Ajuda - Ibiza 6L consome muito óleo

Boas,

Como já tinha dito aqui foi adquirido um ibiza 6L de 2002 com 135 mil km cá para casa. Motor 1.9 tdi de 100cv.

É o carro da senhora e anda muito pouco uma vez que ela agora ficou desempregada.

Quando chegou a casa com pouco mais de 135M Km verifiquei o oleo e estava um pouco a baixo da zona máxima assinalada na vareta.

Comprei então 5 Litros de Óleo Motul Specific 505.01 / 502.00 5W40 e adicionei até ficar de nivel.

Não sei o óleo que tinha no seu interior apenas sabia que era 5w40, mas agora com cerca de 137500 km fui verificar o óleo e estava no limite do mínimo. Tive que voltar a acrescentar.

Estou a achar um consumo exagerado. É certo que estes motores consomem um bocado mas será assim tanto? :confused:

Fez 2 mil km e já baixou tanto.

Que poderá ser?

Devo fazer a muda de óleo de imediato ainda faltando 5 mil km e colocar este Óleo Motul Specific 505.01 / 502.00 5W40 para ver se consome menos?

que óleo pode ajudar a consumir menos?

Peço aos entendidos que me dêem uma ajudinha

O carro anda devagar pois ela não puxa muito por ele.
 
Last edited:
Motor 1.9 tdi de 100cv (já editado no topico).

Essa passagem o que origina?Sintomas?

eu de mecânica percebo pouco...
 
significa que o turbo esta com passagem de oleo no escape ,e ta a mamar oleo ,nao faz fumo branco amigo ? abraço
 
significa que o turbo esta com passagem de oleo no escape ,e ta a mamar oleo ,nao faz fumo branco amigo ? abraço

Fumo não reparei...

Isso é brincadeira cara?

hoje devo ter-lhe colocado 0,5L mais ou menos mas faze 2mil km desde a ultima vez que o verifiquei...

espero não ser nada de grave!
 
Se não for o turbo com passagem e não tendo outra fuga qualquer é os segmentos,daí eu ter perguntado se os km eram reais.
 
podias logo ter aproveitado para fazer a revisão de óleo + filtro, envez de tares a misturar 2 óleos diferentes, é o mais certo a fazer.

em relação ao consumo é anormal, se o carro tem os kms verdadeiros, deves ter desgate no turbo (derivado a muitas coisas) e o mesmo ter passagem de óleo dai o consumo anormal, como já disseram tenta ver se o carro faz fumo branco, e se não tens óleo queimado na mala (pintinhas).
 
podias logo ter aproveitado para fazer a revisão de óleo + filtro, envez de tares a misturar 2 óleos diferentes, é o mais certo a fazer.

em relação ao consumo é anormal, se o carro tem os kms verdadeiros, deves ter desgate no turbo (derivado a muitas coisas) e o mesmo ter passagem de óleo dai o consumo anormal, como já disseram tenta ver se o carro faz fumo branco, e se não tens óleo queimado na mala (pintinhas).

tudo dito... 1 começas pelo mais barato e fazes a revisao de oleos e filtros, certamente terás um oleo merdoso que levará o motor a consumir. apesar de o Motul ser um excelente oleo mesmo apos a muda o motor poderá continuar a consumir um pouco o que durante a passagem dos km deverá o sue consumo diminuir e voltar ao normal, no entanto fica atento a sintomas já que foram referidos em cima.
abraço
 
Ou turbo ou segmentos.

Como ja foi dito, muda o oleo o filtros, e nunca se devem misturar dois óleos diferentes.

Caso continue manda ver o turbo, nao é muito caro. se o turbo tiver bom, ai esta a pior parte, os segmentos.
 
Muito obrigado pessoal.

Vou ver então se mando fazer a revisão e ver se o turbo tem passagem.

caso o turbo tenha passagem posso encontrar óleo nalgum lado?
 
como o motor a trabalhar levanta a vareta a ver se tens vapor a sair pela vareta.. se sim tas com passagem de compressão para o bloco.. e isso são segmentos.. tinha aqui um rapaz que tinha o mesmo problema e trocou o turbo pensando que era do turbo e afinal não.. aconselhei a meter Ceratec e mudar oleo e filtro... e até agora ja fez 5 mil km e não comeu oleo.. experimenta...
 
como o motor a trabalhar levanta a vareta a ver se tens vapor a sair pela vareta.. se sim tas com passagem de compressão para o bloco.. e isso são segmentos.. tinha aqui um rapaz que tinha o mesmo problema e trocou o turbo pensando que era do turbo e afinal não.. aconselhei a meter Ceratec e mudar oleo e filtro... e até agora ja fez 5 mil km e não comeu oleo.. experimenta...

Tirara a vareta e ver se deita ar é isso?

o que é Ceratec?
 
Back
Top