Xennon

Boas pessoal tirem me uma duvida o xenon de 6000k e ilegal? tipo no meu ibiza 6k2 e ilegal? Isso porque aki na zona de sao pedro do sul a GNR decidiu multar todos os veiculos k trouxexem xenon com um multa de 250 euros, isso porque houve um GNR que colocou xenon no seu carro e foi a IPO e o carro reprovou por causa disso entao agora multam tudo que e xenon. Se alguem conseguir me responder agradeco.

cumps
 
Boas pessoal tirem me uma duvida o xenon de 6000k e ilegal? tipo no meu ibiza 6k2 e ilegal? Isso porque aki na zona de sao pedro do sul a GNR decidiu multar todos os veiculos k trouxexem xenon com um multa de 250 euros, isso porque houve um GNR que colocou xenon no seu carro e foi a IPO e o carro reprovou por causa disso entao agora multam tudo que e xenon. Se alguem conseguir me responder agradeco.

cumps

sei que isso ja foi probiido vbisto que nao sai de origem

mas como as leis mudam sempre nao sei

pois o xenon tem que ser muito bem montado de forma a nao provovar encandiamento
 
Boas,
xenon seja qual for a intensidade é ilegal se:
-a optica não for especifica para tal.
-não tiver lavafarois.
-não tiver niveladores automaticos.

cumprimentos!
 
Boas pessoal tirem me uma duvida o xenon de 6000k e ilegal? tipo no meu ibiza 6k2 e ilegal? Isso porque aki na zona de sao pedro do sul a GNR decidiu multar todos os veiculos k trouxexem xenon com um multa de 250 euros, isso porque houve um GNR que colocou xenon no seu carro e foi a IPO e o carro reprovou por causa disso entao agora multam tudo que e xenon. Se alguem conseguir me responder agradeco.

cumps


Então quer dizer que se o carro do GNR passasse na IPO(como o meu passou com xenon 6000k) quer dizer que já não multavam os outros?? Este país está mesmo podre, só porque o carro do GNR não passou, como vingança toca de multar todos os outros. Este assunto não está bem esclarecido por ser apenas uma directiva europeia e não um decreto-lei e nessa directiva não exige lava farois nem regulação automática, exige regulação manual pelo habitáculo apenas e também não fala nada em ópticas. De qualquer maneira só podem multar se o teu carro tiver o selo vermelho da IPO, se o GNR te disser que te vai multar por causa de teres xenon no carro, pergunta-lhe como é que ele sabe que é xenon se nem eles nem a IPO medem os lumens, ninguém te pode provar que é xenon só pelo olho, desde que seja branco está legal, ilegal é andar com lâmpadas totalmente abertas numa óptica normal que espalham o feixe de forma anormal e encadeiam, se usares lâmpadas H7R o feixe inferior é cortado, logo não causa encadeamento e o alcance de iluminação passa a ser o mesmo que uma H7 normal. O mal é que pagam uns pelos outros, pois há aí carros que dão demasiado estrilho e já vi muitos ibizas com xenon que até durante o dia encadeiam, obviamente isso vai alertar as autoridades, mas também há SUV's que mesmo com a m*** da regulação automática e com lava farois encadeiam na mesma. O meu conselho é: não usem lâmpadas H7 normais a não ser em olho de boi. Cumps
 
Regulamento nº48 CE:
http://www.unece.org/trans/main/wp29/wp29regs/r048r5e.pdf

6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o
6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.

Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.
 
Essa do que o primo contou, que aconteceu á sobrinha, que tinha uma vizinha, e o namorado tinha um patrao e a esposa do patrao tinha um amante que foi multado por ter xenon...Basicamente nao acredito que o GNR chumbasse e começasse a multar o pessoal todo..Isso é aquelas tretas...

Porque se calhar alguem anda com aquelas luzes que mais parecem verdes nos lugares dos medios, e ai sim foram carimbados...temos pena...
 
Encontrei uma nova transcrição acerca disto:
6.2.9. Other requirements

The requirements of paragraph 5.5.2. shall not apply to dipped-beam
headlamps.

Dipped-beam headlamps with a light source having an objective luminous flux
which exceeds 2,000 lumen shall only be installed in conjunction with the
installation of headlamp cleaning device(s) according to Regulation No. 45. 8/
In addition, with respect to vertical inclination, the provisions of
paragraph 6.2.6.2.2. above shall not be applied.

Only dipped-beam headlamps according to Regulations Nos. 98 or 112 may be
used to produce bend lighting.

If bend lighting is produced by a horizontal movement of the whole beam or the
kink of the elbow of the cut-off, it shall be activated only if the vehicle is in
forward motion; this shall not apply if bend lighting is produced for a right turn
in right hand traffic (left turn in left hand traffic).
Basicamente, todas as lâmpadas que excedem 2000 lúmen de feixe contínuo, têm que estar acompanhadas por lava-faróis especificado no regulamento nº45. O que está escrito no ponto 6.2.6.2.2 não se aplica ao aspecto da inclinação vertical, no entanto, nada refere regulação automática. Ainda assim, a regulação automática vai ser ou já é obrigatória em todos os carros uma vez que engenheiros Alemães concluíram que os condutores faziam mau uso ou não sabiam usar o sistema de regulação manual que poderia causar encadeamentos.

Ora, posto isto, eu chamaria a estas conclusões de "paneleirices", senão também chegavam à conclusão que o encaixe das lâmpadas deveria ser anti-deslocação das mesmas, porque há lâmpadas mesmo de Xenon que alteram o ângulo ao passar num buraco e logo vai encadear, no entanto já apanhei muito mais carros com halogéneo a encadear-me do que com Xenon porque as ópticas antigas permitem uma alteração do ângulo maior das lâmpadas. Para além disso, se os condutores não sabem usar regulação manual, então que seja obrigatório sair em exame quando se tira a carta de condução.

Mas também existe outro pormenor importante:A não ser que tenha certificação e meios para tal, numa op.stop, nenhum agente pode afirmar se as lâmpadas têm mais ou menos de 2000 lumens, logo este não pode multar só porque a olho nu lhe parece que é xenon. Tal como não podem multar quem use lâmpadas de 100W porque não medem a potencia ou os lumens. Nem na IPO têm meios para medir os lumens. Portanto, o que se tem vivido cá é à custa do "ouvi dizer" e do "parece-me que"...
 
Last edited:
Encontrei uma nova transcrição acerca disto:
Basicamente, todas as lâmpadas que excedem 2000 lúmen de feixe contínuo, têm que estar acompanhadas por lava-faróis especificado no regulamento nº45. O que está escrito no ponto 6.2.6.2.2 não se aplica ao aspecto da inclinação vertical, no entanto, nada refere regulação automática. Ainda assim, a regulação automática vai ser ou já é obrigatória em todos os carros uma vez que engenheiros Alemães concluíram que os condutores faziam mau uso ou não sabiam usar o sistema de regulação manual que poderia causar encadeamentos.

Ora, posto isto, eu chamaria a estas conclusões de "paneleirices", senão também chegavam à conclusão que o encaixe das lâmpadas deveria ser anti-deslocação das mesmas, porque há lâmpadas mesmo de Xenon que alteram o ângulo ao passar num buraco e logo vai encadear, no entanto já apanhei muito mais carros com halogéneo a encadear-me do que com Xenon porque as ópticas antigas permitem uma alteração do ângulo maior das lâmpadas. Para além disso, se os condutores não sabem usar regulação manual, então que seja obrigatório sair em exame quando se tira a carta de condução.

Mas também existe outro pormenor importante:A não ser que tenha certificação e meios para tal, numa op.stop, nenhum agente pode afirmar se as lâmpadas têm mais ou menos de 2000 lumens, logo este não pode multar só porque a olho nu lhe parece que é xenon. Tal como não podem multar quem use lâmpadas de 100W porque não medem a potencia ou os lumens. Nem na IPO têm meios para medir os lumens. Portanto, o que se tem vivido cá é à custa do "ouvi dizer" e do "parece-me que"...

se me tivesses mostrado isto em dezembro ja eu tinha espatado com isto na cara do inspector que me xumbou o carro, ele queria chumbar por ter xenon e comecou por dizer ke nao tinha lava farois, mas como eu tinha ele chumbou pk nao tinha regulador de farois. mas so viram que era xenon pk eu no fim da insp deliguei os farois por um bocado (fui parvo pk ja tinha entrado com eles ligados e ele nao se queixou disso) e entretanto apareceu uma inspectora dakelas cabras e comecou para la a papagear. eu defendi-me como pude dizendo que os meganes e lagunas de 2002-2003 traziam xenon e lava farois e nao traziam regulador automatico e ke eles nao os chumbavam e ai eles ja se calaram. tive foi azar pk tava la um senhor do imtt :mad:
 
Eu fico é F**** da tola que se preocupem com estes pormenores quando há por aí coisas com que se devem preocupar mais. Como já disse, as lâmpadas de halogéneo são um perigo igual e iluminam pior a estrada em dias de chuva, só tem desvantagens. Nota-se mesmo que só estão ali para o show-off, nós é que sabemos, mandamos e chumbamos, tanto inspector, tanto engenheiro da treta para a sinistralidade continuar em altas:mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad:
 
Portugal n sei se sabes mas é assim que trabalha, a base de leis sem anexo

ouse seja ha leis que quem as deve por em pratica nao as sabe e ha leis que nao estao bem definidas

Mas também existe outro pormenor importante:A não ser que tenha certificação e meios para tal, numa op.stop, nenhum agente pode afirmar se as lâmpadas têm mais ou menos de 2000 lumens, logo este não pode multar só porque a olho nu lhe parece que é xenon. Tal como não podem multar quem use lâmpadas de 100W porque não medem a potencia ou os lumens. Nem na IPO têm meios para medir os lumens. Portanto, o que se tem vivido cá é à custa do "ouvi dizer" e do "parece-me que"...

ai tens toda a razao, eles nao tem nada como medir ou seja nao podem provar isso na hora, por isso nao somos obrigados a pagar multas só porque o policia dia que é xenon se calhar se perguntar ele nem sabe o que isso é

a unica forma só mesmo recurrendo a ribunal para que se façam testes ao carro e ai consigam provar que nao esta de forma correcta


Cump's
 
BTW, ainda ontem tive a discutir isso com um amigo meu GNR, ele tem um MB 2xxcdi de 99 e as opticas são abertas, no entanto, tem lâmpadas D2R ou H7R porque tal como no meu, o feixe só atinge o espelho superior da óptica e não a totalidade, o dele tem lava-farois ainda com escova, mas não tem nivelamento automático. E as ópticas são baças iguais à dos outros modelos, portanto a única coisa que ele tem em conformidade é o lava-farois.
 
Bem amigos é assim , o que diz a lei é que tem de ter lava-farois e regulador automatico de farois , bem , os lava farois são para a neve e o gelo ,no nosso pais praticamente nunca são necessarios , quanto ao regulador , se as oticas estiverem afinadas não tem problema algum , o problema é como já aqui foi referido OS ABUSOS , por parte de gente que faz alteração sem saber fazer , 1º temperatura de cor o MAXIMO 6000K a partir dai já é azul , devidamente afinado tal como com as lampadas de halogenio , e partir dai não venham nem autoridas nem ipo , dizer o contrario porque é muito mais seguro conduzir com xenon do que com halogenio , e em chuva nem se fala , eu já montei varios kits em automoveis e motos e não tem nada a ver , para o meu 6L esta a caminho na minha mota ja tenho a muito tempo , e halogenio não quero mais. Já fui a frente de pessoal que a luz ilumina tudo menos o chão ai é que esta o mal , as autoridades veem isso , ponham o carro no escuro total contra uma parede , e vejam onde bate a luz , o feixe luminoso nunca pode entrar pelo vidro traseiro do carro da frente e bater no retrovisor se isso acontecer , ALGO ESTÁ MAL .
 
Obrigada pessoal pelas respostas, e assim o colega que apanhou multa tinha xenon mas era de 8000k opa realmente encadeava uma beka no meu tinha de 6000k e entao axo que vou voltar a colocar pk realmente no escuro o xenon nao tem nada a ver e outro tipo de conduçao. Tb nao sabia que na IPO o xenon passava e que sp que vou la tenho o trabalho de o tirar:-o mas pronto obrigado por me terem tirado as duvidas. Cumprimentos
 
Back
Top