6k2amort?coils?preços/marcas/Qualid/Estabilidade

Qual a melhor solução para 6k2???

  • Conjunto amortecedor e mola

    Votes: 9 5,6%
  • Coilovers

    Votes: 89 54,9%
  • Conjunto amort+mola Koni Sport

    Votes: 12 7,4%
  • Eibach

    Votes: 19 11,7%
  • KW

    Votes: 27 16,7%
  • Selex

    Votes: 0 0,0%
  • Outros...Refiram quais...

    Votes: 6 3,7%

  • Total voters
    162
Não me crucifiquem, mas, e para estradas velhas o que é melhor para um 6k2 tdi?

Na minha zona, buracos e caminhos de terra batida é algo comum, ando a estudar mudar as minhas suspensões, mas tudo o que me agrada no aspecto de performance, perco em altura e conforto(de qq das maneiras já tenho as de origem e todas mamadas, mais desconfortável que isto deve de ser difícil.

E não me convém nada por o carro mais baixo senão é a morte do artista.

Então, para manter a altura, ou até por um pouco mais alto(sim sofro de jipose) qual a melhor opção??

[Modo posta on]: As coils para regular em altura dão só para rebaixar? não há nenhumas que dêem para por a altura normal?

cumps


Estás +/- na mesma situação que eu, tb tenho muito buraco e lomba na minha zona, mas como não ando todos os dias com o carro, lá me vou aguentando com os coils Vmaxx. O meu conselho é: Se queres rebaixar mais que 3,5cm, vai para os coils, se não queres rebaixar mais que isso, kit mola/amortecedor. Isto porque os coils funcionam assim: Quanto mais rebaixados, mais a mola fica descomprimida= +conforto. O kit mola/amortecedor fica mais barato e mais confortável até 3cm-3,5cm. Por norma os Coils dão para levantar até uma altura muito próxima da de origem...
 
Eu não quero rebaixar nada. Em certas situações já o carro assim é baixo demais :(

Kit mola\amortecedor que dizes, mesmo da seat?

O que tive a ver já a algum tempo, e até agora que me pareceram melhor opção eram uns koni, se não me engano os Sport.
 
Eu não quero rebaixar nada. Em certas situações já o carro assim é baixo demais :(

Kit mola\amortecedor que dizes, mesmo da seat?

O que tive a ver já a algum tempo, e até agora que me pareceram melhor opção eram uns koni, se não me engano os Sport.


Então poe uns amortecedores Bilstein B4 ou B6 com molas de origem. Por falar nisso, alguém sabe se as molas também têm desgaste ou a suspensão perde eficácia exclusivamente por causa dos amortecedores??
 
Last edited:
Então poe uns amortecedores Bilstein B4 ou B6 com molas de origem. Por falar nisso, alguém sabe se as molas também têm desgaste ou a suspensão perde eficácia exclusivamente por causa dos amortecedores??

Vou ver esses.
As molas teoricamente também têm desgaste... pensa, é um metal que estica e encolhe uns milhões de vezes. vai perdendo as características originais.

O que acontece a um arame quando dobras e desdobras varias vezes? parte.
As molas vão perdendo força, digo eu.
 
Não me crucifiquem, mas, e para estradas velhas o que é melhor para um 6k2 tdi?

Na minha zona, buracos e caminhos de terra batida é algo comum, ando a estudar mudar as minhas suspensões, mas tudo o que me agrada no aspecto de performance, perco em altura e conforto(de qq das maneiras já tenho as de origem e todas mamadas, mais desconfortável que isto deve de ser difícil.

E não me convém nada por o carro mais baixo senão é a morte do artista.

Então, para manter a altura, ou até por um pouco mais alto(sim sofro de jipose) qual a melhor opção??

[Modo posta on]: As coils para regular em altura dão só para rebaixar? não há nenhumas que dêem para por a altura normal?

cumps

Estimado,

Antes de mais achamos o feedback do ZURK, muito interessante, pois foi das primeiras pessoas a dizer que colocou uns koni e achou bastante confortável.... o que não deixou de ser uma agradável supresa....
Olhando com atenção, verificamos que nas fotos do Zurk, ele usa jantes de origem ou tipo com um pneu alto, então compreendemos que o conforto deve-se muito à altura do pneu, que faz de suspensão nas pancadas mais secas. mas como maior parte dos carros sport usam pneus de perfil baixo e jantes de maior dimensão, perguntamos: - Como irá sentir o carro e a estrada com este kit?????

Por vezes o melhor sistema parte de compreender o cliente e perceber o que pretende e só posteriormente aconselhar um ou outro sistema.... Nós pessoalmente é desta forma que tentamos atingir a satisfação do cliente, que será o nosso sucesso.

Infelizmente não se pode ter tudo!!... poderá chegar a um meio termo que o agrade pessoalmente a si, mas as duas coisas juntas a 100% é muito dificel.

Se pretende manter a mesma altura deverá nunca apostar em sistemas Sport, pois todos os amortecedores Sport tem o veio mais curto de forma a quando baixar, não ficarem em demasiada carga. Ao terem o veio mais curto se aplicar molas originais vai forçar o veio a subir na posição contrária, mais do que devia e nesse caso poderá ter problemas nos vedantes e batente interior.

Se aplicar um sistema Sport terá forçosamente de rebaixar o veiculo a medidas minimas de 30 a 35mm.

Se um kit de Coilovers é Sport automáticamente vai rebaixar o veiculo num mínimo de 35mm, caso contrario não iria permitir rebaixar a medidas de 60mm ou mais.

Quanto às Coilovers: existem modelos e modelos.....

Quando nos referimos aos modelos que mais se vê aqui no forum, estamos a falar de um sistema que foi desenvolvido a pensar em preço/qualidade e simplicidade. Mas como foi dito, tudo tem um lado positivo e um lado negativo.
Nestes sistemas temos um amortecedor no interior da caixa da coilover que é Sport e como tal tem um veio mais curto. Em volta tem molas que são afinadas através de rosca em altura, só que ao subir ao máximo vai apertar a mola e esta endurece ligeiramente porque vai ser prensada. No inverso da operação se baixar muito a rosca vai libertar a pressão da mola, permitindo ao veiculo descer, só que irá ter um carro muito mais macio (às vezes até de mais).
As queixas que tem surgido aqui no forum devido as coil serem muito duras, tem de reparar que maior parte refere-se só a uma marca e isso pode ser derivado a algum problema com essa marca.

Se puder dispor de um pouco mais de orçamento para adequirir umas coils, damos outro exemplo (referimo-nos a uma marca nossa, que está em cima com uma foto para podermos dar estas indicações técnicas com conhecimento de causa):
1 - Este tem metade do peso de maior parte das que circulam no mercado, devido à sua construção ser em ligas leves;
2 - Permite regulação em altura pelo corpo, sem modificar a mola e sua dureza ou altura do veio do amortecedor, desta forma poderá ter a altura que quiser com a dureza que quiser;
3 - Pode dar a dureza à mola como quiser, independentemente da altura afinada;
4 - Permite afinar a dureza do amortecedor em 30 posições, de macio a duro, sem necessitar de desmontar nada, basta colocar o espigão;
5 - Em muitos modelos podem vir equipadas com afinação de camber, no caso de ter umas jantes muito largas e o carro muito baixo, pode ajustar o camber de forma a ter as rodas direitas e assim não ter um desgaste excessivo do pneu no mesmo ponto.

ESPERAMOS DESTA FORMA TER CONTRIBUIDO NO FORUM PARA ESCLARECIMENTO DO PÚBLICO EM GERAL A PERCEBER COMO FUNCIONAM AS COILOVERS E COMO AJUSTAR AS AFINAÇÕES MAIS A SEU GOSTO PESSOAL!!!!!

Um abraço,
DNY R TEAM
 
Last edited:
Estimado,

Antes de mais achamos o feedback do ZURK, muito interessante, pois foi das primeiras pessoas a dizer que colocou uns koni e achou bastante confortável....

Se puder dispor de um pouco mais de orçamento para adequirir umas coils, damos outro exemplo (referimo-nos a uma marca nossa, que está em cima com uma foto para podermos dar estas indicações técnicas com conhecimento de causa):
1 - Este tem metade do peso de maior parte das que circulam no mercado, devido à sua construção ser em ligas leves;
2 - Permite regulação em altura pelo corpo, sem modificar a mola e sua dureza ou altura do veio do amortecedor, desta forma poderá ter a altura que quiser com a dureza que quiser;
3 - Pode dar a dureza à mola como quiser, independentemente da altura afinada;
4 - Permite afinar a dureza do amortecedor em 30 posições, de macio a duro, sem necessitar de desmontar nada, basta colocar o espigão;
5 - Em muitos modelos podem vir equipadas com afinação de camber, no caso de ter umas jantes muito largas e o carro muito baixo, pode ajustar o camber de forma a ter as rodas direitas e assim não ter um desgaste excessivo do pneu no mesmo ponto.

ESPERAMOS DESTA FORMA TER CONTRIBUIDO NO FORUM PARA ESCLARECIMENTO DO PÚBLICO EM GERAL A PERCEBER COMO FUNCIONAM AS COILOVERS E COMO AJUSTAR AS AFINAÇÕES MAIS A SEU GOSTO PESSOAL!!!!!

Um abraço,
DNY R TEAM

Boas,
Obrigado pelo esclarecimento.
Por enquanto ainda não tenho urgência nesta mudança, mas já me estou a preparar para quando chegar a altura saber o que comprar.

Pois bem, a minha prioridade, sendo coils ou não, seria manter a altura, para uma utilização diária.

Penso que não se justificaria coils, pois em altura, não quero mexer. e dureza, como é só para uso diário, também não tenho necessidade de de andar a mexer.

Sim tenho jante 16 com pneu de baixo perfil.

Sei que não se pode ter tudo. procuro algo a meio termo, que ofereça alguma segurança, mas que não seja duro demais e que não baixe o carro. Algo com uma relação razoável de segurança\conforto.

Além da sugestão dos amortecedores Bilstein B4 ou B6 com molas de origem, mais alguma?

cumps e obrigado
 
Boas,
Obrigado pelo esclarecimento.
Por enquanto ainda não tenho urgência nesta mudança, mas já me estou a preparar para quando chegar a altura saber o que comprar.

Pois bem, a minha prioridade, sendo coils ou não, seria manter a altura, para uma utilização diária.

Penso que não se justificaria coils, pois em altura, não quero mexer. e dureza, como é só para uso diário, também não tenho necessidade de de andar a mexer.

Sim tenho jante 16 com pneu de baixo perfil.

Sei que não se pode ter tudo. procuro algo a meio termo, que ofereça alguma segurança, mas que não seja duro demais e que não baixe o carro. Algo com uma relação razoável de segurança\conforto.

Além da sugestão dos amortecedores Bilstein B4 ou B6 com molas de origem, mais alguma?

cumps e obrigado

Boas,

Analisando as suas palavras e não querendo colocar molas Sport (que obrigatoriamente rebaixam o veiculo), o ideal é optar por uns amortecedores de curso normal e se possível a gas.
Se pretende manter a altura original é porque de facto não deve atacar as curvas no limite e pelo que parece procura manter o carro confortável no máximo possível.
Talvez uma boa opção a um óptimo preço seja os Monroe Reflex, que a sua tecnologia permite trabalhar em ambos os sentidos. Talvez sinto um pouco de firmeza, ... mas se me indicassem os Bilstein da gama baixa (já sabemos o que é), preferia a opção atrás descrita ou uns Sachs...

Fica uma opinião pessoal.

Um abraço,
DNY R TEAM
 
Não me crucifiquem, mas, e para estradas velhas o que é melhor para um 6k2 tdi?

Na minha zona, buracos e caminhos de terra batida é algo comum, ando a estudar mudar as minhas suspensões, mas tudo o que me agrada no aspecto de performance, perco em altura e conforto(de qq das maneiras já tenho as de origem e todas mamadas, mais desconfortável que isto deve de ser difícil.

E não me convém nada por o carro mais baixo senão é a morte do artista.

Então, para manter a altura, ou até por um pouco mais alto(sim sofro de jipose) qual a melhor opção??

[Modo posta on]: As coils para regular em altura dão só para rebaixar? não há nenhumas que dêem para por a altura normal?

cumps

todos dão para por à altura normal
 
Em termos de qualidade/preço pra o 6k2, sem duvida nenhuma FK, uns coils que agora custam 300€(a 2 anos custavam quase 600€), existe coils de marca branca mais caros que esses!

Atenção que tou a falar qualidade/preço, n em conforto/preço! :rolleyes:

1 abraço
 
Boas,
desculpem lá off topic, mas como estão a falar de amortecedores e molas aproveito a boleia...
No caso de só mudarmos as molas para rebaixar cerca d 3cm para ganhar rigidez e perder um bocadito de conforto qual é a probabilidade de os amortecedores (de origem) rebentarem??
Tou a falar nu caso do 6k2 sdi...porque aquilo de origem...parace um renault 4l nas curvas!!!:D
Obrigado
 
Boas,
Analisando as suas palavras e não querendo colocar molas Sport (que obrigatoriamente rebaixam o veiculo), o ideal é optar por uns amortecedores de curso normal e se possível a gas.
Se pretende manter a altura original é porque de facto não deve atacar as curvas no limite e pelo que parece procura manter o carro confortável no máximo possível.
Talvez uma boa opção a um óptimo preço seja os Monroe Reflex, que a sua tecnologia permite trabalhar em ambos os sentidos. Talvez sinto um pouco de firmeza, ... mas se me indicassem os Bilstein da gama baixa (já sabemos o que é), preferia a opção atrás descrita ou uns Sachs...
Fica uma opinião pessoal.
Um abraço,
DNY R TEAM

Como comprei o carro em segunda mão, não tenho bem a certeza que as molas que tenho sejam as de origem ou sport. Já vi um 6k2 que parecia um pouco mais alto, mas também podia ser ilusão por causa dos pneus.

Quer tenha as sport ou não, menos do que está agora não pode ser senão ai é que acabo com o carro.

Já ouvi falar bem dos Monroe.
Procuro sim, manter o carro confortável (mas penso que qualquer coisa nova que meta fique mais confortável do que agora), mas que não fique a parecer um barco, pois as vezes sim, e pegando nas tuas palavras "ataco as curvas QUASE no limite". Não é carro de corridas mas as vezes gosto de brincar nas curvas. É impossível ter tudo, por isso quero algo intermédio.
Ideal ideal era ter o Ibiza quase colado ao chão, e um 4x4, isso sim :D

Obrigado pelas opiniões, agora já tenho uma ideia das opções disponíveis.

Cumps
 
É assim, as molas de origem já são duras(pelo menos as que trazem no meu, não sei se são sport ou normais) e ainda assim o comportamento em curva não era muito mau. Esqueçe os Monroe, pelo feeback que ja vi noutros foruns, é uma treta, ficas c o carro carrro confortável, mas nada seguro, vais voltar ao que era dantes. Sei que os Bilstein B4 são amortecedores de qualidade para se usar com suspensão OEM e nem são muito caros, os B6 já é outra conversa, são bastante caros. Pelo que percebi a firmeza do amortecimento não depende só das molas, e essa era uma ideia que tinha na cabeça, os amortecedores ifluenciam muito, logo se puseres uns amortecedores Sport de espigão normal com molas OEM, vais ficar com a mesma altura ao solo, não perdes grande conforto porque as molas são as mesmas, mas ganhas na performance em curva e travagem. Se puseres amortecedores de espigão normal com molas curtas, os amortecedores vão ter um desgaste prematuro...

Cumps
 
É assim, as molas de origem já são duras(pelo menos as que trazem no meu, não sei se são sport ou normais) e ainda assim o comportamento em curva não era muito mau. Esqueçe os Monroe, pelo feeback que ja vi noutros foruns, é uma treta, ficas c o carro carrro confortável, mas nada seguro, vais voltar ao que era dantes. Sei que os Bilstein B4 são amortecedores de qualidade para se usar com suspensão OEM e nem são muito caros, os B6 já é outra conversa, são bastante caros. Pelo que percebi a firmeza do amortecimento não depende só das molas, e essa era uma ideia que tinha na cabeça, os amortecedores ifluenciam muito, logo se puseres uns amortecedores Sport de espigão normal com molas OEM, vais ficar com a mesma altura ao solo, não perdes grande conforto porque as molas são as mesmas, mas ganhas na performance em curva e travagem. Se puseres amortecedores de espigão normal com molas curtas, os amortecedores vão ter um desgaste prematuro...

Cumps

Boas,

Não querendo entrar em conflitos, prefiro os Monroe aos B4, pois acho que tem melhor tecnologia e qualidade. Como sabe os B4 da Bilstein, são amortecedores fabricados na China e nos Audi hoje encontramos amortecedores Bilstein como Monroe. Tivemos um carro a fazer Trackdays com Monroe e molas V-Maxx durante muito tempo e nunca ficou muito mal.

Um abraço,
DNY TEAM
 
Em termos de qualidade/preço pra o 6k2, sem duvida nenhuma FK, uns coils que agora custam 300€(a 2 anos custavam quase 600€), existe coils de marca branca mais caros que esses!

Atenção que tou a falar qualidade/preço, n em conforto/preço! :rolleyes:

1 abraço

Boas,

Antes de mais, queria informar que a FK está a vender mais barato, porque está muito estagnada em vendas e perdeu mercado. Outra situação é que eles tem uma gama muito fraca e não confunda as coisas.

Depois a nivel de assistência em caso de garantia, ... o melhor é esquecer mesmo, mas se quizer pergunte a um user daqui que a DNY é agente FK e vendeu a Silverline (amortecedores feitos pela Koni), para uma RS4 e pergunte a ele onde estão as Coilover de topo da FK??... Fora do carro à meses e só custaram cerca de 1.300 Euros.

Um abraço,
DNY TEAM
 
Boas,

Não querendo entrar em conflitos, prefiro os Monroe aos B4, pois acho que tem melhor tecnologia e qualidade. Como sabe os B4 da Bilstein, são amortecedores fabricados na China e nos Audi hoje encontramos amortecedores Bilstein como Monroe. Tivemos um carro a fazer Trackdays com Monroe e molas V-Maxx durante muito tempo e nunca ficou muito mal.

Um abraço,
DNY TEAM

Penso que ainda seja ilegal um produto ser feito num sitio e dizer que é feito noutro!!

Os meus B4 dizem Made in Germany
 
Penso que ainda seja ilegal um produto ser feito num sitio e dizer que é feito noutro!!

Os meus B4 dizem Made in Germany

Boas,

Talvez não tenha percebido bem o que pretendemos dizer, mas por exemplo:
- Tem Honda fabricados no Japão, No UK e nos EUA.
- Tem Pneus Goodyear fabricados na China e também na Alemanha.
- Tem amortecedores Bilstein fabricados na Alemanha, Espanha e China,

- Tem carros como a Audi a saírem de fábrica equipados com amortecedores Bilstein na frente e Monroe na traseira.....

O que pretendemos informar, é que os velhos tempos em que os produtos eram fabricados num pais ou numa zona, já não é uma politica de maior parte dos fabricantes. Hoje tudo rola em torno de números e custos.

Um abraço,
DNY TEAM
 
Tenho um Ibiza 6k2 1.9 TDI e tenho a mesma duvida, que amortecedores colocar, aconselharam-me por bilstein B12, o que me dizem sobre estes.

Alguem sabe o preço de 4 destes?
 
todos dão para por à altura normal

Vou colocar uma questão que se calhar alguns tambem têm, qual a gama de melhor funcionamento de uns coils por ex os vmax ou outros... ja li k mt altos ficam rijos e k com grandes rebaixamentos ficam softs com muito conforto talvez demais até. Eu tenciono meter uns coils mas como n quero mais k -4cm temo k fique rijo demais... quem tem coils e os entendidos que se pronunciem para bem de todos:D

Abraço
 
Boas,

Talvez não tenha percebido bem o que pretendemos dizer, mas por exemplo:
- Tem Honda fabricados no Japão, No UK e nos EUA.
- Tem Pneus Goodyear fabricados na China e também na Alemanha.
- Tem amortecedores Bilstein fabricados na Alemanha, Espanha e China,

- Tem carros como a Audi a saírem de fábrica equipados com amortecedores Bilstein na frente e Monroe na traseira.....

O que pretendemos informar, é que os velhos tempos em que os produtos eram fabricados num pais ou numa zona, já não é uma politica de maior parte dos fabricantes. Hoje tudo rola em torno de números e custos.

Um abraço,
DNY TEAM

Eu não tenho problemas de interpretação, apenas li o que escreveu e fiz um comentário!

Boas,

Não querendo entrar em conflitos, prefiro os Monroe aos B4, pois acho que tem melhor tecnologia e qualidade. Como sabe os B4 da Bilstein, são amortecedores fabricados na China e nos Audi hoje encontramos amortecedores Bilstein como Monroe. Tivemos um carro a fazer Trackdays com Monroe e molas V-Maxx durante muito tempo e nunca ficou muito mal.

Um abraço,
DNY TEAM

Em relação aos produtos serem concebidos num país e fabricado noutro chama-se Globalização, já aí está há muitos anos...
 
Back
Top