Vida útil do catalisador

Boas pessoal,

Alguém me sabe dizer qual a vida média de um catalisador automóvel?

Para o pessoal que já o removeu, poderiam indicar a quantos km o fizeram e qual o seu estado interior?

Obrigado.
 
Se colocares oleo a mais no motor dá cabo do catalizador.
Se estiver muito parado ainda pior... só sei que o do 6k a gasolina do meu pai deve ter durado uns 80k, 12/13 anos... é um carro que passava semanas seguidas parado na altura.
 
o meu ja tem 12anos e vai durar para sempre.
Agora a serio. Removi o meu com cerca de 90mil e ja estava bem tapadinho.

Mas ha quem os consiga limpar e ficam novos.
 
O meu está a chegar aos 300M km e ainda é o de origem. Estou a ponderar anular ou substituí-lo. Sei que nos diesel por norma a durabilidade é maior que nos carros a gasolina. Qual as vantagens/desvantagens de remove-lo num carro a diesel atmosférico?
 
Removeste o catalisador e então na inspeção os gases?

É como disse o martinssdi.
Aconselharam a remover por causa do turbo não levar tanto aquecimento.
Acho que quando aquilo entope é prejudicial para o turbo. Foi o que me disseram, não sei se é mesmo assim
 
No meu o catalisador foi "limpo" ou seja o interior é oco :D...
Colocaram um tubo a passar pelo interior para evitar que os gases se pudessem acumular dentro daquele "balão", contra apenas o som do turbo o assobio é demasiado audível (há quem goste), a favor concordo com o que foi dito porque também me disseram o mesmo baixa as temperaturas do turbo. Em relação ao IPO nunca tive qualquer problema.
 
No meu o catalisador foi "limpo" ou seja o interior é oco :D...
Colocaram um tubo a passar pelo interior para evitar que os gases se pudessem acumular dentro daquele "balão", contra apenas o som do turbo o assobio é demasiado audível (há quem goste), a favor concordo com o que foi dito porque também me disseram o mesmo baixa as temperaturas do turbo. Em relação ao IPO nunca tive qualquer problema.

Tubo normal ou perfurado? Já li num fórum estrangeiro que se o tubo for perfurado atenua um pouco o barulho.
 
Bom tópico martins!
O meu catalisador também é o de origem e já tem 320k kms
O que devo fazer?
Remover? Mandar limpar?
 
Tubo normal ou perfurado? Já li num fórum estrangeiro que se o tubo for perfurado atenua um pouco o barulho.

O tubo é normal, este assobio que eu refiro é mais evidente ao ralenti e em desaceleração. Ao ralenti foi fácil de resolver através da N75.
Nesse forum diziam perfurado como? Ou seja tipo coador :) ou bastaria uma meia dúzia de furos? Se isso realmente ajudasse a diminuir era capaz de o fazer..
 
Assim a andar normal tem um som diferente mas não dá muito nas vistas, se acelerares mais um bocadinho pronto faz um pouco mais. Mas tb acho que é derivado a ponteira.
Se fosse agora deixava stock. Mas tb não tenho termo de comparação porque fiz logo tudo.
 
Assim a andar normal tem um som diferente mas não dá muito nas vistas, se acelerares mais um bocadinho pronto faz um pouco mais. Mas tb acho que é derivado a ponteira.
Se fosse agora deixava stock. Mas tb não tenho termo de comparação porque fiz logo tudo.

O meu receio é que desse nas vistas (ouvidos no caso), tenho a ponteira também stock no caso a dupla ponteira FR. Se der posto aqui como ficou com o cat limpo + tubo e com a N75 ajustada para não fazer assobio ao ralenti.
 
Malta, com tantos kms, tirem os catalisadores, é discreto e só dá saúde. No caso de já estar bastante obstruído até fica mais soltinha a machine!
 
fica o video, aconselho o uso de phones para se perceber bem.
ao ralenti foi alterado para não ouvir o som característico dos tdi sem cat, de resto fica aquele assobio pelo qual não sou fanático!

[video]http://sendvid.com/9p2t5dk2[/video]
 
pesquisei mais um pouco sobre linha de escape e deparei-me com isto

7z7nU


VlaEJ



Muda algumas curvas uns PN e dá ideia que a panela final é mais pequena numa que na outra, mas o que me surpreende mais é o diâmetro e a panela do meio...isto é correcto?
Ambos ASZ, significa que podemos andar sem a panela do meio(para aqueles que a têm)?
 
Back
Top