Velocidade ponta

pessoal uma duvida:
FR de 2005 van, 100600km
egr desligada, sem catalisador, ambas as alteraçoes fui eu que as fiz diziam que perdia ponta sem catalisador, sera? em baixas ta excelente mas parece me que perdi ponta sera?
deposito bem cheio pneus novos, 205km/h a subir 205km/h, 210km/h em recta, e 220 a descer é normal ? nao devia ser mais um bocadito mais de resto esta completamente de origem...parece me que antes chegava aos 230 a descer...
opinioes aceitam se...obrigado
a questao fundamental é se esta dentro do normal....

cumps a todos!
 
Last edited:
nao, esta tudo de origem 205/45 r 16...a tua opiniao esta lentinho?
ou ta detro do normal para este modelo?
podera ter a ver por nao ter miolo do cat?
 
Last edited:
sim eu com o meu de origem tambem nao passava dos 215km/h com jante 17".

Só nao entendo é o porque de se tirar o miolo do catalizador e desligar a EGR num carro que está de origem...mas tambem nao tenho que entender lol
 
Tu és desportista de alta competição ?

Se não fores, não gostas de te manter em forma ? É a mesma coisa...
 
a egr apenas porque ja limpei alguns colectores e o ultimo fiquei mesmo impressionado no de 110cv ibiza a entrada do colector cabia um dedo...o catalisador...pela logica deve prolongar a saude do turbo...apenas isso desde ja agradeço a todos que deram a sua opiniao,obrigado


cumps a todos,obrg!!:)
 
Boas,
Valores normais.. O meu de origem tb era mais ou menos igual.. Mas n dava tanto a subir.. lol:)

Cumps
 
Como atleta de alta competição tenho que ter uma preparaçao para aguentar e atingir alguns fins e usar como meios recursos que nao me sao necessários para os objectivos pretendidos é desconfortavel na medida em que quem paga com isso tudo é o Meio Ambiente.

Nao sou ambientalista, aliás eu ate tenho um ibiza algo poluente :p, mas temos que ver as coisas pela lógica:
- os automoveis sao estudados e idealizados para determinados padroes de fiabilidade / durabilidade cumprindo X e Y normas. Eles se os soubermos estimar e dar o devido uso fazem-nos 300 mil km´s sem problemas e ainda muitos mais, visto que eu ando de taxi todas as semanas e vejo-os com quase 1 milhão de km´s;

- depois ha que ter em conta que se a viatura em questao nao tem como fim o incremento de cavalagem entao porque motivo se ha-de remover algo que até ao fim ao cabo nao lhe faz tanta diferença estar la?

- temos que ver que hoje em dia ja há carros com FAP nas competições e nao devemos levar ao limite alguns assuntos, mas devemos sim ser ponderados.


So para terminar, tive um clio 1.5dci de 85cv´s que teve 110cv´s e nunca lhe eliminei EGR nem CAT e nunca tive problemas e esfregas levava ele!!!:)

cps
 
Boas,

Tinhamos conversa para uma tarde se fossemos por ai.

Ponto primeiro :

- O Catalizador um "periférico" que limita bastante o fluxo de saida dos gases de escape, criando o efeito de backpreassure que se por um lado tira rendimento em baixa rotação por outro até é capaz de surtir algum efeito ( embora que relativo ) nos regimes altos do motor. Mas este até nem é o problema, num carro "stock" a diferença não é assim tanta já que como dizes está tudo estudado para o efeito. Na minha humilde opinião o maior problema do catalizador estar no sitio é as temperaturas que este proporciona a orgãos sensiveis, como o turbo. Podes reduzir até 300º com a simples remoção do catalizador em alguns casos.

Tens o caso dos Lagunas 1.9 DCI que rachavam os colectores / partiam em certa parte por terem o catalizador a menos de 5cm da saida de escape. Fazia temperaturas malucas aquilo... e tu dizes-me... foi estudado ! Foi, mas partia !

Disseste a certa altura que os carros das competições ( WTCC e 24 Lemans , por exemplo ) têm FAP. Sabes porquê ? Em principal porque o regulamento não permite que os carros mandem fumo, e foi a unica forma que se arranjou de o fazer. Acredita é que uma FAP de um carro destes, pode custar mais do que o meu e o teu carro juntos ;)

- Quanto á EGR nem há discussão possivel. Desmonta a tua, vê como está e diz-me se achas saudavel. Eu não acho!

Um abraço!
 
:)

Ora lá está!!! Pode reduzir as temperaturas até 300º, mas nunca num carro stock embora saiba que pode reduzir em qualquer coisa a temperatura.

Tambem sei que essas FAP´s custam um mundo e o outro mas tambem temos que ver que sao caras porque o carro tem potencias elevadissimas. Uma FAP normal pode custar 300€´s +/- e neste caso até nem é necessário, porque o "regulamento" para este carro nao exigia a aplicação de um até a data de fim de produçao do mesmo;)

Tambem sei e tive conhecimento dos problemas desses lagunas, mas tal como tambem soubeste foi um problema que foi resolvido com a adopção de turbos maiores, portanto implica sempre que tenha uma maior resistência.

Neste caso o modelo 6L já está mais que testado e toda a gente sabe que a margem de fiabilidade está muito além dos 130cv´s anunciados de origem, portanto eu se tivesse que manter o meu carro original, em caso algum lhe iria tirar algo que é desnecessário.

Pensem comigo...as linhas de escape Milltek existem à venda com catalizador e FAP e no entanto sao de competiçao e para este modelo ( 6L ) rondam os 600€´s.

Quanto custa uma linha de origem do 6L na marca se a formos la comprar? Afinal de contas para se ter algo melhor, nao é necessário prejudicar necessariamente o meio ambiente!!!

Atençao, volto a referir...nao sou ambientalista, mas concordo tambem que as coisas tenham que ser pensadas antes de se fazer.

Rachar colectores sao problemas para os Fiat´s...nos VAG´s nao é o nosso mal;)

Abraço
 
Tou a gostar amigo, conversas saudáveis dão gosto!

Em relação aos '300º' foi um numero ao calhas, porque bastam mais 10mg/tr para influênciar as temperaturas de gases de escape. Eu sempre apostei na fiabilidade, logo se posso ter o Oleo mais fresco e com maior indice de viscosidade porque é que não o farei ? É que o catalizador ao aquecer a parte quente do turbo, aquece também o oleo que lá passa, como sabes. Se podemos ter tudo mais fresquinho, causando ainda menos gases que um carro semelhante a gasolina... será que estamos a causar assim tanto mal ao ambiente?

Um turbo maior, não tem necessáriamente maior resistência. Consegue é ter mais caudal comparativamente a um turbo mais pequeno á mesma pressão... e no caso dos lagunas também estava projectado circularem com um turbo pequeno. Mais tarde é que se aperceberam que naõ era a melhor solução. Quanto á EGR + CAT não há nada a fazer, são normas europeias... e a multa não deve ser pouca. eheh!

Quanto aos Escapes Miltek... a resposta é simples. Têm aprovação TuV, logo têm que cumprir as normas. Uma marca como a miltek tem que ter alternativas para quem quer uma linha mais agressiva, mas que queira continuar a circular descansado, caso contrário vão a uma casa de escapes e qualquer uma faz o serviço por 1/4 do valor que ai referiste. Na Seat custa quase mais que o carro. Quanto custa um farol de Xenon na Seat ? Práticamente o dobro do que damos aqui no fórum, por exemplo...

Eu concordo contigo num ponto, as coisas têm que ser pensadas. Não se tira, só porque se tira. Mas as duas coisas que tamos a discutir são passiveis de se tirarem sem problema nenhum ! eheh !

Ainda ontém tive com um amigo, que tem um 6L PD130, que em tempos teve o colector rachado, resultado das temps vs catalizador ;)

Cumpts
 
:) eu tambem só estou a responder porque sei que ha alguem envolvido na historia que me sabe responder de modo a tirar algumas dúvidas ;)

Já te conheço pelos teus posts :p

Entao mas repara no seguinte:
- Se o objectivo é diminuir a temperatura do fluxo de óleo, entao porque não adoptar um radiador a oleo?!

Vendem-se baratos no forum e ja toda a gente sabe como hao-de ser montados!!! Para alem disso um radiador custa apenas 30€´s de 8 linhas e a remoçao do miolo do catalizador fica normalmente por 50€´s correndo o risco de nao ficar bem feito!!!

Va...fala lá o resto...esse teu amigo do 6L que rachou os colectores que uso é que dava ao carro? quantos cavalos tem a mais?

Os colectores dos tdi´s aguentam temperaturas loucas...nao nos podemos esquecer que os 22´s montados em muitos ibizas usam colectores dos tdi´s 90, certo?

Eu coloquei esta questao, porque hoje em dia é tao banal andar na boca das pessoas "vou tirar o catalizador" que chego a perguntar-me se alguma vez pensaram e equacionaram outras formas e medidas que nao tivessem fins tao drasticos!!!

Cps
 
Pedro,só um aparte,no meu caso tenho um PD 100,ja conta com repro vc power,elevando para os 132cv,retirar o cat sera bom? visto que de tudo o resto ser stock,e para mim fiabilidade acima de tudo....a embraegem ja patina,reforçar?tenho tb alguem que me vende uma em bom estado da PD130sport,que aconselhas?ja ha muito que queria falar contigo mas nao tenho tempo...o turbo acho que acusou um stress qualquer...talvez uma fugazita,tb tenho um da PD130sport em bom estado em vias de negociaçao,e nao quero ir muito mais alem...160cv fiaveis é o k quero:)

um abraço e bom topico sim senhor;)
 
Os colectores dos tdi´s aguentam temperaturas loucas...nao nos podemos esquecer que os 22´s montados em muitos ibizas usam colectores dos tdi´s 90, certo?

Os 22 têm turbinas maiores que os turbos de origem dos 1.9 TDI, logo menor EMP (exhaust manifold pressure) e EGT (exhaust gas temperature). Assim sendo, mais cedo partes um colector de origem com turbo de origem e algum gasóleo extra do que com um 22 também com carga.
 
Last edited:
Os 22 têm turbinas maiores que os turbos de origem dos 1.9 TDI logo, menor EMP (exhaust manifold pressure) e EGT (exhaust gas temperature). Assim sendo, mais cedo partes um colector de origem com algum gasóleo extra do que com um 22.

:)

Obrigado CAP pela resposta :)

Sendo assim continuo entao a apostar na adopçao de um radiador a oleo do que na eliminaçao de catalizador de modo a se baixar as temperaturas mais elevadas de oleo.

De qualquer das formas, acho que por este andar da carruagem estamos a planear transformar os nossos FR´s em verdadeiros 190d´s eh eh
 
Pedro,só um aparte,no meu caso tenho um PD 100,ja conta com repro vc power,elevando para os 132cv,retirar o cat sera bom? visto que de tudo o resto ser stock,e para mim fiabilidade acima de tudo....a embraegem ja patina,reforçar?tenho tb alguem que me vende uma em bom estado da PD130sport,que aconselhas?ja ha muito que queria falar contigo mas nao tenho tempo...o turbo acho que acusou um stress qualquer...talvez uma fugazita,tb tenho um da PD130sport em bom estado em vias de negociaçao,e nao quero ir muito mais alem...160cv fiaveis é o k quero:)

um abraço e bom topico sim senhor;)

Lá está...no teu caso que tens pinipons a mais acho sempre proveitoso retirar-se o catalizador a menos que:
- nao uses com regularidade a potencia a mais incrementada, sendo que és uma pessoa calma a conduzir e em dias de calor nao apertas com o carro;
- tens que ter em conta que o calor do asfalto e sempre superior ao do meio ambiente, portanto há que ter em conta que 20º celsius pode sempre significar 30º de calor emitido pelo asfalto, portanto tens que andar dentro dos limites, coisa que nao creio que seja possivel
 
Back
Top