Alteraçoe em 1.9 Td

Boas

Tenho neste momento um ibiza 6K 1.9D no qual instalei um motor 1.9 TD.
Neste momento tenho um turbo de um golf II gtd( um kkk) tenho Ic e tubagens home-made.
Linha de escape vai levar uma de 50 so com panela final.
Como me iniciei nos ibizas a pouco tempo queria saber que alteracoes posso fazer mais para conseguir ficar entre 150/160 cavalos.
Ja li aqui no forum alguns posts soubre alteraçoes e sugestoes para alteracoes, mas nao encontrei para 1.9 TD so para TDI´s

Cumprimentos
 
Boas

Tenho neste momento um ibiza 6K 1.9D no qual instalei um motor 1.9 TD.
Neste momento tenho um turbo de um golf II gtd( um kkk) tenho Ic e tubagens home-made.
Linha de escape vai levar uma de 50 so com panela final.
Como me iniciei nos ibizas a pouco tempo queria saber que alteracoes posso fazer mais para conseguir ficar entre 150/160 cavalos.
Ja li aqui no forum alguns posts soubre alteraçoes e sugestoes para alteracoes, mas nao encontrei para 1.9 TD so para TDI´s

Cumprimentos

Para tantos cavalos, acho muito para esse motor... Não é impossivel, mas não sei até que ponto queres largar tantos euros.
Para começar mete radiador de óleo, IC a maneira, e um turbo de acordo com o que queres. Se queres ponta ou arranque, ou então também com mais trabalho metes um turbo de GV. Mas para começar, dá debito a bomba, e mete o radiador de óleo e IC a maneira, porque estes motores aguentam muita porrada, mas também aquecem um bocado, e a caixa curta não ajuda nada.
 
Para tantos cavalos, acho muito para esse motor... Não é impossivel, mas não sei até que ponto queres largar tantos euros.
Para começar mete radiador de óleo, IC a maneira, e um turbo de acordo com o que queres. Se queres ponta ou arranque, ou então também com mais trabalho metes um turbo de GV. Mas para começar, dá debito a bomba, e mete o radiador de óleo e IC a maneira, porque estes motores aguentam muita porrada, mas também aquecem um bocado, e a caixa curta não ajuda nada.

como é que mete um TGV se o 1.9 D nao tem Centralina? ja vi 1.9 TDs a andarem bem .. fuidado com eles
 
como é que mete um TGV se o 1.9 D nao tem Centralina? ja vi 1.9 TDs a andarem bem .. fuidado com eles

Consegues por a geometria a ser controlada por pressão em vez de ser controlada electronicamente, dá é muito trabalho principalmente para afinar, mas dá para se fazer ;-)


Não é isso amigo, isso á a conversão para geometria variável mas num TDi, que já tem centralina e tudo...
 
uma casa de turbos consegue fazer-te um turbo de geometria a trabalhar com pressão, pois é a questão de afinar isso. mas segundo o pessoal os TD's não gostam muito de pressão
 
para ficares com 150/160 cv precisas de:
- turbo gt1749vb ou superior;
- injetores melhores (bicos do MB 300TD);
- ic frontal;
- radiador de óleo (estes motores aquecem muito);
- bomba injetora 1.6GTD, 1.9TD ou mandares trabalhar a tua bomba pondo um embolo de 10mm(eu prefiro esta última);
- reforçar a embraiagem;
- linha de escape gttdi ou superior (em diâmetro) com panela final da gttdi ou superior (em diâmetro).

aguentar? aguenta sim, mas depende do trato que lhe dás! num carro destes não podes usar o mesmo óleo do 1.9D, tens de fazer uma manutenção cuidada sempre a tempo e horas, não podes andar sempre a puxar à maluca, muito menos a frio...
 
Last edited:
para ficares com 150/160 cv precisas de:
- turbo gt1749vb ou superior;
- injetores melhores (bicos do MB 300TD);
- ic frontal;
- radiador de óleo (estes motores aquecem muito);
- bomba injetora 1.6GTD, 1.9TD ou mandares trabalhar a tua bomba pondo um embolo de 10mm(eu prefiro esta última);
- reforçar a embraiagem;
- linha de escape gttdi ou superior (em diâmetro) com panela final da gttdi ou superior (em diâmetro).

aguentar? aguenta sim, mas depende do trato que lhe dás! num carro destes não podes usar o mesmo óleo do 1.9D, tens de fazer uma manutenção cuidada sempre a tempo e horas, não podes andar sempre a puxar à maluca, muito menos a frio...

Boas

A nivel de IC o carro ja tem um bom IC, de um opel frontera, a bomba injectora é de um 1.9 td a embraiagem ja esta reforcada.
Neste momento o que estou a notar no carro é que ele demora muito a responder, secalhar devivo a ter o turbo do 1.6 Gtd.
A nivel de injectores esses que fala são de um mercedez 300 td?tb ja me falaram da hipotese dos injectores de um VW transporter 2.5

cumpz
 
Boas, os motores sao muito bons mesmo, ja andei com muito de material nesse motor ate ele partir, nunca tive cuidado em deixar arrefecer etc, e era sempre de gaz a fundo,
Tinha no inicio um gt1749vc depois meti um gt2056vk, era um bom turbo, tinha bomba trabalhada com embolo maior, injectores, radiador de oleo, linha de 60mm em inox, ic frontal de aluminio com tubagens em inox, andei a fazer 1.8bar com o 2056 e o motor aguentou sempre, alias o motor arriou 3 turbos antes de arriar o motor, velocidade maxima que dei foi 239kmh de gps com caixa de origem.
 
Boas, os motores sao muito bons mesmo, ja andei com muito de material nesse motor ate ele partir, nunca tive cuidado em deixar arrefecer etc, e era sempre de gaz a fundo,
Tinha no inicio um gt1749vc depois meti um gt2056vk, era um bom turbo, tinha bomba trabalhada com embolo maior, injectores, radiador de oleo, linha de 60mm em inox, ic frontal de aluminio com tubagens em inox, andei a fazer 1.8bar com o 2056 e o motor aguentou sempre, alias o motor arriou 3 turbos antes de arriar o motor, velocidade maxima que dei foi 239kmh de gps com caixa de origem.

Com caixa de origem de um 1.9D 239kmh?? e eu a pensar que a caixa era curta :p
O meu ja deu 200kmh e de ponta acho que nao da muito mais.
O setup do teu carro parece realmente estar bastante engraçado, eu para ja tenho so o turbo a fazer 0.8 mas sei que tenho turbo para maiores pressões.
Vou aproveitar e deixar aqui o link para as alterações do meu ibiza http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=104261&p=1864165#post1864165

Cumpz
 
Boas.
Eu tive um Golf III TD e alterei mtas coisas nesse motor.
Não precisas de um turbo mto elaborado pq não vais ter caixa para ele, a 180 kms/h tas a entrar no red line por isso...
Pores mais de 1.2 bar estável nesse motor é para derreter.
O setup que tinha no meu era o turbo do PD130, o VNT1749VA alterado para trabalhar com pressão na Turbocenter, bomba injectora com embolo de 11mm, o ideal era adaptares a bomba de uma Iveco chegaram a sair algumas com embolo de 12mm mas nunca encontrei nenhuma usada.
Injectores da transporter, acho que faziam 180 bars.
Intercooler.
Radiador de oleo, nunca cheguei a por mas é necessário, aquece mto a andar bem.
No escape só tinha a panela final, tirei o catalizador e a panela do meio.
Tens de ter noção que nunca vais ter carro para fazer ponta, a caixa é mto curta, vais ter um canhão no arranque e nas velocidades médias, deixas quase tudo para trás!
Abraço
 
mas rferraz que tinhas no teu carro era um motor D com TURBO certo um d-turbinado quantos cavalos tinhas mesmo e qual era a pressão que usavas no primeiro turbo que aplicaste ?
 
com o gt1749vc andei a fazer 1.5 1.6bar. mas se querem um concelho nao gastem dinheiro num D. poem um tdi e mais facil e fiavel. eu cheguei a ter a volta 170cv.
 
Back
Top