[6K] Tamanho de colunas e duvida de ligação

Boa tarde

As minhas colunas da frente (de origem) estão a precisar de reforma pelo que precisava de saber qual o tamanho que o carro gasta nas portas dianteiras...

Já agora no tablier apesar de não ter colunas tem lá as fichas... Se ligar lá umas alpine de 8.7 que só fazem agudos ficará a funcionar bem ?

É um 16V de cinco portas.

Obrigado

Cumps
 
Boas!
Os 6k nas portas da frente usam colunas de 16,5cm. Basta tirares a grelha e apertares outras com parafusos, tens sorte de não teres de desforrar a porta. Cuidado é com a profundidade de montagem da coluna nova, pode não caber ;)
Agora em relação ao tablier, podes meter até 10cm creio eu. Mas não sei que colunas alpine são essas que falas que só dão agudos. O objectivo é teres woofers nas portas a fazerem graves e no tablier (ou nos triângulos dos espelhos) colocares tweeters a fazerem só agudos. Se é a isso que te referes então força! Um kit de 2 vias separadas e fica óptimo!
 
Olá.

Efectivamente, as colunas das portas do 6k são de 16.5 cm de diâmetro. No entanto, aconselho colunas com profundidade de 4.4 cm. Mais do que isso, e é possível que na porta do pendura bata no motor do vidro quando ele desce (isto aconteceu-me; montei lá umas JBL GTO-6528 nas portas e na do pendura batia, porque estas colunas são muito fundas - troquei por umas kenwood de 4.4 de profundidade, se não estou em erro).

No tablier, são de 10 cm.
 
Desde já obrigado a ambos :)

AMD_Kid as colunas a que me refiro (cujo modelo não se de memória mas que irei ver) são umas de 8.7 e que apenas fazem agudos pois já as testei no carro em que as usei com o fader todo para a frente e baixos nem vê-los e sempre foram assim, estão ok e não distorcem em volume elevado

A minha ideia é aproveita-las pois valor comercial já não têm nenhum e assim poupo nas colunas a comprar.

Diogo_S ainda bem que disseste isso pois por acaso JBL é uma marca que gosto imenso... Ou seja o ideal é levar a coluna cmg na hora de comprar as substitutas para não andar com elas para trás e para a frente :p


Cumprimentos
 
também podes comprar um sistema de 3 vias separadas e metes o woofer na porta o médio no sitio das do tablier e o tweeter no triângulo do espelho:D
 
Olá.

Efectivamente, as colunas das portas do 6k são de 16.5 cm de diâmetro. No entanto, aconselho colunas com profundidade de 4.4 cm. Mais do que isso, e é possível que na porta do pendura bata no motor do vidro quando ele desce (isto aconteceu-me; montei lá umas JBL GTO-6528 nas portas e na do pendura batia, porque estas colunas são muito fundas - troquei por umas kenwood de 4.4 de profundidade, se não estou em erro).

No tablier, são de 10 cm.

Tanto tópico por aqui a dizer a mesma coisa e ainda aparecem a dizer asneirada...
 
Já que estamos nisto, aproveito para pôr uma dúvida...
Alguém sabe como vem o som de origem dos 6k?
E as ligações? O fio que vem até à coluna do tablier é o mesmo que segue para a da porta?
Pergunto isto porque comprei o meu carro e já trazia umas Sony 10cm no tablier e as ligações estão feitas assim:



Aquilo parece um shant do lado esquerdo da caixa, como se o fio que vem e que volta estivesse junto. Já o tentei puxar para ver, mas não vem muito para cima.
 
Se está ligado assim, quer dizer que tens dois pares de colunas ligados nas saídas frontais do rádio, estás a forçar o rádio a funcionar a 2ohm.
 
Como é que posso confirmar isso? Quais as consequências de estar a 2ohm? =X
Não estou a ver qual é o objectivo de alguém ligar isto assim se não vem de origem... As colunas do tablier são de 4ohm.
Alguém pode confirmar como vêm ligados de origem?
É que na foto parece mesmo um shant :s
 
Como é que posso confirmar isso? Quais as consequências de estar a 2ohm? =X
Não estou a ver qual é o objectivo de alguém ligar isto assim se não vem de origem... As colunas do tablier são de 4ohm.
Alguém pode confirmar como vêm ligados de origem?
É que na foto parece mesmo um shant :s


O meu tem pré-instalação no tablier (cablagem com fichas) mas não traz colunas.

Se montar lá as que tenho juntamente com as que irei colocar na porta dá barraco ?

E em caso afirmativo terei de partir para um set de 2 vias separadas ?
 
Como é que posso confirmar isso? Quais as consequências de estar a 2ohm? =X
Não estou a ver qual é o objectivo de alguém ligar isto assim se não vem de origem... As colunas do tablier são de 4ohm.
Alguém pode confirmar como vêm ligados de origem?
É que na foto parece mesmo um shant :s

As das portas são de 4 e as do tablier de 4, logo 4 em paralelo com 4 dá 2ohm.
As consequencias é ires dar cabo do amp interno do rádio.
 
Pois de facto isso exige, acho eu, crossover e amp correcto?

O meu não é o de origem mas a ideia é usar a instalação do carro, toda stock. Para o uso que dou cumpre bem.

A nivel de rádio tenho um LG 4x53 com chip mosfet.

Amplificação, dsp, boa escolha de componentes e o principal de tudo o rigor da sua instalação. Montar altofalantes não é só apertar parafusos...
 
O meu tem pré-instalação no tablier (cablagem com fichas) mas não traz colunas.

Se montar lá as que tenho juntamente com as que irei colocar na porta dá barraco ?

E em caso afirmativo terei de partir para um set de 2 vias separadas ?

Se fizeres isso em pouco tempo vais dar cabo do rádio, excepto se fizeres um ponto de corte entre os woofers e as do tablier, tipo woofers a tocar dos 80hz até aos 300hz e as do tablier a tocar dos 300hz para cima.
 
Se fizeres isso em pouco tempo vais dar cabo do rádio, excepto se fizeres um ponto de corte entre os woofers e as do tablier, tipo woofers a tocar dos 80hz até aos 300hz e as do tablier a tocar dos 300hz para cima.

Mas isso só com um amp e eu não queria investir tanto para uso diário.

Um kit de duas vias já não daria cabo do rádio ?
 
Não precisas obrigatoriamente de um amp, precisas de um crossover feito por medida ou um rádio que aça cortes.

Um kit de duas vias já te traz cross, nunca ficas com o tweeter a tocar ao mesmo tempo que o woofer, ou toca o tweeter ou toca o woofer logo ficas sempre com 4ohm por canal.
 
Back
Top