volante vibra de 120km para cima

oi tou com um problemita no meu ibiza 6k tdi 90cv de 2001 :(

quando vou a 120km ou acima desta velocidade o volante vibra da esq para direita e vice-versa em movimentos pequenos tal como este video que encontrei no youtube. abaixo nao faz.

[video=youtube;YfwFqe6spqo]http://www.youtube.com/watch?v=YfwFqe6spqo[/video]

ja fazia antes de ter trocado o seguinte mateiral por novo e continua a fazer agora também!!

o que já foi trocado por novo:

4 amortecedores
travoes frente, discos e pastilhas (substituido o fluido)
pneus novos
alinhamento direcção
equilibragem das rodas
ajuste de camber

o mecânico andou a ver as folgas na direcção e está sem folgas

ainda pensei que tivesse algo a ver com a caixa de velocidades mas indo a 130km por ex, pressiono a embraiagem e ponho em ponto morto e tiro o pé da embraiagem. a vibração continua mesmo desengatado e a 130km....

acham que esta vibração é normal? os amortecedores mal montados podem fazer isto? ou será que as molas já não estão grande coisa?

obrigada
 
eu perguntei se as jantes estavam empenadas no local onde mudei os pneus e disseram-me que não que a máquina não acusou nada.
 
Já me aconteceu isto, ao mudar os pneus, cai na asneira de lavar as jantes e não deixar secar bem tempo, ainda tavam humidas por dentros e abanava um pouco
 
vê se não precisas é de uns centros para as jantes.. se o centro da jante não bater certo com o centro do cubo precisas de mandar fazer uns centros.. as minhas foram assim
 
A carrinha da minha mulher tb faz isso já desde que a comprei tb ja levou pneus novos, alinhamento da direcção, calibrou-se as rodas e isso nunca desapereceu mas faz a qualquer velocidade! Va-se lá saber de onde vem isso.
 
O meu faz de 120 ate 150/160 a partir dai deixa de termer e vai sempre direitinho lol
Acho q ou e' das anilhas centralizadoras ou e' das jantes q possam ter um pequeno empeno...
 
pela experiencia que tive em outros carros, podem ser os discos empenados....ve isso com atenção e com mecanico de confiança
 
oi hoje vinha a 160 e precisei de travar com força e o carro abanou todo. apanhei um susto!
fui directa ao mecanico e ele disse-me que os travoes nao estavam acamados, sugeriu-me que desse umas travagens moderadas a fortes umas 5-6x. assim o fiz e por magia a tal vibração desapareceu. agora faz um vibrar normal de piso e nao o tal de esq-dir e vice-versa. acho que a dica do miguel99 esta certa. vou dar mais umas travagens para ver se esta vibração desaparece.
 
O meu pai e eu sentimos esta vibração na Avensis cá de casa, ja mandou calibrar a direcçao e jantes mas não se dá com a coisa, só pode ser ou dos discos, ou uma jante que levou um raspão, mas penso que esse raspão não influenciava, pois as jantes estavam a atrás e foram mudadas para a frente.
 
oi hoje vinha a 160 e precisei de travar com força e o carro abanou todo. apanhei um susto!
fui directa ao mecanico e ele disse-me que os travoes nao estavam acamados, sugeriu-me que desse umas travagens moderadas a fortes umas 5-6x. assim o fiz e por magia a tal vibração desapareceu. agora faz um vibrar normal de piso e nao o tal de esq-dir e vice-versa. acho que a dica do miguel99 esta certa. vou dar mais umas travagens para ver se esta vibração desaparece.

olha que uns discos empenados nao vao ao sitio assim de qualquer maneira...tem atenção porque segurança é segurança!
 
miguel99 parece que estes foram ao sitio :) segui as instruções neste video
[video=youtube;4adZEf0f9wo]http://www.youtube.com/watch?v=4adZEf0f9wo[/video]

acelerei até 70km e depois travei media força até chegar a 10km (sem parar o carro) fiz isto 7 vezes seguidas sem pausas e depois aumentei para 100km/h e fiz 3 travagem a fundo sem bloquear rodas. agora nem treme! :)
atenção que fiz num local vazio sem transito e de noite. aviso que à medida que os travoes aquecem perde-se eficacia, por isso o local onde se faz isto tem mesmo de ser de pouco ou nenhum transito. rectas longas de preferencia. obrigada pelas vossas dicas. jinhos
 
mas que resultou no meu isso resultou! :) se eram as pastilhas ou os discos não sei. o mecanico também sugeriu o mesmo. mais nao sei explicar que o meu ramo não é a mecânica :)
 
se resolveste assim optimo;) mas vai verificando se o que fizeste nao fez perder perfomance na travagem, isto é, se sentes que o carro precisa de mais distancia para a imoblização!
verifica o estado das pastilhas e discos.
Bjs
 
Back
Top