VNT15 num Td ???

Como gosto de tar sempre a inventar tenho cá em casa um VNT15 a meter-me veneno sempre que olho para ele, vou monta-lo no meu Td (mesmo TD), nao há cá electrónica para ninguem lol.
O VNT 15 que eu tenho tem os colectores agarrados ao turbo, parece que existem 1001 versões deste.
Os problemas são mais que muitos, pelo que tenho lido por aqui aquilo vai bater no apoio do motor, nada que uma rebarbadora e solda nao resolvam, agora a parte pior é contolar a geometria do turbo.
Já vi algumas soluções para isso mas nao achei nenhuma satizfatória (muito funcional) para resolver o problema.
Alguem já fez essa alteração por aqui macanicamente, electronicamente?
Aceitam-se sujestões e ajudas.
Abraços a todos
 
VNT15 é um GV logo tens de colocar a geometria a funcionar com a pressao gerada pelo bicho senao está smepre aberta, ou entao prender a geometria na posiçao de fechada e passa a ser um GF :D
 
VNT15 é um GV logo tens de colocar a geometria a funcionar com a pressao gerada pelo bicho senao está smepre aberta, ou entao prender a geometria na posiçao de fechada e passa a ser um GF :D

Afinal sempre se aprende alguma coisa neste forum...Ha uns meses atras, nesta altura estava eu a pensar, GV, GF que é isso, agora já sei:D:D vivó Forum:D
 
A geometria funciona por vacuo, logo sem alterar o turbo nao a pressao nao serve par o controlar.
Na teoria parece simples, na prática nao é nada.
Mas nao vou por isso de parte, posso sempre aproveitar a valvula de um de geometria fixa e tentar po-lo a trabalhar.

É um a ideia

Num SDI nao deveser dificil, tem electronica :(
Sem electronica é bem pior, ou entao nao lol
 
Last edited:
A geometria funciona por vacuo, logo sem alterar o turbo nao a pressao nao serve par o controlar.
Na teoria parece simples, na prática nao é nada.
Mas nao voupor isso de parte, posso sempre aproveitar a valvula de um de geometria fixa e tentar po-lo a trabalhar.

É um a ideia

Num SDI nao deveser dificil, tem electronica :(
Sem electronica é bem pior, ou entao nao lol

Quase 100% correcto excepto ser a electronica que controla 12V para a N75 electrovalvula de controlo da geometria que por sua vez controla a geometria com o vacuo, logo falta-te o potenciometro no acelerador para controlar mais valores de tensao que vao a centralina e por sua vez atraves do mapa colocar um valor de tensao na N75, upsssss acho que ja te confundi :(
Cumps
 
Ai os TDis eh eh eh , agora é só cabo usb e tá novo,

Não confundiste nada, se nao percebesse nada disto nem tocava no VNT, sei bem o que preciso para controlar aquilo direito.

Tenho de fazer uma centralina caseira pelos vistos
Pena nao ter mt tempo para isso
Parametros a medir
Posição do acelerador
Rotação do motor
Velucidade
Posição da embraiagem e do travão
Pressão maxima que kero que faça...........

Penso que é tudo
Depois é só integrar estes dados todos e por a N75 a trabalhar.
(esta é a ideia mais dificil) a minha original e que possivelmente vai ser feita, basta eu ter mais tempo :)
Agora nao sei se sabes mas à N75 nao são aplicados 12 voltes continuos, a tensão é aplicada aos pulsos


Ou entao vaiser tudo mecânico e nem preciso de N75 para nada,

Tem de trabalhar quase normal, nao quero ir na AE a 120 km/h numa boa e a pressao do turbo ir a 1bar

Feeeeerrrrrriiiiiiaaaaassssss!!!!!!!, era mesmo isso que euprecisava
 
Last edited:
Ai os TDis eh eh eh , agora é só cabo usb e tá novo,

Não confundiste nada, se nao percebesse nada disto nem tocava no VNT, sei bem o que preciso para controlar aquilo direito.

Tenho de fazer uma centralina caseira pelos vistos
Pena nao ter mt tempo para isso
Parametros a medir
Posição do acelerador
Rotação do motor
Velucidade
Posição da embraiagem e do travão
Pressão maxima que kero que faça...........

Penso que é tudo
Depois é só integrar estes dados todos e por a N75 a trabalhar.
(esta é a ideia mais dificil) a minha original e que possivelmente vai ser feita, basta eu ter mais tempo :)
Agora nao sei se sabes mas à N75 nao são aplicados 12 voltes continuos, a tensão é aplicada aos pulsos


Ou entao vaiser tudo mecânico e nem preciso de N75 para nada,

Tem de trabalhar quase normal, nao quero ir na AE a 120 km/h numa boa e a pressao do turbo ir a 1bar

Feeeeerrrrrriiiiiiaaaaassssss!!!!!!!, era mesmo isso que euprecisava

Não fica a 100% do work do vnt mas funcionar a geometria com a pressao gerada que é gradual nem é nada mal, é assim que as maltas dos corsa A e B se desenrasca e é melhor que andar a D :(
Abrç
 
Bem eu já nao ando a D à muito tempo, e este de TD já tem pouco eh eh eh, nao se desenrasca nada mal como está agora, a unica coisa que me queixo é mesmo a caixa ser mt curta, mas quanto a isso nao há mt a fazer.
Como isto é projecto para ir com calma pk eu nao tenho pressa, vou estudar bem o assunto e ver se alguem dá mais dicas, sei bem que o pessoal por aqui sabe mt mais, pena é que só sabem pedir quando precisam, dizer algo é que nada, mas nao faz mal, eu faço eh eh , nao há nada impossivel, apenas trabalhoso.
Se tiver de desenvolver electrónica, pois vai ser electronica, nada de especial, se a mecanica me satisfizer, deixo a electronica para mais tarde.
 
Projecto interessante.......

Camaleão, essa frase dos Corsas A e B andarem a adaptar estes turbos é que me confundiu todo..... Como é essa história?? Com estes turbos o motor fica mais interessante?? Que pressão é q consegues, mesmo com a GF?

Nota: tenho uma TD stock e a pressão do meu anda pelos 0.8.
 
Projecto interessante.......

Camaleão, essa frase dos Corsas A e B andarem a adaptar estes turbos é que me confundiu todo..... Como é essa história?? Com estes turbos o motor fica mais interessante?? Que pressão é q consegues, mesmo com a GF?

Nota: tenho uma TD stock e a pressão do meu anda pelos 0.8.

Nao sou do norte mas tenho lá amigos do club opel e sei que anda um corsa B com um vnt1749VB e Astra F TDS com um VNT20 :whistle:
Grande abrç
 
Projecto interessante.......

Camaleão, essa frase dos Corsas A e B andarem a adaptar estes turbos é que me confundiu todo..... Como é essa história?? Com estes turbos o motor fica mais interessante?? Que pressão é q consegues, mesmo com a GF?

Nota: tenho uma TD stock e a pressão do meu anda pelos 0.8.

De que ano é o teu corsa ? eu tive um de 99 e a pressão stock era 0.55. depois com uma pequena modificação passou para 0.8. com o catalisador off chegava aos 160 que era um instante.agora o turbo era de origem...sei com um trabalho na cabeça era possivel por o bicho nos 80 e picos cavalos, com outro turbo a coisa deve ser bem mais interessante.

Abraço
 
Ora bem, vantagens em por um VNT
Simples, como é um turbo de geometria variavel, significa que a baixa rotaçao a geometria funciona como se de um turbo pequeno se tratasse, isto é, começa a funcionar e a fazer pressao bastante cedo, a alta roração, a geometria abre e o VNT funciona como se de um turbo grande se tratasse, em altas nao é melhor que nenhum de geometria fixa de grande tamanho, agora em baixas faz toda a diferença.
Este tipo de comportamento e de prestação é impossivel de obter com um turbo de geometria fixa, se queres um bom turbo de geometria fixa para funcionar em baixas, (tem de ser um turbo pequeno), em altas ele perde folego "eficiencia" pois nao consegue abastecer o motor com ar suficiente, se queres um turbo de geometria fixa para funcionar em altas, ele simplesmente em baixas deixa de existir, pois a baixas rotações os gases de escape nao tem inercia nem força suficiente para o porem a rodar e daí o efeito "lag", isto é, se o turbo for grande carregas no acelerador e nao acontece nada, só passados 2 ou 3 segundos é que o motor ganha rotação sufuciente para o turbo cemeçar a encher e a dar sinais de si.
Com o VNT, este efeito quase que desaparece :)
Penso que consegui esclarecer.
Para quem nao perceber, diga que eu tento explicar melhor e até fazer um desenho
 
Last edited:
boas. eu sou 1 infiltrado do clube opel lol e sei desses casos dos corsas e dos astras c andam c vnts, e akilo pelos vistos fica mt bom.eu tenho 1 astra c o turbo d origem a fazer entre 1.4 e 1.8bar, mas axo q ta pa dar as ultimas c o tratamento q lhe dou e tou a espera q ele dê d si para trocar por 1 vnt...
actualmente c a afinaçao na bomba consigo ter mais ou menos 0.5 bar as 2100. isso ja eh mt bom para GF n eh???q axam??
eh pena q o pessoal q percebe de afinar geometrias podianos dar 1as pistas...
eu axo q 1a soluçao ah sucateiro era arranjar 1 vnt, e por-lo c a geometria 1 pouco fexada de maneira q ele entrasse + cedo, desde q fizesse pressao abaixo das 2000rpm ja era bom lol, e depois rezar q n faça nunca mais d 2 bar lolol:D:D:p

abraços
 
Boas,

Xaves13, acho que tá mesmo muito bom esse GF.... fazer essa pressão e não ir com os anjos, té mesmo muito bom.....

Zatarra, eu tenho uma seat ibiza TD não um corsa.... mas a pressão que o teu está a fazer é normal... o meu faz 0.8 pico e 0.6 estável...

Augusto, as vantagens são evidentes com um GV, mas com um GF não dá pra evoluir muito.. dái eu perguntar o que se podia fazer com um turbo GF para melhorar..

Abraços a todos...
 
Pois, com um GF, talvez a melhor solução seja tentar hibridar, de modo a nao perderes muito em baixas ou em altas, de resto nao há nada a fazer.
Se tens um GF pequeno, ganhas em baixas, perdes em altas, se tentas compensar em altas com um aumento de pressao, o mais certo é partir. Se pões um grande, perdes em baixas.
Tanto quanto sei, o que resulta melhor (melhor compromisso), mas nunca experimentei, é um dos turbos que equipavam o 1.6GTD, penso que o garrett T3, ou kkk k24, nao perdem muito em baixas e aguentam facilmente picos de 1.2b e constantes de 0,9b, que em altas já faz diferença.
 
interessante isso do 1.6GTD.....

tenho um colega meu q tem um golf II td e o turbo dele só está a disparar perto das 3000rpm... mas quando dispara, dispara....

o nosso 1.9TD é mais progressivo.....

pessoalmente gosto mais de turbos pequenos, logo mais pressão a baixa rotação, arranques melhores.... já arranquei com esse meu colega e até logo.... nada a haver... o golf fica logo para trás, pois é um 1.6 D até perto das 3000rpm, só depois é que vai lá......
 
Os IAC têm turbos bem grandes de geometria variável a funcionar em Corsa A, sem qq electrónica...

É uma questão de falares com eles!

Abraço
 
Pois, com um GF, talvez a melhor solução seja tentar hibridar, de modo a nao perderes muito em baixas ou em altas, de resto nao há nada a fazer.
Se tens um GF pequeno, ganhas em baixas, perdes em altas, se tentas compensar em altas com um aumento de pressao, o mais certo é partir. Se pões um grande, perdes em baixas.
Tanto quanto sei, o que resulta melhor (melhor compromisso), mas nunca experimentei, é um dos turbos que equipavam o 1.6GTD, penso que o garrett T3, ou kkk k24, nao perdem muito em baixas e aguentam facilmente picos de 1.2b e constantes de 0,9b, que em altas já faz diferença.

ha novidades???????????????
 
Back
Top