1749vb

Há muita coisa à volta deste assunto.. mas a realidade é que uns 30 segundos, se calhar até menos, é mais que suficiente..e a verdadeira razão é para lubrificar bem o turbo e não tem nada a ver com a pressão..

Os que deixam uns minutos aquecer antes de arrancar a cortar, ainda entendo, não se deve puxar a frio..

Deixar minutos a aquecer para arrancar normal, é mania.
Deixar arrefecer minutos depois de parar, é mania.

Errado Valter! Deixar minutos a aquecer para arrancar normal, é para desembaciar o vidro, faço isso quase todos os dias ;)
 
Errado Valter! Deixar minutos a aquecer para arrancar normal, é para desembaciar o vidro, faço isso quase todos os dias ;)

Lol realmente!

Eu não deixo tempo nenhum a aquecer, arranco logo, mas muito devagarinho. Aliás, só passo das 2000 quando chega aos 90 graus :)
 
Mais ou menos isto que faço, tambem dar tempo para desembaciar um pouco o vidro. 2em1

O meu carro, até chegar aos 90 certos não passa das 2000 , e de preferência tento não passar dos 0.5 bar xD

Se por acaso puxar pelo carro, uns cortes e tal, se tiver que desligar logo a seguir, deixo uns segundos em relanti. Já vi um colega em relanti 15min antes de desligar!!!!
 
O meu carro, até chegar aos 90 certos não passa das 2000 , e de preferência tento não passar dos 0.5 bar xD

Se por acaso puxar pelo carro, uns cortes e tal, se tiver que desligar logo a seguir, deixo uns segundos em relanti. Já vi um colega em relanti 15min antes de desligar!!!!

era para aquecer o óleo.

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
O meu carro, até chegar aos 90 certos não passa das 2000 , e de preferência tento não passar dos 0.5 bar xD

Se por acaso puxar pelo carro, uns cortes e tal, se tiver que desligar logo a seguir, deixo uns segundos em relanti. Já vi um colega em relanti 15min antes de desligar!!!!

Ja ouvi falar de quem mete a mao no escape para cheirar os gases e até chegou a meter o ouvido no capo, devia ser que ouvir os cavalos a respirar. ISto depois de estar ali uns bons 5min! LOL Eu não vi isto mas quem viu é de confiança :rir:
 
LOOL, Estavam a ouvir os cavalos a acalmar, no fim de estarem calmos é que se desliga o carro! Conhecimento geral pessoal.
 
a pedido de um user venho ca deixar o meu parecer relacionado com os tempos de espera antes e depois do motor trabalhar

primeiro ponto carro frio pela manha depois de 8/9 h sem o motor trabalhar o q s deve fazer?

pois deve-se por o motor a trabalhar e andar normalmente, e porque?

simples nestas circonstancias se meter-mos o carro a trabalhar ele fica as 900rpms temos o oléo frio logo mais espeço e encontra-se todo alujado no carter pois durante a noite ele foi descendo, logo a lubrificaçao nao vai ser a mesma para todos os componentes mecanicos(touces cams etc) entao para isto aumentamos o regime do motor em andamento normal a bomba vai estar a uma rotaçao superior logo vai haver uma maior circulaçao de oléo e sendo que ao ralenti injecta-se uma quantidade minima de diesel mesmo a acelerar por exemplo carro parado e a acelerar as 1500rpms temos 1.5L/km e se formos em andamento contante as 1500rpms temos um consumo de 4.5L (valores a sorte) ora bem se temos mais combustivel a ser queimado vamos ter mais temperaturas logo o oléo vai ficar mais fino e chegar mais rapido e de forma uniforme a todos os componenter mecanicos e claro que mais rapido o motor vai chegar a sua temperatura ideal de funcionamento, isto claro sem exagerar no regime pois se nao vamos ter o efeito contrario por isso rolar entre as 1500 e 2000rpms penso ser o ideal

segundo ponto depois do motor trabalhar ou puxar por ele o que se deve fazer?

bom depois do motor trabalhar sem ter cido puxado nao vejo nenhum inconveniente em desligar imediatamento o carro quando se chega ao destino, ja o mesmo nao se deve fazer quando se puxa pois nao e so para preservar o turbo mas sim para preservar toda a mecanica da viatura
se por exemplo em casa ferverem uma panela com agua se desligarem o fogao como a placa ainda esta quente a agua ainda continua a borbulhar o mesmo acontece no interior do motor, quando desligao o motor nao existe mais circulaçao de oléo logo os componentes mecanicos continuao bem quentes o oléo continua bem quente tambem logo deixar trabalhar algum tempo ao ralenti e o ideal , uma vez ao ralenti o consumo de combustivel esta baixo o q ajuda motor a baixar tambem a sua temperatura interna uma vez essa temperatura estabilisada pode-se desligar normalmente sem qualquer risco

e que tempo esperar antes de desligar?

pois isso dependende de muita coisa entre elas o oléo utilisado e a capacidade que tem de dissipar a temperatura(eu deixo sempre entre 1.5 e 2m mas foi vicio q ganhei tirar coisas do carro etc um beijinho a Maria passa rapido e porque penso ser o ideal), para mim dizer q 30s chega perfeitamente e errado como tambem acho errado deixar 5m e porque acho errado 30s? simples voltamos ao exemplo da panela com agua a ferver ao fim de 30s temos a placa do fogao a -2/3° de quando a desligamos isso nao muda em nada ajuda sim na lubrificaçao dos componesntes etc mas eles ja estao bem lubrificados pois o carro ja trabalhou e a alto regime logo temos oléo por todo o lado

espero ter ajudado
 
Last edited:
Pois olhem a minha experiencia:

Carro frio de manhã: ponho a trabalhar e sigo... Se passados 2 min tiver que apertar com ele, aperto...

Carro quente depois de uma boa puxadela: 30s a trabalhar, 1min no maximo e desligo...


202.000km, zero problemas e zero turbos partido depois...
 
Concordo com o Paulo, obviamente que os 30s que referi que chegam, é porque, pelo menos eu, não chego a um sitio a puxar a fundo, travão a fundo até parar e desligo o carro.. tipicamente quando se acelera um pouco mais, antes de parar, já estamos em regime calmo para o local onde vamos parar.. que já ajuda..
 
Back
Top