velas de incandescencia partidas

devido a pegar um bocado mal e dpois d testar algumas coisas antes das velas, hoje tirei fora as 4 velas de incandescencia da minha 1.9D para testá-las e kual o meu espanto kuando reparei k tinha 2 velas com a resistencia partida:-o:? na altura pensei k tinham partido a tirar mas kuando puz um arame lá para dentro era só carvão mas resistencias nem sinal delas. mesmo assim montei as duas velas boas no sitio delas, desliguei o fusivel da bomba injectora, dei à chave para ver se saiam as resistencias pelos buracos com a compressão e nada, só saia mm compressao. comprei logo 4 velas novas e montei-as, sp com medo k as resistencias das velhas tivessem caido para os pistons e kuando fosse a pegar me furassem os pistons e lá ia um motor à vida:?:mad: dpois de tanto pedir k as resistencias nao tivessem nos pistons, lá puz o fusivel da bomba, rodei a chave e pegou logo. dei uma volta para me certificar e o trabalhar do motor era igual ao k tinha antes, apenas a batida da bomba injectora.
mto provavelmente as velas ja tinham partido as resistencias há um tempo e já sairam pelo escape.
o k provoca partir lgo duas resistencias das velas? será k não irei ter danos colaterais? este motor puxa bem e não perde compressão pela vareta, mas já não sei nada...
 
Nos primeiros 1.6 td e 1.9td e D ouve casos de as velas derreterem por causa do rele ficar preso(sempre a enviar corrente) e depois picavam os pistons e cabeça, no extremo até saltavam as "turbulençias" devido ao aquecimento!

Agora no teu caso pode ter simplesmente terem sido comidas ao longo de varios kms e assim nao ouvires nada e nem o motor sentir nada! Agora quando poderes verifica se está tudo bem com a parte electrica do circuito de pre-aquecimento...e um dia caso abras o motor verifica bem o estado das camaras de combustao!
 
Nos primeiros 1.6 td e 1.9td e D ouve casos de as velas derreterem por causa do rele ficar preso(sempre a enviar corrente) e depois picavam os pistons e cabeça, no extremo até saltavam as "turbulençias" devido ao aquecimento!

Agora no teu caso pode ter simplesmente terem sido comidas ao longo de varios kms e assim nao ouvires nada e nem o motor sentir nada! Agora quando poderes verifica se está tudo bem com a parte electrica do circuito de pre-aquecimento...e um dia caso abras o motor verifica bem o estado das camaras de combustao!
o meu deve ser desses primeiros 1.9D :rir:
obrigado pelas dicas
cumps
 
também tive um problema assim semelhante... e a mim foi mesmo o relé 109 que se passou... e de vez em quando ficava a mandar corrente continuamente pras velas... assim nao parti duas, mas sim as 4.... e fiquei a pé8) pois nunca mais pegou...
mais tarde quando abri o motor (um dos meus AAZ que deram problemas) não havia quaisquer danos visíveis nos pistons nem válvulas... por isso n te preocupes...
toma atenção ao relé 109... se não estar a ficar doente...
(eu no meu carro adicionei um led ligado ao circuito das velas, assim sei sempre quando estão ligadas, e se algum dia o relé voltar a colar... vou saber, pois o led não vai apagar... e assim poderei acudir a tempo de salvar as velas8) )
 
Professor, explica-me isso da compressao sair pela vareta :oops: É que quando estava em braga estava la uma SDI que estava com esse problema e como gosto de saber mais coisas, quais sao os sintomas/origem desse problema?
 
Professor, explica-me isso da compressao sair pela vareta :oops: É que quando estava em braga estava la uma SDI que estava com esse problema e como gosto de saber mais coisas, quais sao os sintomas/origem desse problema?

Esse problema pode ser causado por 2 coisas...
ou o tubo de respiro dos gazes do carter entupido... (é raro mas acontece)
ou sgmetos nas lonas ( o mais comum e mais grave...)
8)
 
pois se esse rele cola ou prende fica as velas a aquecer ete derreter

eu quando tiver 1 tempinho tambem tenho k ver as minhas pois com o problema k tive no rele e canhao de ignicao pode ter provocado algum estrago nas velas tambem
 
também tive um problema assim semelhante... e a mim foi mesmo o relé 109 que se passou... e de vez em quando ficava a mandar corrente continuamente pras velas... assim nao parti duas, mas sim as 4.... e fiquei a pé8) pois nunca mais pegou...
mais tarde quando abri o motor (um dos meus AAZ que deram problemas) não havia quaisquer danos visíveis nos pistons nem válvulas... por isso n te preocupes...
toma atenção ao relé 109... se não estar a ficar doente...
(eu no meu carro adicionei um led ligado ao circuito das velas, assim sei sempre quando estão ligadas, e se algum dia o relé voltar a colar... vou saber, pois o led não vai apagar... e assim poderei acudir a tempo de salvar as velas8) )
obrigado pela dica, vou fazer isso:)
 
Professor, explica-me isso da compressao sair pela vareta :oops: É que quando estava em braga estava la uma SDI que estava com esse problema e como gosto de saber mais coisas, quais sao os sintomas/origem desse problema?
só vi ag e o casaleiro já se xegou à frente:cool:
 
as velas partidas ainda andam aki por casa:
img053q.jpg
 
Back
Top