Esclarecimento Legalidade Barras AA

Boas pessoal..

Dado as dúvidas que têm existido relativamente às barras AA estive a falar com um amigo meu polícia que me tirou as dúvidas.

Tem passado um documento pelas várias esquadras relativas especificamente às barras AA dada a má informação e dúvidas dos agentes sobre esse assunto.

Em primeiro lugar é legal os agentes pedirem para abrir o capot pois faz parte da fiscalização. o que poderá não ser legal é a procura do interior do habitáculo (numa operação stop normal).

Toda e qualquer barra AA que não seja de origem é ilegal, a não ser que seja colocada no livrete.

Um 6l que não um cupra, com barra Seat Sport, que é própria para o 6l, é ilegal (a não ser que esteja no livrete).

Como sabem se é legal? Das duas uma, ou têm nas operações especialistas que consultam a ficha de cada carro ou, em caso de dúvida, Inspecção B. Depois, mesmo que tirem a barra para ir a IPO B estará no auto a menção à Barra pelo que podem ter problemas e, pelo menos, terem de pagar a inspecção B.

Com isto até pode ser bastante possível um cupra ser mandado a inspecção B por "via das dúvidas" caso o agente não tenha a certeza e não esteja acompanhado por especialista que o saiba.

Como todos devem imaginar o objectivo destas implicâncias são muito para tentarem mais € de multas até porque a justificação dessa "circular" é algo como "As barras AA dão uma falsa sensação de segurança".
 
Boas

Entao mas como fazemos para as meter no livrete?

Fui a seat e a mim disseram que nao era preciso registar no livrete

Cumprimentos
 
Penso que é melhor acreditar num agente que me disse ter a tal "circular" na secretária dele que na Seat.. mesmo que na seat digam que não é necessário, digam que querem na mesma..
 
Um cliente do meu mecanico a bem pouco tempo foi mandado para ipo b por causa da barra aa!

Mas ha pessoas que acham que é legal,enfim nao custa nada por vezes pesquisar 1 bocadinho para verificar aquilo que é legal ou não!

Há pessoas que preferem acreditar no diz que disse,do que ir perguntar a um agente, enfim!

Bom post Valter ;-)
 
Last edited:
Irei ver como se faz isso , mandar mail mesmo a seat e falar com eles para ver o que dizem.

Claro que acredito mais num agente do que em funcionários da seat.
 
Já agora, e se for possivel também era impecável ;) colocarem todos os passos necessários para o averbamento da mesma ;)
 
Segundo o que em tempos li aqui no forum sobre a legalização da barra o procedimento é comprar a barra na seat e mandar colocar lá.
Depois de colocada pedir à seat uma declaração e levar ao imtt para averbar no documento unico tal como se faz quando se legaliza uma medida de jantes e pneus.
Não o fiz no meu porque comprei a barra na seat mas coloquei-a eu em casa para poupar uns cobres já que não tem ciência nenhuma montar aquilo
 
E se tivermos esse documento nao necessitamos de colocar no livrete? Caso seja preciso ira ficar muito caro abervar isso no livrete?
 
A Barra AA é tão legal num Cupra como no 1.2 ou num manco.

A minha na altura foi comprada e montada na Seat, aliás nunca tive o carro sem a AA e no livrete não tinha qualquer menção.

Para mim é a mesma coisa que andar com barras para as bicicletas, também averbam no livrete?Acho que é complicar, eu se ainda tivesse o Cupra, implicarem por causa da Barra AA não me tirava o sono com toda a certeza.
 
ou entao metam as letras cupra na mala! eh eh;)

agora a serio, sao tangas que so mesmo em portugal... enfim, é o pais que temos!
 
Resumindo e concluindo,eles multam-te se apetecer senão deixam-te ir a tua vida.

É como o Fast disse,é só uma desculpa para arranjar multas porque por aí havia tanta coisa para legalizar que está na duvida se é legal ou não.

Sinceramente quero é que se fod***,vão mas é apanhar quem faz com que o país anda na ***** que está.
 
Oh Valter, não estou a por em causa o que escreveste nem a palavra da pessoa que to disse, mas isto não pode ser assim tão simples. O policia desconhece as caracteristicas da viatura, manda um gajo para IPO B, como se esta fosse de um valor insignificante ou gratuita, ou seja mesmo que o carro esteja 100% legal um gajo tem que desembolsar o valor da IPO B só porque o agente não sabes as caracteristicas da viatura????
Em qualquer operação stop, se não tiverem nada por onde pegar, podem por exemplo chegar à beira do conductor "ah e tal, não sei se este autocolante do Ibizaclubpt.com está homolgado para esta viatura, vai ter que à IPO B...."

Acho que há aí qualquer coisa que não está totalmente explicada.
 
Cada um entende como quiser né :p

Foi o que me disse um agente que é familiar por afinidade.. Lol ele leu msm uma circular referente mesmo as barras.. Em caso de duvida referente a isso mandam para ipo b.. Nao estou a dizer relativamente a mais nada.. Mas eles têm instruções para isso para as barras AA.. Agr vai da vontade de cada um.. Se tiver tudo ok recebem o dinheiro do ipo b..
 
Back
Top