1.9 tdi

:)Boas pessoal,

Venho aqui fazer umas perguntas simples a ver se fico esclarecido...

1- Pelo que tenho vindo a reparar o Seat Ibiza GT TDI 110cv, tem o mesmo motor que o Seat Ibiza TDI Sport 110cv certo?! Apenas renovaram o exterior do carro mas sendo lançado com o mesmo motor right?! :)

2- Entao e em relação ao Seat Ibiza FR 130cv, visto tambem ser um 1.9TDI o que muda neste motor para vir de fábrica com mais 20cv? É o turbo? O motor é o mesmo?! Ou será que compensa mais comprar um GT TDI ou TDI Sport e aplicar as mod's mecanicas de modo a ficar igual ao FR?!

3- E já agora os VW Golf's 1.9TDI 110cv, Audi's 1.9TDI e Seat's 1.9TDI usam todos o mesmo motor?! Em termos de artilhar seram todos iguais? É aí que eu quero chegar...lolol

Deêm lá aqui umas dicas a ver se é desta que me decido sobre qual TDI comprar para carregar com aço! Acho o barulho dos TDI's que estão bem carregados um espanto...foi isso que me fez gostar de motores diesel LOOL!:respect:

Abraços!!!
 
Last edited:
É engraçado que tanta gente vê o tópico mas ninguém é capaz de responder apesar de serem todos entendidos em tdi's...

Obrigado pela ajuda!
 
Eu tb vi o topico mas eu n tenhu um fumarento, e gosto bem mais do barulho do meu. Pelo k sei a maior parte dos motores skoda, seat, volkswagen e audi são iguais mas em relação a esses especificamente n t sei dizer.
 
Bem ,não sou um entendido mas venho partilhar o pouco que sei, embora ache que este assunto já está por ai em algums tópicos...
Os blocos 1.9tdi sairam em diferentes carros e diferentes potências como sabes. O bloco do gt tdi ( AFN)é semelhante ao do tdi sport (ASV)sendo este ultimo uma evolução do anterior e a ultima versão de 110cv ,mas tem diferenças ao nivel da distribuição e do turbo bem como o posicionamento do filtro do oleo e de algums perifericos. As cabeças do motor ao que parece tb são diferentes, sendo a do gt tdi em ferro fundido enquanto a do sport é em aluminio...assim por alto entre estas duas versões acho que não há mt mais diferenças de maior. Quanto ao tdi cupra 130cv, já é outra conversa. Este ultimo já não tem bomba injectora central , mas sim o sistema de injector bomba que optimiza a pressão e que geralmente se denomina de motor PD ou PUMPE DUNSE. Para alem desta diferença tem tb um turbo maior geralmente um kkk ou um Garret gt1749va. Estas diferenças fazem com que estejamos a falar de dois motores complectamente distintos embora partilhem algums componentes.

Quanto aos motores dos golf , A3 etc... Geralmente são os mesmos que equipam a seat , as passat por exemplo usaram o AFN igual ao do gt tdi e os golfs e audis A3 etc já vieram a usar mais o ASV , mas existem variantes de ambos os motores com a mesma potencia mas com códigos diferentes como :
AFN / AVG Primeira geracao de motores 110Cv de 1996 a 1999

AHF / ASV Segunda geracao de motores 110Cv de 1999 a 2002

Quanto aos motores de 130cv não tenho pormenores mas sei que tb estão noutros carros do grupo vag...Inclusivamente se reparar-mos a audi nunca teve oficialmente a versão de 150cv do 1.9tdi ficando-se pelo de 130cv mas que no A3 debitava de oringem 156cv:) ( Será que era um de 150cv disfarçado de 130cv para pagar menos impostos:brilho:whistle:) Claro que depois temos de ter em atenção a qualidade da montagem de cada marca porque existem diferenças entre um ASV 110CV num Ibiza e num Audi A3 sendo geralmente a Audi mais cuidadosa com algums elementos...

Para finalizar e não me espalhar sobre algo que não sei, só te posso dizer que o motor de 110cv , talvez seja aquele que mais facilmente se altera(em aumentos de potência aceitáveis da ordem dos 50cv) e que produz resultados mais fiáveis . Mas os entendidos que se pronunciem porque depois é uma questão de gostos e de carga...
 
Nao sou a pessoa certo para te exclarecer bem, mas possote dar umas luzes..

o motor tdi sport 110 tem algumas alteraçoes na electonica comparado com a GT TDI

as FR sao motores diferentes chamados PD, nao so muda o motor como a caixa (6 velocidades) agora podes muito bem por num 110 muitos mais cavalos do que a FR lol e uma questao de t€mpo lol

tudo que vires TDI sao os mesmos motores, SEAT, VW, AUDI, SKODA sao todos do mesmo grupo

mas alguem mais entendido que se chegue a frente pa falar lol
 
O motor do GTTDI nao é igual ao Motor dos FR130...

Um é VP (GTTDI) e o outro é PD(FR130)....

É diferente... o material de um nao da para pores no outro ...

A nivel de injectores e assim..

Turbo podes aplicar o mesmo de um GTTDI num FR130 ou vi-se versa...

O que pode acontecer é nao teres espaço no Cofre, pois o Cofre do GTTDI nao tem lá´muito espaço :D

Atenção se tiver a dizer alguma coisa de errado que os peritos me corrijam...

Abraco !
 
Bem depois de ler isto quase que me sinto preparado para dar umas "aulas" aí ao pessoal...ou não!:D:D:D

Gostei das explicações sim senhor! Já percebi que os 110cv sao bons motores agora em termos de artilhar os chamados "PD" como são mais recentes logo tem outra electronica e vice-versa são melhores para artilhar certo? :) apesar de os outros os acompanharem...:brilho:

Abraços!
 
Bem depois de ler isto quase que me sinto preparado para dar umas "aulas" aí ao pessoal...ou não!:D:D:D

Gostei das explicações sim senhor! Já percebi que os 110cv sao bons motores agora em termos de artilhar os chamados "PD" como são mais recentes logo tem outra electronica e vice-versa são melhores para artilhar certo? :) apesar de os outros os acompanharem...:brilho:

Abraços!

Bruno, são sem duvida os melhores motores diesel ja alguma vez feitos, AFN é o meu e em 150.000 KM, não tenho nada a dizer contra, muito pelo contrario . . .
 
Bruno, são sem duvida os melhores motores diesel ja alguma vez feitos, AFN é o meu e em 150.000 KM, não tenho nada a dizer contra, muito pelo contrario . . .


Muito relativo e vago, o meu PD 130 tem quase 250 mil e nca teve uma avaria k seja, apenas saltou por 2 vezes o cano do IC). Em relação aos injectores, os do PD 130 aguentam com mta carga de origem por exemplo, é um exemplo para se ter noção k o PD já vem mais preparado para "levar carga", se reparares nos projectos, o motor k atinje mais potencia e o mais usado para "grandes cargas" é o PD 130.

Abraços
 
...O bloco do gt tdi ( AFN)é semelhante ao do tdi sport (ASV)sendo este ultimo uma evolução do anterior e a ultima versão de 110cv ...As cabeças do motor ao que parece tb são diferentes, sendo a do gt tdi em ferro fundido enquanto a do sport é em aluminio...

As cabeças são ambas em aluminio...

Em numeros o Afn tem os bicos injectores a abrir com menos pressao que os de Asv, este ultimo tem mais binario (+ 5 ou 10NM)
 
Back
Top