Podes tu perguntar ao Acácio se eu te der um balde para tirares agua, se faz diferença estares a tirar agua de dentro de um tanque ou dentro de um rio.
Eu pelas leis da Fisica de fim de semana, visto nao ter grande conhecimento especifico, penso da seguinte forma:tenho no meu sem termostato a 2 anos é nenhum problema,ate fui aconselhado pelo nuno da AP para n meter termostato
Cump
Não é verdadeira nem correcta a comparação, porque num têm aguas em movimento e no outro água paradas que nao originam forças nenhumas ao enchimento do balde, o tempo de enchimento e esforço exercido é diferente.
Em relação á bomba é lhe exigido um pouco mais de esforço tendo radiador de oleo, isto porque temos um circuito maior e com mais volume de oleo.
Já agora Pedro inicialmente temos mais pressão de oleo quando ligamos o carro com um circuito de oleo maior ou temos mesmo que de origem?
Abrç
Amigo Reptil, se temos um controlo de pressão à saida da bomba, não achas que é indiferente para a mesma, que o seja o circuito curto ou longo?
Eu só vos pergunto, porque razão muitos carros trazem-no de origem.
Agora que o oleo tende a ficar mais viscoso frio, não há duvida nenhuma. Mas essa viscosidade não é passivel de ser contabilizada enquanto esforço. Não mesmo.
Abraço
Não é indeferente para a bomba, porque trabalha com mais volume de oleo apesar de ter de manter a mesma pressão.
O carros que trazem radiador de oleo de origem já trazem a bomba dimensonada para tal.
Abarço