VW Scirroco 2.0TSi - CHIP-FUSE.PT

Boa noite,

Como nunca apresentei cá um gasolineiro cá vai um. Primeira experiência em MED17.5. Gostei para já... :)

Este carro é francês e diz o dono que é a versão TSi 210cv.

Original mediu 201cv / 288Nm.

Está no dyno o teste stock e modificado.

O teste:

 
O Scirocco ficou bruto e o meu amigo ficou todo contente, esta semana ja vai pa franca com mais cavalos :)
Obrigado Nuno por abrires a porta mesmo estando de férias, foste um fix ;)
 
Que turbo é que isto usa stock??? O turbo é limitação para o ganho de cv's ou com mais tempo consegues sacar muito mais?

Como ficou o AFR?
 
Que turbo é que isto usa stock??? O turbo é limitação para o ganho de cv's ou com mais tempo consegues sacar muito mais?

Como ficou o AFR?

Turbo: IHI K03.

AFR: Ficou o mais proximo possível da estequeometria. 14.2:1 @ 6000rpm.

Este ainda tem catalizadores... por isso cuidado com a mistura...
 
Pensei que fosse K04, nesse caso terias muito mais margem para progredir...

Sendo esse um motor de injecção directa, a cargas parciais deve muitas vezes funcionar com misturas muito pobres, por acaso a fundo pensei que terias uma coisa do tipo 12.x:1 ou algo parecido ... Mas não faço mesmo ideia de como se comportam estes motores.
 
Pensei que fosse K04, nesse caso terias muito mais margem para progredir...

Sendo esse um motor de injecção directa, a cargas parciais deve muitas vezes funcionar com misturas muito pobres, por acaso a fundo pensei que terias uma coisa do tipo 12.x:1 ou algo parecido ... Mas não faço mesmo ideia de como se comportam estes motores.

Entrando num campo mais preciso, um catalizador tem uma eficiência próxima dos 95% para um AFR na ordem dos 14.7:1. Daí eu referir que a mistura corre práticamente para Lambda=1.
 
Eu fiz a observação que fiz, com um sentido, é que nos 1.8T (não são injecção directa) nos testes em que o banco tem sonda de AFR é normal ver AFR perto de 12 a fundo, posso-te enviar alguns exemplos disso.

Por isso em pensava que nesse era igual a fundo, sabendo que a cargas parciais esse carro usa AFR bem acima de 14 (ao relanti chegas a ver o valor de lambda igual a 2 o que seria o dobro de 14.7 senão estou em erro). Daí na linha de escape ter um acumulador de NOx devido ao aumento dos NOx por usar mistura pobre a cargas parciais.

O teu banco faz a leitura dos valores de AFR durante o teste e no fim gera gráfico?
 
Eu fiz a observação que fiz, com um sentido, é que nos 1.8T (não são injecção directa) nos testes em que o banco tem sonda de AFR é normal ver AFR perto de 12 a fundo, posso-te enviar alguns exemplos disso.

Por isso em pensava que nesse era igual a fundo, sabendo que a cargas parciais esse carro usa AFR bem acima de 14 (ao relanti chegas a ver o valor de lambda igual a 2 o que seria o dobro de 14.7 senão estou em erro). Daí na linha de escape ter um acumulador de NOx devido ao aumento dos NOx por usar mistura pobre a cargas parciais.

O teu banco faz a leitura dos valores de AFR durante o teste e no fim gera gráfico?

O meu banco não faz leitura do AFR, só o LPS3000. Contudo tenho todo o equipamento para análise do que quiser. Uso wide-band para qualquer carro a gasolina entre outros.

Com o vag-com, nesta MED17, também consegues analisar muitas entradas/saidas.
 
Já desde a ME7.5 desde que o carro tivesse wideband que dava para ver os valores de lambda, infelizmente o meu carro não tem disso e vou ter que montar um sensor wideband para saber a quantas ando....

Há por aí uns equipamentos muito práticos e com grande feedback da Innovate mas é caro de mais para o uso que lhe quero dar, afinal para mim é só para saber que a mistura está de acordo com o que quero.
 
Já desde a ME7.5 desde que o carro tivesse wideband que dava para ver os valores de lambda, infelizmente o meu carro não tem disso e vou ter que montar um sensor wideband para saber a quantas ando....

Há por aí uns equipamentos muito práticos e com grande feedback da Innovate mas é caro de mais para o uso que lhe quero dar, afinal para mim é só para saber que a mistura está de acordo com o que quero.

Passa em off-topic e vez lá o projecto que estou a desenvolver. Uma wide-band para esses casos.

Na ME7.1.1 até creio que usa Narrow-band. A leitura é feita só até x rpm vs close loop.
 
Vou dar uma vista de olhos e agora descobri que certos manometros da Innovate têm saídas analógicas para simular o sensor narrow band, logo pode-se aplicar um sensor wide band que vem com o kit e depois usa-se uma saída analógica para dizer à ECU os valores de lambda que estão a ser lidos...

Agora vou ver o que andas a inventar ;)
 
Back
Top