Xenon- para quem tiver duvidas IMTT

Enviei o mail para o IMTT conclusão
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:

a sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:



1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.



O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.



Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático


e sabado ja ponho XENON no meu

:D


:redcard:
 
Last edited:
Como diz o outro: Paneleirices:finga:....uma entidade negligente como o IMTT vem afinal desmentir o que dizem nos IPO que é uma norma europeia,bla bla bla, aqui já falam em vários Decretos....Isto é uma estupidez, tenho lampadas H7R com as opticas níveladas no 0 e ainda ng ficou encadeado, por outro lado, já apanhei muitos SUV's e jipes(com olho de boi) de frente que com certeza têm regulação automática e lava farois e no entanto, encadearam-me, um deles foi um Mercedes ML...Como é que é possível que no sec 21 nao possamos converter a iluminação dos carros para melhor e mais ecológico tal como vai acontecer com os LEDS... daqui a uns tempos, nem na árvore de natal posso ter leds azuis:confused:...Tenho vergonha de ter nascido aqui, 900 anos de história para dar nestas ridicularidades.....
 
Como diz o outro: Paneleirices:finga:....uma entidade negligente como o IMTT vem afinal desmentir o que dizem nos IPO que é uma norma europeia,bla bla bla, aqui já falam em vários Decretos....Isto é uma estupidez, tenho lampadas H7R com as opticas níveladas no 0 e ainda ng ficou encadeado, por outro lado, já apanhei muitos SUV's e jipes(com olho de boi) de frente que com certeza têm regulação automática e lava farois e no entanto, encadearam-me, um deles foi um Mercedes ML...Como é que é possível que no sec 21 nao possamos converter a iluminação dos carros para melhor e mais ecológico tal como vai acontecer com os LEDS... daqui a uns tempos, nem na árvore de natal posso ter leds azuis:confused:...Tenho vergonha de ter nascido aqui, 900 anos de história para dar nestas ridicularidades.....

Ta tudo dito . . .
 
Para IPO tem que se ter:

Ópticas homologadas para tal! indicador letra D na óptica! e não só HR ou HC ou etc...

Lava-faróis!

Não pode ter regulador manual! isso tem que estar anulado! tem que regular automaticamente, com o compensador carga lá atrás!

Caso não tenha todos estes pontos conformes, reprova!, isto por lei claro, não estou a falar em facilitismos de um e de outros lol e depois vem dizer, ha e tal comigo passou na boa, ha e tal a mim meteram tudo! falo como está na lei!
 
Este país é uma palhaçada..

Cada vez tenho menos vontade de meter seja o que for no carro, tive inspecção na quinta feira e tive que tirar o kit que tinha e meter uma m***a de umas luzes amarelas..

Se não se pode ter Xenon, não sei pk pagamos o IVA do produto quando o compramos.. O estado recebe quando compramos e depois obriga a tirar..

Isto vai de mal a pior.. :mad:

Cumps..
 
Acho muito bem que esta lei exista e concordo plenamente com ela. E acho que devia ser mais fiscalizada.

Concordo com o que um user acima disse...alguns SUVs, que aparentemente já trazem Xenon de origem...é para esquecer...

Cumps

PS: tiktak43, como muitas outras coisas, podes usar esse material em circuito fechado. Logo esse ponto de vista deixa de poder ser aplicado.
 
e Ainda te falta o ESSENCIAL!!

Em que tipo de óptica irias colocar isso? numa óptica que leva lâmpadas de halogeno? (sem o tal olho boi) vai espalhar a luz, vais encandear o pessoal.. etc..

Penso que hajam carros que tragam xenon de origem sem a óptica em bolha..
s ñ tou em erro, o Laguna antigo, podia trazer xenon e acho q nunca vi nenhum com as ópticas como trazem o novo

tipo este...
46403251_2.jpg
 
Last edited:
O laguna anterior traz xenon em opticas normais, só este novo é que traz olho de boi, o Mercedes Classe C anterior também não trazia olho de boi, se tiveres xenon 35W em lampadas R não espalha a luz e nao encadeia ninguém, mas as lampadas são mais caras, eu pessoalmente continuo a discordar dessa regulamentação simplesmente pelo facto de esta não trazer vantagens nenhumas, pois continuo a ser encadeado por SUV's e mesmo carros, e ninguém me garante que o nivelamento funcione a 100%, como já disse acima, são paneleirices, já estamos no séc XXI, está mais que na hora de mudar para luzes mais eficientes e eficazes, as lâmpadas incandescentes têm os dias contados, iluminam menos, aquecem muito e gastam mais, depois ainda dizem que este país e o Sócrates são muito à frente na questão da energia, sim, claro, com uns interesses por trás:whistle:...mais ridículo ainda é um gajo ir à IPO com médios normais e o inspector ver ali os balastros e saber que depois de se sair dali com o carro inspeccionado, volta a por o xenon, ou seja, são gastos 26€ para dar tudo no mesmo e acontecerem os mesmos acidentes de sempre](*,).
 
Last edited:
Post retirado de outro forum 6 de Outubro 2009:

Boas,

Hoje sou eu que aqui venho contar a minha história do Xénon na inspecção.
Passou-se hoje de manhã no centro de inspecções da Madeira.

Como já ia mais ou menos preparado e não me apeteceu mudar as lâmpadas, fiz a viagem até ao local de xenon ligado, para qd me pedissem para ligar não fizesse aquele tremer das lâmpadas xénon.
Assim que finalmente cheguei com o carro ao interior do centro, aproximou-se o inspector e começou logo a olhar para os faróis. Eu dentro do carro só me apetecia rir, e fui preparando o patuá para a argumentação (desde já mt obrigado aos users do fórum, que ajudaram imenso neste tópico).
O gajo insistia em olhar para os faróis. Ia fazendo as outras coisas, mas sempre que lá passava não resistia...
lol.gif

Tudo se desenrolou normalmente, e assim que saí com a carrinha para o parque dirigi-me para receber as notícias...
"Olhe, sabe... Você não pode andar com as lâmpadas que tem na carrinha..."
Ainda não tinha acabado de dar o raspanete... Disse-lhe logo "Podia mostrar-me o Decreto-lei que regulamenta a proibição da utilização de lâmpadas xénon no meu carro?"
Bem, o inspector ficou azul, roxo, amarelo. E disse "Sim, eu vou mostrar-lhe" Chegou com umas folhas rascunho, de um tal Jornal oficial, não sei quê.
Continuei a insistir "Desculpe mas se me vai passar carta vermelha, tem que me mostrar o documento oficial e não um apontamento"
Respondeu-me: "O que lhe posso fazer é indicar-lhe o meu chefe"
Lá fui eu falar com o chefe do centro.
A conversa repetiu-se, mantive sempre a minha opinião.
Ao final de algum tempo, o chefe admitiu que os meus faróis estão mais que preparados para receber xénon, mas que DEVIAM ter lava faróis e auto-nivelação.
Foi aí que lhe disse: "Daqui a dois anos, eu venho com as mesmas lâmpadas à inspecção"
Ao qual ele respondeu: "Venha falar comigo primeiro"
mrgreen.gif


Pessoal da Madeira... Não hesitem em falar com o responsável do centro antes da inspecção no caso de terem xénon nos vossos carros.

Desculpem o testamento.

offtopic: Fiquei a saber de outra coisa: Mesmo que as jantes não estejam homologadas no livrete, nos centros de inspecção não pegam por isso, desde que não passem para fora da chapa do veículo.
Quanto à nivelação:
6.2.6.2. D i s p o s i t i v o d e r e g u l a ç ã o d a s l u z e s
6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o 6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.
Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.
Post de um advogado:
Eu já respondi a isso noutro tópico e foi para ficar assente de uma vez por todas...

Parece que não resultou e que andam de uma certa forma a tentar impedir os Xenons no nosso país, não sei bem porque, mas NÃO SÃO PROIBIDAS e ponto final.

"Meus Caros,

Primeiramente o respectivo Regulamento ECE n.º 48 só diz respeito as homologações dos carros no que toca aos dispositivos de iluminação e mais tarde posso o reproduzir todo aqui se pretenderem. Penso não valer muito a pena pois não existe penalização pelo não cumprimento, em sede de modificações, desses regulamentos, notem ainda que o mesmo não foi transposto para a nossa moldura legislativa o que deveria ter sido com as devidas adaptações. Recordo ainda que há uma série de excepções para cada país membro da CE. Não se trata de ter ou não ter autoregulagem, limpa faróis e etc...
As regras em vigor para a luzes em Portugal, em vigor, são as do Regulamento do Código da Estrada que passo aqui a referir:

Portaria nº 851/94 de 22-09-1994


O n.º 2 do artigo 80.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, determina que, por regulamento, se definirão as características das luzes.
É o que se faz por intermédio da presente portaria, forma que o n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, obriga para esta regulamentação.
Nestes termos:
Ao abrigo do disposto no artigo 80.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio:
Manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte:​

...​

Para consultar o textto integral ver DR:​




Aquele revogou o​

  • Revoga Decreto nº 39 987 de 22-12-1954, Artigo 17.º - Iluminação

    Regulamento do Código da Estrada
Consultar as Remissões

  • Decreto-Lei nº 114/94 de 03-05-1994, Artigo 6.º

    Código da Estrada

  • Decreto-Lei nº 114/94 de 03-05-1994, Artigo 80.º - Utilização das luzes


    Código da Estrada"​
Espero muito sinceramente que não venham novamente com o raio da comunicação interna dos centros de inspecções, aquilo não é nenhum Decreto-lei e nem para lá chega...

Regulamento nº48 CE
http://www.unece.org/trans/main/wp29/wp29regs/r048r5e.pdf
 
Last edited:
Enviei o mail para o IMTT conclusão
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:

a sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:



1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.



O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.



Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático


e sabado ja ponho XENON no meu

:D


:redcard:

pois o meu nao passou exactamente por isso!:mad:
mas ja esta instalado again!!:finga:
abraços
 
F***, há aqui uma coisa que não percebo:

Na carta do IMTT diz :

Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.


E no Regulamento nº 48 diz:
6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o
6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.

Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.


Então mas afinal a regulação manual também é permitida segundo a norma europeia, mas para Portugal isso já não conta:whistle:. Para além disso, não fala aqui nada sobre lava-faróis, e já agora, gostava de saber qual é o lava-faróis que consegue remover insectos incrustados na optica...
 
Pois eles podem sim apresentar como justificação o comunicado interno para os centros de inspecção, e sim podem e devem reprovar e sabes porquê? porque se nao o fizerem e a fiscalização da IMTT tiver á porta e mandar parar o carr e nao vir lá mencionado Luzes xenon aplicadas em opticas não homologadas para tal sem lava vidros e regulador automático, quem leva a bela da multa é o inspector, esteja ele do lado do cliente ou não! mandam reprovar e eles têm cumprir o trabalho deles, senão levam a bela da pua de 500 a 1500€ ou mais e suspensão em trabalhar! queres reclamar, bem o podes fazer, vai pá IMTT e dps eles que se amanhem ;)

á muita merdinha na lei que têm cumprir e acredita que eles perdoam muito mas muito, onde se pensa que as coisas são normais! para saberes o que quero dizer, vais levar o carro a um centro de inspecções onde estejam lá os gajos da IMTT a fiscalizar os inspectores, taxa de reprovação sobe 200% porque será? até se o carro tiver falta tinta numa lateral de uma porta ou algo assim o têem que apontar... e porque? "supostamente" porque com falta tinta tem mais facilidade em corroer... enfim.. merdinhas lol


ha e essa laguna parece ter opticas normais, mas vai lá ás letras inscritas na optica a ver se nao encontras a letra D de opticas homologadas para sistema xenon.. :)

As coisas vão más mas lembrem-se que quem tá numa faca de 2 bicos são os gajos que trabalham no centro e não o cliente nem os gajos lá de cima da IMTT que só fazem leis de caca... :p
 
Pois eles podem sim apresentar como justificação o comunicado interno para os centros de inspecção, e sim podem e devem reprovar e sabes porquê? porque se nao o fizerem e a fiscalização da IMTT tiver á porta e mandar parar o carr e nao vir lá mencionado Luzes xenon aplicadas em opticas não homologadas para tal sem lava vidros e regulador automático, quem leva a bela da multa é o inspector, esteja ele do lado do cliente ou não! mandam reprovar e eles têm cumprir o trabalho deles, senão levam a bela da pua de 500 a 1500€ ou mais e suspensão em trabalhar! queres reclamar, bem o podes fazer, vai pá IMTT e dps eles que se amanhem ;)

Como é que os gajos do IMTT e mesmo da IPO sabem que é xenon? Eles por acaso medem os lumens?
 
isso da lava-farois é muito bonito, mas o que é certo é que tenho conhecimento de uma ibiza com optica tipo olho de boi com xenon e lava-farois, tudo de origem, mas o que é certo é que do lava-farois, apenas tem la a tampa, pois nao tem o mecanismo de limpeza no seu interior.
E isto veio tudo de origem e nunca teve problemas na inspecção...

E esta?!

Palhaçada...
 
isso da lava-farois é muito bonito, mas o que é certo é que tenho conhecimento de uma ibiza com optica tipo olho de boi com xenon e lava-farois, tudo de origem, mas o que é certo é que do lava-farois, apenas tem la a tampa, pois nao tem o mecanismo de limpeza no seu interior.
E isto veio tudo de origem e nunca teve problemas na inspecção...

E esta?!

Palhaçada...

Mas tenho que fazer um desenho?

vocês queixam-se demais!! E que tal o gajo viu isso sim, mas como viu as opticas e as tampas cagou na cena e nem foi testar.. facilitou... muitas vezes facilitam e as pessoas nem sabem, como teres as luzes altas e chegar lá o gajo e regular-te aquilo na máquina.. pensas k isso é normal.. eles nao podem regular aquilo, mas fazem-no para não apontarem e reprovar o carro e o cliente pensa que aquilo é um procedimento normal!

Estou a falar em LEi! tem que ter isso que disse e nada mais. agora irem com isto e aquilo ou o gajo não vê ou não diz nada, é outra coisa! muitos estão de acordo connosco, acham uma palhaçada e é bem verdade.. em algumas situações..

é o que digo, para alguém daqui quiser saber o que realmente é UMA INSPECÇÂO, vão quando lá tiverem os gajos a fiscalizarem os inspectores, se acham que embirram com muita coisa, então vão lá ver um dia desses, até dá vontade de chorar lollol e de limpar aqueles gajos que fazem algumas leis ridiculas!

essas das películas é outra, é mesmo para xular o zé povinho!
 
para alguém daqui quiser saber o que realmente é UMA INSPECÇÂO,

venham a suiça ver... ate xoram so de ver... 1o pagas antes de ir la,2o é a policia que fax a inspeçao(por isso imaginem), 3o tudo que é mods a ver com segurança e emissoes de gases no minimo teem k tar legalizadas...4o so para terem uma ideia o carro tem que tar completamente limpo(motor, por baixo, aspirado e lavado)

inspeçao portuguesa é um mimo.......
 
venham a suiça ver... ate xoram so de ver... 1o pagas antes de ir la,2o é a policia que fax a inspeçao(por isso imaginem), 3o tudo que é mods a ver com segurança e emissoes de gases no minimo teem k tar legalizadas...4o so para terem uma ideia o carro tem que tar completamente limpo(motor, por baixo, aspirado e lavado)

inspeçao portuguesa é um mimo.......

ya ya tenho ppl na Suiça e pelo k me contam akilo nao e pera doce
 
Back
Top