Andar sem MAF?? como??

Essa resistencia d k tantos falam, na realidade é um diodo.....

as bosch da BMW, trazem tdas (pelas k vi ate hoje)....
n tenho a certeza, mas pode ser p poder ser utilizada em varios modelos d carros (marcas diferentes)....

assim o pinout da ficha k liga à maf pode ser diferente... penso eu d k....


kt a andar sem maf, podem andar mas andam devagar lol

mas n é isso k kerem lol

normalmente, fazem pela electronica na ECU... mas cm poucos dominam winOLS sem damus (e estes sao caros), tem k s arranjar um sensor k trabalhe d 0-5 V.... ok acelerador serve???? tlvz, s n pisarem a fundo antes d terem pressao d turbo suficiente p a quantidade d combustivel....

isto s ligarem directamente....

mas com um pouco d estudo e umas contas baseadas na famosa lei de ohm e um pouco de tempo perdido em testes, deve conseguir-s kk coisa com poucos componentes electronicos.....

tlvz um rele ou um contactor com uma bobine k seja activada a +/- 0.9 - 1.0 V (deve chegar-s ao valor exacto com alguns testes)....

mas isto é apenas teoria, claro....

experimentem.....

Mas a melhor forma é pegar na pierburg com os vedantes amarelos (a k ta na foto a cima) e meter no tubo d uma bosch.... é assim k ta o meu carro e os valores estao melhores k os da bosch... e o medidor ta a durar mais lol
 
augusto:
a maf tem uma resistencia que é percorrida por uma certa corrente que vem da centralina.
Essa corrente electrica ao passar na resistencia da maf faz com que essa mesma resistencia akeça " lei de ohm".
como consegue medir a quantidade de ar ?
Simples, o ar ao passar pela maf faz com que essa mesma resistencia arrefeça e com isso mude de valor, isto é, quanto mais ar passar mais arrefece a resistencia e e mais varia o seu valor, agora nao me lembro se aumenta ou diminui

Tem uma termoresistencia. A explicação está correcta.

A eliminaçao electronica da MAF está na propria electronica e nao é pela colocação de quaisquer resistencias.
 
Blue_Tdi disse:
Essa resistencia d k tantos falam, na realidade é um diodo.....

as bosch da BMW, trazem tdas (pelas k vi ate hoje)....
n tenho a certeza, mas pode ser p poder ser utilizada em varios modelos d carros (marcas diferentes)....

assim o pinout da ficha k liga à maf pode ser diferente... penso eu d k....


kt a andar sem maf, podem andar mas andam devagar lol

mas n é isso k kerem lol

normalmente, fazem pela electronica na ECU... mas cm poucos dominam winOLS sem damus (e estes sao caros), tem k s arranjar um sensor k trabalhe d 0-5 V.... ok acelerador serve???? tlvz, s n pisarem a fundo antes d terem pressao d turbo suficiente p a quantidade d combustivel....

isto s ligarem directamente....

mas com um pouco d estudo e umas contas baseadas na famosa lei de ohm e um pouco de tempo perdido em testes, deve conseguir-s kk coisa com poucos componentes electronicos.....

tlvz um rele ou um contactor com uma bobine k seja activada a +/- 0.9 - 1.0 V (deve chegar-s ao valor exacto com alguns testes)....

mas isto é apenas teoria, claro....

experimentem.....

Mas a melhor forma é pegar na pierburg com os vedantes amarelos (a k ta na foto a cima) e meter no tubo d uma bosch.... é assim k ta o meu carro e os valores estao melhores k os da bosch... e o medidor ta a durar mais lol

O diodo que falas é uma componente externo da MAF e so em algumas MAF's Bosch vem instaladas.

Permite a correcçao :arrow: DAMMOS!
Mesmo com dammos muitos nao sabem como o fazer. É o mesmo que ter um dicionario chines-portugues. Se nao o souberes usar de nada serve.
Vejo pub em algumas casas de chiptuning "tugas" que fazem, mas nao os vejo a fazer nada a nao ser contactar as que nao fazem pub alguma a tentar saber como o fazer.
 
augusto disse:
Simples, o ar ao passar pela maf faz com que essa mesma resistencia arrefeça e com isso mude de valor, isto é, quanto mais ar passar mais arrefece a resistencia e e mais varia o seu valor, agora nao me lembro se aumenta ou diminui :roll:

Assim como a maioria dos materiais, deve ser do tipo PTC, aumenta a resistencia com o aumento da temperatura.
 
Tanto a maf cm mts outros sensores de temperatura, usam um termistor...

É um componente electronico parecido com uma resistencia ou um diodo k varia de resistencia com a temperatura a k s encontra....

Exemplo disso é o sensor de temperatura de combustivel.... é apenas um pekeno componente electronico....

kt à palavra ''DAMUS''.... n reparei k escrevi com erro.

Escreve-se DAMOS
 
Blue_Tdi disse:
Tanto a maf cm mts outros sensores de temperatura, usam um termistor...

É um componente electronico parecido com uma resistencia ou um diodo k varia de resistencia com a temperatura a k s encontra....

Exemplo disso é o sensor de temperatura de combustivel.... é apenas um pekeno componente electronico....

kt à palavra ''DAMUS''.... n reparei k escrevi com erro.

Escreve-se DAMOS

OK, mas existem resistencias PTC e NTC. As normais são PTC (Positive Temperature Coeficient)!
 
Blue_Tdi disse:
Tanto a maf cm mts outros sensores de temperatura, usam um termistor...

É um componente electronico parecido com uma resistencia ou um diodo k varia de resistencia com a temperatura a k s encontra....

Exemplo disso é o sensor de temperatura de combustivel.... é apenas um pekeno componente electronico....

kt à palavra ''DAMUS''.... n reparei k escrevi com erro.

Escreve-se DAMOS

DAMMOS.
 
entao é para esquecer.....a minha ainda é de origem e pelos vistos tá a funcionar bem.... já conta com 184mil km..... tá na média... ;)
 
Isso que se disse esta quase tudo certo!!!
A quantidade de ar e medida por uma termoresistencia, que é percorrida por uma corrente com uma tensao certa(tvz 5 ou 12 vdc), o ar a passar vai modificar o valor da resitencia (pra cima ou pra baixo, depende do tipo de sensor, directa/invesamente proporcional), qto mais ar passa menor e a temperatura lida, assim se mede a qtdd de ar.
Mas tb ja ouvi a versao de que é um filamento que é mantido a uma temperatura sempre igual, e qto + ar passa maior é a corrente que é enviada pra manter o msm valor de temperatura.

Mas agora deixo a questao, ao se enganar a centralina com o valor maximo de ar a passar, esta tb vai fazer uma maior injecçao de gasoleo, mas o ar é menos pra se fazer a mistura. Agora pergunto, - essa mod n irá(practicamente) fazer só mais fumo???

Saudaçoes!
 
com REPRO podes resolver isso.
a MAF le 200 e poucos mg de ar ao relanti e com o acelarador a fundo a maf le 800 e poucos mg de ar .

o que tens que fazer é eliminar a maf e com uma repro fazer com que o sinal que a maf haveria de dar seja constante ( portanto ficar seja ao relanti ou seja a fundo sempre com 800 e poucos mg .

so que ha um incomodo que é : o carro a trabalhar ao relanti deita mais fumo que o normal e o motor pode ficar um pouco descontrolado , mas um bom xipadeiro resolve isso na boa.

mas os experts que se pronunciem porque neste forum o que nao falta é aki experts na materia e ja agora se eu disse mal alguma coisa que me corrigam.porque tamos aki pra aprender ...

fui


800 e poucos mg??
E se conseguir 1275mg que só entram em quebra apartir das 3200rpm, e a fundo estabilza a 850mg?
Não sei se alguem ja conseguiu o fazer sem repro mas o user Softmaniac e eu temos os nossos 6K a trabalhar assim sem repro.
Tudo pk a MAF dele avariou e a minha tá a fazer um debito muito alto (mais de 1300mg) e o carro faz safemode.
Em baixas fica com uma alma absolutamente diferente.
 
Last edited:
1275 em baixas e a partir das 3700, 800mg..
onde é que ja vi isso??? :D

O sensor, não le mais em altas......
Ate podem meter 5V directos à centralina que esta não lê 1275mg em altas....

O ideal, é mesmo eliminar na electronica...

O meu, anda assim...

ao relantin, não faz fumo....
E tenho o debito que quero à rotação que quero porque não ha maf's a cortar debito....

como se faz??? não sei... não sou chiptuner, mas sei que o meu anda assim..
Em vez do sensor, tenho um cortado apenas para tapar o tubo... Tambem esta sem redes....

Diferenças de andamento???
Em baixas, é a mesma coisa... Mas mantendo a mesma electronica, e eliminando apenas a maf, notei o carro a puxar melhor em altas e ate mais tarde....
Sera por agr não ter a limitação de ler apenas 800 mg em altas????
 
Ei Areias dá aí uma ideia como se faz isso... ou ao se é possivel com simples user fazer sem tecnologia de topo..
 
eu na minha menina antiga 6k, andei sem maf bues de tempos, o troque consiste em meter um diodo entre os pinos do MAF varia se é bosh ou pier... , kem kiser posso arranjar o esquema, o que acontece é q perde um pouco de baixas e depois fica com altas melhores, em baixas faz algum fumo pk tá sempre com o valor constante...

Na realidade nao dá cv's, apenas aconcelho qd a maf der o "berro" nao há nd como ter a maf a funcionar correctamente
 
Fdx.. vocês andam uns coveiros... mais um tópico com mais de um ano desenterrado.

Já aí foi dito como se faz bem! Não há cá resistências nem merd@s do género. É alterado na própria electrónica e o comportamento do carro fica como se tivesse sempre uma MAF a trabalhar a 100%.

Não está ao alcance de um simples user nem um simples xispadeiro.
 
a eletronica é uma solução mas praos "tesos" é possivel atraves de um diodo

aki vai entao a solucao:

antes de mais é necessario desligar a EGR tanto por VAG-COM como
fisicamente, caso contrario como o sinal é sempre maximo, a ECU vai
tar sempre a ajustar a EGR e isso nao faz bem.

aki vai:
diodo BAV 20 ou 1N4148 entre pino 1 e pino 6 (depende bosh ou pier...), katodo para o pin6 anodo para o pino1 isto vai dar maxima entrada de ar para
centralina, pode fazer um pouco de fumo em baixas...

talvez é possivel um potenciometro e ai é possivel regular...

atencao q esta solucao nao é melhor q MAF de origem apenas pra kem nao ker gastar gito noutra maf....
 
Mas com o diodo, o sinal da maf continua a ser baixo em altas.....

logo, caso a electronica seja a de origem ou calculada sem pensar neste ponto, o debito em altas não vai ser o mesmo que o conseguido ao eliminar o sensor da maf na electronica....

Depois tambem ha o problema de meter o diodo em carros stock...

em baixas, o motor corta por debito a mais....


mas o diodo continua a ser uma boa opção ;)
 
Back
Top