Amplificador - fio Remote e Power - Concluido

Boas ppl...

Acompanhem o meu raciocinio:

- Tenho um 6k2 de 5 lugares, e vou montar agora um Amplificador na mala.

- Visto que quero manter o radio de origem (e o painel LCD), optei por amplificar o sinal de saida do radio. Penso que nao haja problema desde que o sinal nao ultrapasse os limites de V/Input do amp, certo?

- Ok.. Eu na mala tenho:
--- 1) Os fios para as colunas de tras (Ou seja, Inputs de audio)
--- 2) ficha tipo esqueiro (Ou seja, Inputs electricos: +12v e GND ou massa).

- Visto que tenho isto, tava tudo completo para ter som, MAS, ainda nao testei mas de certeza que a "ficha tipo esqueiro" fica sempre ligada mesmo depois de tirar a chave... E ia ficar com o amp sempre ligado.. Que nao quero..

Ou seja, tinha 2 soluçoes:

Soluçao 1) Usar tudo o que tenho na mala, e vir buscar um fio de Remote (que tem de ser +12v penso eu) à chave ou a qualquer outra coisa que tenha +12v quando o carro ta ligado.... Agora.. Aonde posso ir buscar esse sinal?

Soluçao 2) Nao usar a ficha ke tenho na mala, mas sim vir buscar os +12v ao radio.. e nao precisava sequer de Remote... MAS.. o meu radio liga sem chave.. deve ter la os +12v na mesma, ne? E ia ter o amp sempre ligado na mesma :S

Desculpem o testamento! Opinem sff...

EDIT Surgiu.me a *brilhante* ideia que podia ir buscar os +12v aos comandos dos vidros electricos... ate' pq estes so ligam na 2ª posiçao de chave, que era o ideal... Alguem sabe onde ir buscar estes fios sem ter de ser à porta??? Na zona dos fusiveis ou assim.. ?
 
Last edited:
Eu tb tenho esse rádio e fui buscar o remote a um fio qq lá da ficha preta do rádio, sinceramente não sei dizer qual foi pois não me lembro.

E no meu caso os amp´s só ligam com a chave na ignição apesar de dar para ligar o rádio sem a chave, mas caso ligue o rádio se a chave os amps não ligam.

Se quizeres posso-te mandar um jpeg com o pin-out do rádio e depois vez, mas acho que liguei no pin 6 Control Remote, é uma questão de tentares...
 
Duas ideias...

1- faz como eu que fui buscar o remote directamente á bateria tento um interruptor para ligar e desligar....

2- ligas a essa tomada do isqueiro e colocas também um interruptor


Se ligares ao fio da antena electrica também funciona
 
Boas. Sim tenho multimetro. Mas pra ir buscar esse fio preto tinha de desmontar a consola nera? Desmontar aquilo tudo so' pra ir buscar +12v ? :S

Nao dara pra ir buscar 12v a outro fio qq que passe junto aos fusiveis ou assim? O tal fio que alimenta os botoes dos vidros electricos por ex (na 2ª posiçao da chave)?
 
Last edited:
a alimentaçao do amplificador nao convem ir buscar ao radio, senao ficas com as luzes do tablier a piscar ao som da musica tipo strob light. o melhor e mesmo ir buscar o remote ao radio(antena electrica) e a alimentaçao do amp. á bateria ou seja a essa ficha de iskeiro k tens na mala k deve tar ligada directamente á bateria.
existem aplificadores com imput p alta freq. onde podes ligar os fios das colunas. se ligares os fios das colunas aos imput´s de baixas freq. deves ficar com pouca qualidade.
 
custa um pouco mas nada de outro mundo para la ir buscar o remote, mas tambem eu nao tenho problemas em desmontar seja o que for....

ja o mesmo nao acontece com um amigo meu, nem uma lampada sabe mudar como deve ser(ainda por cima anda por aqui)!!!
 
Ok, ir buscar o Remote à antena parece.me ser o ideal entao.

Digam-me uma coisa, para aceder ah antena desmonto o tecto certo... mas da pra desmontar so uma beca atras, sem tirar o tecto todo?
 
Daniel disse:
Ok, ir buscar o Remote à antena parece.me ser o ideal entao.

Digam-me uma coisa, para aceder ah antena desmonto o tecto certo... mas da pra desmontar so uma beca atras, sem tirar o tecto todo?


n e isso. o proprio radio tem um fio de remote k controla a antena electrica se a tiveres. se n tiveres esta la o fio mas n esta ligado.
 
Ah bom... tambem tava a achar estranho irem 12V para a antena :D

Ok.. Entao e onde encontro o fio? Nas tais ligaçoes atras do radio deve haver um fio preto solto é isso? Ou noutro sitio?

Confirmem-me so isto: Os botoes dos vidros electricos.. têm uma luz vermelha la dentro... a luz e' alimentada por +12V tb nao e' ?? Isso deve passar tudo nakela zona da caixa de fusiveis nao? Se eu soubesse qual eh o fio..... Nao queria era andar a descarnar fios, de multimetro em punho, ate' descobrir o que alimenta as luzes dos botoes....

E outra cena: desmontar a consola central (Onde ta o radio) e' desapertar dois parafusos em baixo, por cima do cinzeiro n eh? E desencaixar em cima?

.
 
Last edited:
Para tirar o rádio é so desapertar esses 2 parafusos que falas (que estão em baixo) depois sacas isso fora (com jeitinho pois deve ser a primeira vez) e depois desligas a ficha que está na ponta do fio que irá prender o painel ao resto do tablier. Depois tens uma cixa metálica com 4 parafusos, desapertas os 4 e tiras o caixote. Na traseira é como um rádio normal com ligações ISO, tens a ficha preta da alimentação e etc, outra preta que tem a ver com o CB etc e a castanha das colunas... Depois, tal como disse, se não me engano é o pin 6 (mas como disse se quizeres manda-me o teu mail que eu mando-te o pin-out do rádio)

Obviamente que a alimentação do amp é feita directamente na bateria..
 
Se não queres ir buscar directamente ao rádio, podes ir buscar à iluminação do isqueiro/cinzeiro, pois só trabalha na 2ª posição da chave, ou com as luzes acesas....
 
Pois.. Tambem era uma hipotese ligar ah iluminaçao do cinzeiro. Mas para chegar la' tinha que desmontar os plasticos de baixo nao e' ? (onde ta o cinzeiro, manete, travao de mao, etc). Sera' mais facil desmontar isso do que demonstar a consola central?

Ps: mandei.te o meu email por PM
 
Last edited:
Tive a ver agora o meu carro e e' o seguinte...

Junto ah caixa dos fusiveis da pra topar perfeitamente qual a cablagem ke vem da porta... Quando puder pego no multimetro e vejo quais os que ficam em +12v e em que situaçoes.

Pra desmarcar o fio ate' ah mala tb me parece ser o ideal, pois fica ali junto dos plasticos laterais (do chao) que dao pra desmarcar o fio ate' la atras.

Se alguem tivesse o PinOut da ficha que vai pra porta era excelente. Senao eu depois ponho aqui os resultados.

Que acham?
 
Boas...

O @ntonio mandou-me o PinOut mas nao tinha a certeza das ligaçoes.
Tava indeciso entre se era o: Pin 6, Ficha 1 ou Pin 7, Ficha 3
Alguem confirma ???

pinout2226ip.jpg
 
Last edited:
Daniel disse:
Boas...

O @ntonio mandou-me o PinOut mas nao tinha a certeza das ligaçoes.
Tava indeciso entre se era o: Pin 6, Ficha 1 ou Pin 7, Ficha 3
Alguem confirma ???
Não te kero induzir em erro mas essa ficha superior é tipo blaupunkt... Logo podes comprar um adaptador de ligação para os amp´s, com pre-out´s e com o fio do remote incluido( k acho k vai ser o pino 6), mas o resto da legenda acho k não tá certa.... Eu tinha o meu rádio (alana mp3) ligado aos amp´s assim.
Foi barato o adaptador e fica melhor... É k ao ligares ao da antena, em alguns rádios, esta só funciona kuando em AM/FM. Kualker coisa avisa. Abraço
 
Last edited:
Daniel, o que eu te disse no msn foi que não me lembro em que pin liguei.

Tal como te disse, o Conector 2 e o Conector 3 são ISO, ou seja, são as fichas que se usam agora em praticamente todos os rádios. O Conector 1 é a ficha onde passam os fios respeitantes ao CB; AC etc...

O pin 7 do Conector 3 tem 12v.
 
Killer disse:
Não te kero induzir em erro mas essa ficha superior é tipo blaupunkt... Logo podes comprar um adaptador de ligação para os amp´s, com pre-out´s e com o fio do remote incluido( k acho k vai ser o pino 6), mas o resto da legenda acho k não tá certa.... Eu tinha o meu rádio (alana mp3) ligado aos amp´s assim.
Foi barato o adaptador e fica melhor... É k ao ligares ao da antena, em alguns rádios, esta só funciona kuando em AM/FM. Kualker coisa avisa. Abraço


eu vendo esse adaptador....25€ novo na caixa e embalado. Saida de 4 bananas e um remote
 
Back
Top