e tal como os oleos tendem a perder as propriedades ao fim de alguns anos, este liquido penso que nao seja diferente, ate pode nao haver fuga e o liquido estar la todo, mas sera que ainda cumpre a sua funçao?
Para mim um AC nao é so fazer frio, é atingir uma X temperatura dentro do carro em X tempo, ou seja, estao 30 graus dentro do carro, ligo o AC e para minha comodidade a temperatura tem de baixar para 20 graus por exemplo em 5 minutos, se isto nao acontecer é porque algo nao esta bem, ou o circuito perdeu pressao de gas ou o liquido tambem se perdeu ou ja nao cumpre a sua funcao por ter mais tempo do que devia, como tambem pode ser uma avaria.
Ha carros que demoram uma porra de tempo a baixar a temperatura e nao tem fugas, como me explicas o porque disso acontecer?

Fica aqui um site com uma breve explicaçao sobre este assunto, e la ate falam em recarregar uma vez por ano....
http://autoservico.blogspot.pt/2008/10/como-funciona-o-ar-condicionado.html

Eu nao estou a inventar nada de novo, apenas me sigo por explicaçoes que por sinal sao bastante logicas, isto porque tudo tem uma razao de ser :)

Que pérola o site:
"ar condicionado veicular"
"camada de ozônio"
"tubulações de alumínio"
"umidade"

De resto, fica com a tua opinião que eu fico com a minha.
 
Que pérola o site:
"ar condicionado veicular"
"camada de ozônio"
"tubulações de alumínio"
"umidade"

De resto, fica com a tua opinião que eu fico com a minha.
Lol foi tipo chegar ao youtube escrever e apenas dar como exemplo o primeiro que me apareceu, mas na minha terra diz-se " nao batas no ceguinho para ele ver quando ele nao o quer"
Portanto claro que fico com a minha opiniao, se um forum serve para debater-mos e aprender-mos o que quer que seja, nao estou a ver o porque de nao poder argumentar ate chegar-mos a uma conclusao

Desculpa se te ofendi ;)
 
Lol foi tipo chegar ao youtube escrever e apenas dar como exemplo o primeiro que me apareceu, mas na minha terra diz-se " nao batas no ceguinho para ele ver quando ele nao o quer"
Portanto claro que fico com a minha opiniao, se um forum serve para debater-mos e aprender-mos o que quer que seja, nao estou a ver o porque de nao poder argumentar ate chegar-mos a uma conclusao

Desculpa se te ofendi ;)

Não tens nada que pedir desculpa. Foste correctíssimo e eu gosto!

Apenas partilhamos opiniões distintas e manutenção/revisão não significa recarregar o circuito.
Se me disseres que de 2 em 2 anos ligas os manómetros para verificar a pressão, aceito. Isso sim é fazer manutenção/revisão.

Quando falas em recarregar, é isso mesmo, acrescentar o que está em falta. Logo conclui-se que o gas não se estraga com o tempo.
Quando trocas os tais vedantes/orings, o gas que tens no sistema é retirado do sistema para a botija e depois volta para lá novamente. Uma vez mais se comprova que o gas não se estraga com o tempo/utilização.

Mudas o retentor da cambota antes de ele começar a verter? Mudas os foles de transmissão antes de eles ficarem rotos?
Mudas as lâmpadas de x em x anos? Mudas os rolamentos das rodas de x em x anos? etc, etc...

Isto chama-se manutenção preventiva. Usa-se (tipicamente em ambiente empresarial) quando se quer garantir o correcto funcionamento de sistemas com paragens programadas e que não se quer que parem fora desses timmings, tipicamente porque são sistemas criticos em que a paragem não programada significa normalmente muitos aérios de perdas!

Não está mal o que fazes. Apenas jogas dinheiro fora sem necessidade.
 
O meu deixou de dar o AC.
Carregou-se e nada...

O que poderá ser?

Quem te recarregou o sistema não verificou se o compressor está a fazer o seu trabalho?
Isso é muito fácil de verificar com os manómetros... mas, é preciso que se saiba... e isso, não vem no manual da máquina de recarregamento.

Querem um conselho?
Falem antes com um técnico de frio, que faça reparação de máquinas de frio industriais e/ou assistência de ar condicionado. Ficam logo com o assunto resolvido!

Isto é mais ou menos a mesma coisa que reprogramar um carro: há os que sabem fazer upload de um ficheiro e há os que realmente sabem da poda :D
 
Last edited:
Carregaram o AC e testaram a ver se funcionava... Não funcionou. Não mandava frio.
Fusiveis não são, estive a ver e estava tudo bom.

Como é que sabemos se o compressor está ou não a fazer o seu trabalho?
Eu sei é que antes, quando ligava o AC as ventoinhas começavam logo a trabalhar... Agora não é o caso. Se fosse compressor elas trabalhavam?

Relativamente ao Sensor de pressão... É muito dificil de mudar?

Obrigado! :)
 
Se carregaste o AC e o tipo não te sabe ver se o compressor está ou não a comprimir, esquece esse artista e procura alguém que saiba sobre frio.

Sent from my ST25i using Tapatalk
 
Não tens nada que pedir desculpa. Foste correctíssimo e eu gosto!

Apenas partilhamos opiniões distintas e manutenção/revisão não significa recarregar o circuito.
Se me disseres que de 2 em 2 anos ligas os manómetros para verificar a pressão, aceito. Isso sim é fazer manutenção/revisão.

Quando falas em recarregar, é isso mesmo, acrescentar o que está em falta. Logo conclui-se que o gas não se estraga com o tempo.
Quando trocas os tais vedantes/orings, o gas que tens no sistema é retirado do sistema para a botija e depois volta para lá novamente. Uma vez mais se comprova que o gas não se estraga com o tempo/utilização.

Mudas o retentor da cambota antes de ele começar a verter? Mudas os foles de transmissão antes de eles ficarem rotos?
Mudas as lâmpadas de x em x anos? Mudas os rolamentos das rodas de x em x anos? etc, etc...

Isto chama-se manutenção preventiva. Usa-se (tipicamente em ambiente empresarial) quando se quer garantir o correcto funcionamento de sistemas com paragens programadas e que não se quer que parem fora desses timmings, tipicamente porque são sistemas criticos em que a paragem não programada significa normalmente muitos aérios de perdas!

Não está mal o que fazes. Apenas jogas dinheiro fora sem necessidade.
Amigo a minha opiniao baseia-se em algumas coisas que vou lendo sobre a materia e nao apenas no que dizem.
Ha material que nao o troco antes de ele dar sinais de fraqueza como é obvio, mas da mesma maneira que troco os oleos, filtros antes do tempo tambem troco o gas do circuito de ar condicionado.
Nao faço como dizes, nao tiro o velho para depois o meter la novamente, sai velho e entra novo de 2 em 2 anos, senao por esse ponto de vista tambem nao trocava os oleos, ia acrescentando...
Nao te estou a dizer que tou certo ou errado, apenas vejo mais logica nas explicaçoes que dizem que o devo fazer, daí estar a "discutir" esse assunto neste topico, porque se estou errado é como dizes, estou a gastar dinheiro mal gasto, coisa que para ja ainda nao me parece.
 
Amigo a minha opiniao baseia-se em algumas coisas que vou lendo sobre a materia e nao apenas no que dizem.
Ha material que nao o troco antes de ele dar sinais de fraqueza como é obvio, mas da mesma maneira que troco os oleos, filtros antes do tempo tambem troco o gas do circuito de ar condicionado.
Nao faço como dizes, nao tiro o velho para depois o meter la novamente, sai velho e entra novo de 2 em 2 anos, senao por esse ponto de vista tambem nao trocava os oleos, ia acrescentando...
Nao te estou a dizer que tou certo ou errado, apenas vejo mais logica nas explicaçoes que dizem que o devo fazer, daí estar a "discutir" esse assunto neste topico, porque se estou errado é como dizes, estou a gastar dinheiro mal gasto, coisa que para ja ainda nao me parece.

Uma coisa é ler o que anda pela net, outra coisa é saber realmente do assunto. São coisas bem diferentes!

Os óleos do motor, estragam-se. O gas que anda nas tubagens de AC, se não houver problemas de contaminação (circuito 100% estanque) não se estraga!! Não podes comparar nem meter no mesmo saco coisas que são diferente à partida.

Uma vez mais, informo, falem com técnicos de frio e logo ficam a perceber como funciona o sistema e o que é o gas. Deixem-se de leituras pseudo-aleatórias de sites brasucas!
Há cursos de técnico de frio por alguma razão... caso contrário, compravam-se umas botijas e uns manómetros e aí está um "sabedor" de AC! É mais ou menos como os artistas que compram um cabo de reprogramação e um PC e são logo reprogramadores de centralinas :D

Se têm um problema de chapa, vão ao chapeiro.
Se têm um problema de pintura, vão ao pintor.
Se têm um problema de eléctrico, vão ao electricista.
Porque raio vão ao mecânico quando têm um problema de AC?
A única ligação entre o sistema de AC e o mecânico é a correia de acessórios!! O mecânico, também sabe dar uns retoques de pintura se for necessário, também sabe trocar uns fusiveis e desamolgar um bocado de chapa se necessário... agora daí a fazer dele um verdadeiro técnico nessa área vai uma distância enorme!!

A conversa vai engraçada e já percebi o teu ponto de vista. Em todo o caso, não deverás ficar muito mais pobre por trocares o gas de dois em dois anos e assim continuas realizado e a realizar o sonho do teu "técnico" de AC.
 
Last edited:
Malta, venho aqui partilhar convosco que o problema do ac do meu colega, era o fusivel que gasta na central electrica por cima da bateria.
Muito obgd pela ajuda, sobretudo ao user Martins.
abraçada
 
Back
Top