VW EOS 1.4 TSI 160cv @ 193cv 320nm

Quem pretender ter o seu Ibiza 6J 1.4 TSI reprogramado já sabe o que tem de fazer, procurar quem não puxa dos galões ou não tem fama, mas mostra trabalho!

Potência

powervstorque.jpg


Temperatura de admissão no banco

powervsiat.jpg


Ignição

powervsign.jpg


Estado da mistura ( AFR )

powervsafr.jpg


Pressão de turbo

powervsboost.jpg



Com estas imagens todas, dá para perceber porque é que ocorre uma perda de potência das 4500 rotações em diante, o avanço de ignição pedido pela centralina deixa de ser feito, de notar que nós não alteramos este parâmetro, e é aqui que reside a longevidade das velas e das bobines de ignição.

Assim temos menos avanço que no teste original e mais potência, o que quer dizer que numa condição de estrada mais favorável do que estes 2 testes, em que as temperaturas de admissão baixem, teremos certamente mais uns cavalos em alto regime.

E assim fica provado que um banco de potência, e a devida dedicação explica porque há perda de potência entre testes e justificam muitas vezes os ganhos ou perdas de cavalos.

Ainda queria fazer referência á mistura, que está mais rica por forma a baixar as temperaturas internas do motor e permitir que a reprogramação acrescente ao motor um pouco mais de fiabilidade.

A vantagem de um banco de potência é que é aqui que se desenvolve, se estuda e se produz trabalho de qualidade com justificações do que acontece e como acontece qualquer alteração do motor.


Cumprimentos,
Ricardo
 
Belos 190cv.. 8) E claro como tu dizes não é só a potencia que interessa, mas sim, se é feita a reprogramação de maneira a não estragar o material e a ter grande longevidade dos componentes...
 
Num 1.4 TSI de 180cv deveremos alcançar os 210cv, sem problemas. É no fundo uma regra de mais 20% a 25% de aumento de potência.

De notar que os motores 1.4 TSI variam muito a potência medida, dependendo das condições dos elementos do sistema de ignição, bobines e velas.

Um galão agora não ia mas uma bica...

Tiveste bem :D
 
Mas e os problemas dos 1.4 TSI 180cv?

De origem já vêm a consumir óleo como loucos e com o motor a dar problemas. Com mais 30cv não será demais para esse bloco?

Não conheço mais nenhum carro do grupo VW com o 1.4 TSI de 180cv.
 
Culpado! :)

Sei que ouve uma revisão a esse motor nos Ibizas. O problema de consumo de óleo está resolvido?
 
Espero que não te importes que de deixe uma explicação sobre o funcionamento deste motor, está é em inglês, não é nada de mais :)

Este carro tem 3 comportamentos diferentes em função da carga do motor. A gestão de sobre alimentação tem 3 comportamentos, Aspirado, duplamente sobrealimentado e só turbocomprimido, deixo-te aqui umas imagens explicativas.

Gestão de sobrealimentação



Aspirado



Duplamente sobrealimentado





Apenas turbocomprimido




Espero ter esclarecido uma vez mais que, mais do que uma reprogramação, apresentamos um trabalho!

Stay tuned ;)


Cumprimentos,
Ricardo
 
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