Bem ,não sou um entendido mas venho partilhar o pouco que sei, embora ache que este assunto já está por ai em algums tópicos...
Os blocos 1.9tdi sairam em diferentes carros e diferentes potências como sabes. O bloco do gt tdi ( AFN)é semelhante ao do tdi sport (ASV)sendo este ultimo uma evolução do anterior e a ultima versão de 110cv ,mas tem diferenças ao nivel da distribuição e do turbo bem como o posicionamento do filtro do oleo e de algums perifericos. As cabeças do motor ao que parece tb são diferentes, sendo a do gt tdi em ferro fundido enquanto a do sport é em aluminio...assim por alto entre estas duas versões acho que não há mt mais diferenças de maior. Quanto ao tdi cupra 130cv, já é outra conversa. Este ultimo já não tem bomba injectora central , mas sim o sistema de injector bomba que optimiza a pressão e que geralmente se denomina de motor PD ou PUMPE DUNSE. Para alem desta diferença tem tb um turbo maior geralmente um kkk ou um Garret gt1749va. Estas diferenças fazem com que estejamos a falar de dois motores complectamente distintos embora partilhem algums componentes.
Quanto aos motores dos golf , A3 etc... Geralmente são os mesmos que equipam a seat , as passat por exemplo usaram o AFN igual ao do gt tdi e os golfs e audis A3 etc já vieram a usar mais o ASV , mas existem variantes de ambos os motores com a mesma potencia mas com códigos diferentes como :
AFN / AVG Primeira geracao de motores 110Cv de 1996 a 1999
AHF / ASV Segunda geracao de motores 110Cv de 1999 a 2002
Quanto aos motores de 130cv não tenho pormenores mas sei que tb estão noutros carros do grupo vag...Inclusivamente se reparar-mos a audi nunca teve oficialmente a versão de 150cv do 1.9tdi ficando-se pelo de 130cv mas que no A3 debitava de oringem 156cv

( Será que era um de 150cv disfarçado de 130cv para pagar menos impostos:brilho:whistle

Claro que depois temos de ter em atenção a qualidade da montagem de cada marca porque existem diferenças entre um ASV 110CV num Ibiza e num Audi A3 sendo geralmente a Audi mais cuidadosa com algums elementos...
Para finalizar e não me espalhar sobre algo que não sei, só te posso dizer que o motor de 110cv , talvez seja aquele que mais facilmente se altera(em aumentos de potência aceitáveis da ordem dos 50cv) e que produz resultados mais fiáveis . Mas os entendidos que se pronunciem porque depois é uma questão de gostos e de carga...