Verdete / Musgo nas AEs portuguesas

Boas pessoal.. venho aqui falar de uma situação que cada vez tem sido mais evidente cá em PT, pelo menos na zona norte por onde ando mais..

Com este "mix" de chuva e sol, praticamente todos os dias as bermas e, também, partes das faixas juntas destas e, por vezes, faixas de rodagem inteiras, estão sempre cobertas de musgo/verdete..

Não só é uma situação perigosa pois pode provocar acidentes como pode também esses acidentes provocar a morte de alguém.. Esta situação é ainda piorada com os acessos e saídas das autoestradas, que são as que têm mais deste musgo, sendo que a grande maioria são em curvas extremamente apertadas..

Com este peso em cima a Brisa/Ascendi não faz nada? É todos os dias cada vez pior.. Em caso de acidente assumem? Supostamente sim.. Mas será que assumem mesmo?

É que um primo meu teve um acidente no início do ano passado na A41, junto à saída para a LIPOR. Tinha chovido um pouco, o piso estava um pouco molhado e, por causa de todos os camiões do lixo passarem naquela faixa da direita para descarregar na LIPOR, com aquela gordura toda + chuva, o resultado estava à vista.. todos os carros que faziam aquela curva, mesmo que abaixo dos limites, andavam de lado.. Chegado o "inspector" da Brisa, usou uma técnica científica para avaliar o tal estado escorregadio do piso: Raspa a bota no chão e diz "tá normal! foi da chuva, tinha de andar mais devagar".. Eu estive lá, juntamente com mais pessoas que viraram, e mesmo com essa técnica científica era claramente notório que na faixa da direita, parecia gosma.. ir a correr e tentar deslizar e lá iamos nós.. fazendo na segunda faixa, mal se tentava deslizar, prendia os pés..

Claro que o "técnico" estava apenas a fazer o seu trabalho, que, ao contrário de ser zelar por quem paga para andar nas estradas, é fazer a Ascendi não pagar por erros seus e ainda fazer as pessoas pagar pelos rails, etc..

Como tal, e como revoltado que estou, só posso dizer para terem cuidado com os novos relvados nas AEs, porque mesmo sendo "culpa" deles, vão de certeza fazer tudo para evitar indemnizações.. Só espero que, por causa disto, ninguém fique sériamente ferido/faleça..

Vergonha receberem monstruosidades pelos utentes, em contratos milionários com o governo, em que recebem caso cumpram ou não, e não terem um pingo de consciência..
 
Essa malta da ascendi quer é graveto, querem lá saber se a estrada tem musgo/verdete ou outra substancia qualquer escorregadia.
Querem é que a malta pague a scuts.
Todo o cuidado é pouco malta, há que redobrar os cuidados e boas viagens.
Ab
 
por acaso tambem tenho reparado nessa situação e é verdade, cada vez se nota mais .. eu uso mais a a4, a41, vri...essas zonas
 
Na A27 é igual, nas zonas onde apanha pouco sol ainda pior. De longe a longe vejo camiões a "sulfatar" a berma mas o efeito dura pouco tempo.

Enviado do meu GT-I8150 utilizando Tapatalk
 
Na A27 é igual, nas zonas onde apanha pouco sol ainda pior. De longe a longe vejo camiões a "sulfatar" a berma mas o efeito dura pouco tempo.

Enviado do meu GT-I8150 utilizando Tapatalk

Pelo menos na A41/A4 nunca vi fazerem nada.. cada dia está pior.. só melhora quando passam alguns dias sem chover.. vem uma choveirada fica logo tudo verde..
 
Pelo menos na A41/A4 nunca vi fazerem nada.. cada dia está pior.. só melhora quando passam alguns dias sem chover.. vem uma choveirada fica logo tudo verde..
na A4 depois de subir emersinde levas com asfalto raspado e é manter distancia ou levas com pedras no carro.
 
Até houve uns tempos que a faixa da esquerda na foto estava sempre com cortada por causa do musgo, era acidentes todos os dias.
Agora a faixa de saída da vci para a3 está igual, não sei se o motivo é o mesmo.
 
Até houve uns tempos que a faixa da esquerda na foto estava sempre com cortada por causa do musgo, era acidentes todos os dias.
Agora a faixa de saída da vci para a3 está igual, não sei se o motivo é o mesmo.

Sempre que chovia ou havia previsao era cortada a faixa da direita.
Acho que agora ja nao é cortada porque levou obras .
 
pois.. e se um gajo passa numa scut e esquecesse de pagar, eles têm carros de fiscalização e apreendem-nos o carro e somos criminosos por nos termos esquecido de pagar 20 centimos.. eles põem em risco milhares e milhares de vida e não se passa nada..
 
cá em baixo a m**** é a mesma. Não há obras, não fazem nada, é com cada susto e cada acidente que se apanha... Mas que querem? Estamos entregue a merdosos, a curruptos, bandidos, ladrões, fdp's (não sei mais nomes lhes chamar, mas são tudo e mais alguma coisa) que só querem estar no poleiro, receber milhões de €€€€ por mês e ficar sentados no quentinho em casa ou no gabinete e nada fazerem pelo país! Cada vez as estradas tão pior, obras e mais obras e no fim ficou na mesma ou pior.

Quem fala das estradas, fala de tudo, rails, junções das pontes, tudo tudo! Tá entregue à bicharada!
 
Para quem conhece cá em baixo na zona de Loures/Odivelas tem alguns exemplos, os cais aqui deixo, e para a malta do norte também ter noção que não é só aí em cima:
PS: Todas as imagens estão diferentes de como estão agora porque as imagens estão datadas de 2009, mas tudo será explicado.

1º sitio:
Saída da A8 em ponte de Frielas para a subida para o Túnel do Grilo
sqmx.jpg


Aqui, todos os anos há acidentes dia sim, dia não quando chove, culpa do chão (alcatrão ser uma m****) e também muitas vezes culpa de quem não sabe entrar numa estrada com 2 vias.

2º:
Ponte no fim da subida para o Tunel do Grilo, sentido Loures-Lisboa:
r3xa.jpg


Mesma coisa, entretanto foram feitas obras, foi alcatroado de novo, mas ressaltos e junções de alcatrão, para não falar de que quando chove é escorregadio como tudo!

continuando, 3º:
Saída túnel do Grilo, direcção Loures
loyn.jpg


Do outro lado da ponte (dá para ver a ponte na foto), nunca foi alcatroado de novo esta curva, e quem entra ali mais a abrir, é certo que vai parar aos rails, antes abria logo para 2 faixas, entretanto fecharam uma e só depois da curva é que abre a 2, mas antes era certo que havia sempre acidentes, e para quem conhece, sabe que é um pandemónio entrar aqui, hora de ponta e dias de chuva, os chicos-espertos que vêm de lá de trás e metem-se à frente de todos (comigo não têm sorte).

4º:
Descida Tunel do Grilo direcção Odivelas
h4t8.jpg


Aparentemente na imagem não parece nada perigoso, o problema não é da curva, mas sim da junção da ponte e do desnível que há logo a seguir.

3nia.jpg


Como vêm na imagem, há alcatrão reposto para fazer altura, mas está sempre a abater, houve obras de alargamento da auto-estrada, desta própria saída, mas alguém se lembrou de arranjar isto? É claro que não, continua na mesma...

5º e ultimo:
IC 17 sentido Odivelas-Algés/Benfica

zgo3.jpg


Quem conhece sabe perfeitamente onde isto fica. Esta zona logo a seguir à junção da ponte tem uma lomba. ao longo das 3 faixas de rodagem, o qual foi alcatroado por cima à coisa de 3/4 meses, mas no entanto, voltou a ganhar forma.


Isto são alguns dos pontos na zona de Lisboa, para não percorrer a 2ª circular toda, que anda em obras de alcatroamento agora, que tá uma miséria, e muitos muitos outros sítios.
 
Não vos tiro a razão, isto é extremamente perigoso, mas o que sugerem que seja feito?

Andarem a raspar o chão sempre que chove? É que não me parece ser um problema de resolução fácil
 
Não vos tiro a razão, isto é extremamente perigoso, mas o que sugerem que seja feito?

Andarem a raspar o chão sempre que chove? É que não me parece ser um problema de resolução fácil

Algum tipo de químico que impeça a formação desse musgo, metam trabalhadores a limpar, placas de alerta etc. Isso nem é responsabilidade nossa, se eu pago tenho de andar numa estrada minimamente segura e sinalizada. Se a via não tem condições, fechem-na.
 
Algum tipo de químico que impeça a formação desse musgo, metam trabalhadores a limpar, placas de alerta etc. Isso nem é responsabilidade nossa, se eu pago tenho de andar numa estrada minimamente segura e sinalizada. Se a via não tem condições, fechem-na.

Exactamente! Não somos nós que temos de saber o que fazer.. E ainda a pc disseram aqui que noutras zonas fazem tratamento.. Não dura muito mas resulta.. E se pagamos, se aquilo se forma sempre que chova, só têm é que tratar sempre que chova, colocar alertas, etc.. Pagamos por alguma coisa!

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Essas concessionárias juntamente com o atual governo e o anterior são a pior combinação em termos de conservação de estradas, andaram a gastar €€€€ em AE's desnecessárias em vez de melhorar as já existentes e reabilitar as nacionais, se não sabem o que fazer que copiem por outros países, como por ex, aqui nas curvas perigosas existem avisos e piso anti-derrapante vermelho, o único contra é que os pneus fazem mais ruído, mas é sempre preferível a segurança:

2m65xyd.jpg
 
Exactamente! Não somos nós que temos de saber o que fazer.. E ainda a pc disseram aqui que noutras zonas fazem tratamento.. Não dura muito mas resulta.. E se pagamos, se aquilo se forma sempre que chova, só têm é que tratar sempre que chova, colocar alertas, etc.. Pagamos por alguma coisa!

Sent from my HTC One using Tapatalk

Não faltam aí reclusos e gente a ganhar rendimentos minimos sem querer fazer um ******* da vida!ponham nos a trabalhar mas é!país de treta pá

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Back
Top