Ventoinhas e liquido radiador

PedroSouza

Sócio ibizaClubPT
Sócio ibizaClubPT
Boas pessoal.

Ando com um acontecimento estranho na minha 6k2 90.

Acontece que o nivel liquido do radiador está sempre a baixar, em coisa de 2, 3 semanas, fica quase vazio.

Outro problema que tenho, são as ventoinhas do radiador que não estão a funcionar.

Será que, por causa das ventoinhas não funcionarem, o liquido fica tão quente que evapora?

Ou haverá outro problema por trás disto?

No inicio do mês já trato das ventoinhas.

Desde já, obrigado por qualquer ajuda que possam dar.

Abraço
 
n me parece que seija isso, ja tentas te ligar a ventoinha direto a bateria a ver se trabalha? quanto ao liquido, tem que haver fuga, aonde e que vais ter que andar a dar com o gato, se tivers garagem mete um cartao no chao durante a noite, se pingar vais ver mais ou menos a localizaçao dela
 
n me parece que seija isso, ja tentas te ligar a ventoinha direto a bateria a ver se trabalha? quanto ao liquido, tem que haver fuga, aonde e que vais ter que andar a dar com o gato, se tivers garagem mete um cartao no chao durante a noite, se pingar vais ver mais ou menos a localizaçao dela

Já estive num mecânico e ele verificou que elas funcionam, o problema é que não chega electricidade á ficha que as liga, deve ser um trabalho básico para um electricista.

Eu tambem acredito que seja fuga, mas não imagino por onde.

Junta da colaça lixada, não te parece pois não?
 
Já estive num mecânico e ele verificou que elas funcionam, o problema é que não chega electricidade á ficha que as liga, deve ser um trabalho básico para um electricista.

Eu tambem acredito que seja fuga, mas não imagino por onde.

Junta da colaça lixada, não te parece pois não?

ve o nivel de oleo, se tiver subido bastante pode ser, e quando metes g12 fica limpo, ou comeca aparecer meio gorduroso de oleo?
 
liquido de radiador, anti congelante recomendado para motores vw, o que e o nosso caso, no vaso onde poes o liquido diz te la G12
 
liquido de radiador, anti congelante recomendado para motores vw, o que e o nosso caso, no vaso onde poes o liquido diz te la G12

Certo amigo, ainda á pouco comprei isso, não me lembrei...

Mantem-se limpo.

Ainda hoje acrescentei, mas já não pude colocar ao máximo, pois tenho de comprar mais
 
Pessoal, desenterro este tópico porque tenho dúvidas sobre uma situação.

Tipo, o problema do liquido desaparecer está encontrado.

Quando troquei o termóstato, vi que o O-ring estava completamente desfeito, e quando o circuito ganhava mais pressão, lá se ia a água toda.

Trocando o termóstato e o O-ring, tudo ficou direitinho em relação ao problema de desaparecimento da água.

Mas agora tenho uma dúvida.

Quando a temperatura chega aos 90, as ventoinhas não deviam disparar logo?

Quando troquei o termóstato, estive a acelerar o carro, e a temperatura lá subiu até aos 90, mas até as ventoinhas ligarem demorou uns 10 minutos.

Não deviam ligar logo?

Ajuda precisa-se ;)
 
Pessoal, desenterro este tópico porque tenho dúvidas sobre uma situação.

Tipo, o problema do liquido desaparecer está encontrado.

Quando troquei o termóstato, vi que o O-ring estava completamente desfeito, e quando o circuito ganhava mais pressão, lá se ia a água toda.

Trocando o termóstato e o O-ring, tudo ficou direitinho em relação ao problema de desaparecimento da água.

Mas agora tenho uma dúvida.

Quando a temperatura chega aos 90, as ventoinhas não deviam disparar logo?

Quando troquei o termóstato, estive a acelerar o carro, e a temperatura lá subiu até aos 90, mas até as ventoinhas ligarem demorou uns 10 minutos.

Não deviam ligar logo?

Ajuda precisa-se ;)

O termóstato que puseste foi de origem ou de marca branca?
 
Concorrência amigo, porquê?

Troquei-o porque o anterior devia estar sempre aberto, pois a temperatura não subia, estivessem 10 ou 30 graus.

Talvez seja daí o facto do termóstato ser da concorrência demorar mais tempo a actuar e fazer as ventoinhas tambem trabalharem mais tarde.
O termóstato de origem provavelmente estará calibrado para disparar mesmo aos 90º.
 
Fica descansado com as ventoinhas. Elas raramente se ligam. No meu carro nunca vi a ventoinha ligada, nem mesmo em grandes viagens. O que te aconteceu com o termostato é frequente nos 6K2. Eu já mudei 2 no meu carro com os mesmos sintomas. Morrem abertos. É preocupante se a temperatura subir dos 90ºC e as ventoinhas não funcionarem, porque aí sim, têm de actuar.
 
Apoio o que o Martins disse. O meu sdi, tambem nunca vi as ventoinhas a trabalhar. Só mesmo com o teste que realizaste...carro parado e acelerando. Acho que os nossos carros tem um bom sistema de arrefecimento, isto é, em andamento não precisam de ligar as ventoinhas, nem depois de uma viagem grande!
 
Talvez seja daí o facto do termóstato ser da concorrência demorar mais tempo a actuar e fazer as ventoinhas tambem trabalharem mais tarde.
O termóstato de origem provavelmente estará calibrado para disparar mesmo aos 90º.

Penso que o problema não seja esse.

Com o termostato usado, uma vezpuxie-o o carro a sério e a temperatura la subiu até aos 90 e as ventoinhas não ligaram na mesma.

Parece que émesmo feitio ;)

Fica descansado com as ventoinhas. Elas raramente se ligam. No meu carro nunca vi a ventoinha ligada, nem mesmo em grandes viagens. O que te aconteceu com o termostato é frequente nos 6K2. Eu já mudei 2 no meu carro com os mesmos sintomas. Morrem abertos. É preocupante se a temperatura subir dos 90ºC e as ventoinhas não funcionarem, porque aí sim, têm de actuar.

Se assim é, já fico mais descansado amigo Martins.

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Apoio o que o Martins disse. O meu sdi, tambem nunca vi as ventoinhas a trabalhar. Só mesmo com o teste que realizaste...carro parado e acelerando. Acho que os nossos carros tem um bom sistema de arrefecimento, isto é, em andamento não precisam de ligar as ventoinhas, nem depois de uma viagem grande!

È mesmo verdade ;)

Tambem já reparei nisso.

Obrigado ;)
 
Vê se não tens fuga no corpo do termostato ou no tubo de retorno ao vaso, tenho um amigo que tinha o tubo de retorno com um rasgo e o anticongelante saía por ali, ficando à vista no plástico...
 
Pessoal, desenterro este tópico porque tenho dúvidas sobre uma situação.

Tipo, o problema do liquido desaparecer está encontrado.

Quando troquei o termóstato, vi que o O-ring estava completamente desfeito, e quando o circuito ganhava mais pressão, lá se ia a água toda.

Trocando o termóstato e o O-ring, tudo ficou direitinho em relação ao problema de desaparecimento da água.

Mas agora tenho uma dúvida.

Quando a temperatura chega aos 90, as ventoinhas não deviam disparar logo?

Quando troquei o termóstato, estive a acelerar o carro, e a temperatura lá subiu até aos 90, mas até as ventoinhas ligarem demorou uns 10 minutos.

Não deviam ligar logo?

Ajuda precisa-se ;)

Não! Tens uma vavula no radiador que diz quando elas ligam. deve ser prai quando chega aos 100ºC, ;)
 
Boas,

O termoestato não faz com que as ventoinhas trabalhem! Este serve apenas para abrir e fechar a água do bloco, para manter a temperatura certa de funcionamento, porque com ele aberto o motor raramente atingiria a temperatura ideal de funcionamento, que é o que acontece quando o termoestato está avariado. O que acciona as ventoinhas é como já foi dito uma outra válvula que geralmente está no radiador.

O facto de elas não ligarem quando chega o ponteiro aos 90 é normal! Tenho cá um 1.4 tdi de 90 (este não tem ponteiro mas é raro as ventoinhas ligararem a menos que lige o AC) 1.9 tdi de 90, um de 110 e um 2.0Tdi de 140 e todos são assim! Podes estar descansado!

Cumps
 
Não! Tens uma vavula no radiador que diz quando elas ligam. deve ser prai quando chega aos 100ºC, ;)

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Boas,

O termoestato não faz com que as ventoinhas trabalhem! Este serve apenas para abrir e fechar a água do bloco, para manter a temperatura certa de funcionamento, porque com ele aberto o motor raramente atingiria a temperatura ideal de funcionamento, que é o que acontece quando o termoestato está avariado. O que acciona as ventoinhas é como já foi dito uma outra válvula que geralmente está no radiador.

O facto de elas não ligarem quando chega o ponteiro aos 90 é normal! Tenho cá um 1.4 tdi de 90 (este não tem ponteiro mas é raro as ventoinhas ligararem a menos que lige o AC) 1.9 tdi de 90, um de 110 e um 2.0Tdi de 140 e todos são assim! Podes estar descansado!

Cumps

Sim, já estou mais decansado.

Obrigado pela ajuda ;)
 
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