Valores de MAF

Boas,
Hj fui à Seat e disseram-me k os valores da MAF são bastante superiores ao normal, por volta dos mil e pico (1050 e tal)...
Sendo o normal mais baixo esta MAF anda marada?
Ou é normal?
O carro tá com repro?
Tem influência?
Alguém me pode dizer os valores normais e se esta MAF tá boa ou valores altos tb influenciam na performance?
Dêem lá umas dicas...
Abraços
 
Lord_Imhotep disse:
Boas,
Hj fui à Seat e disseram-me k os valores da MAF são bastante superiores ao normal, por volta dos mil e pico (1050 e tal)...
Sendo o normal mais baixo esta MAF anda marada?
Ou é normal?
O carro tá com repro?
Tem influência?
Alguém me pode dizer os valores normais e se esta MAF tá boa ou valores altos tb influenciam na performance?
Dêem lá umas dicas...
Abraços

se eu conseguisse entender o teu discurso...

de qq maneira se for para um tdi 90/110 a maf pede 850mg/R, se estiver acima está boa
 
Oi,

No modulo "engine", vai-se a "measuring blocks" e e escolhe-se o módulo
3 se n me engano ( se n fôr tem que ser um que diga o valor da rotação MAF Specified e MAF Actual)

O valor de "MAF Actual" com ou sem repro pra um TDI 130 tem que andar entre 1050-1200 entre as 2500 - 3000rpm pra ela estar a 100%.

Nos TDI 110 o valor pode estar um pouco + abaixo mas nunca menos que 900.

Alem disso e pelo que conheço as MAFS novas que vêm nos motores PD não têm dado
praticamente problemas nenhuns por isso aconselho a quem tiver motores 110 e 90 a trocar por estas que fica melhor em performances e dificilmente vão ter + problemas. (O aspecto
delas é praticamente igual mas as novas não têm o filamento exterior e têm o "nariz" mais arrebitado).

Outra coisa: os filtros de ar "especiais de corrida" daqueles que são empregnados em óleo não
dão saúde nenhuma às MAFS, eu aconselho os de origem em papel e quanto + vezes forem mudados melhor.

Abraço
 
Last edited:
''O valor de "MAF Actual" com ou sem repro pra um TDI 130 tem que andar entre 1050-1200 entre as 2500 - 3000rpm pra ela estar a 100%.''

Ou não

1200 com pressão de origem???

Não me parece
 
Olha que estás enganado Blue_Tdi, em certos casos se o carro fôr medido numa subida o valor de pico pode passar um pouco os 1200 falo por experiência propria e se quiseres posso postar aki um log do vag-com a comprovar isso, mas tudo bem não quero começar por aki aquelas discussões do costume por meia dúzia de couves que n levam a nada ...:cool:
 
obrigado Nuno_VT e mesmo assim ;mas aquilo deve ser medido como??ao relanti ou em andamento??:rolleyes:
 
r19 disse:
obrigado Nuno_VT e mesmo assim ;mas aquilo deve ser medido como??ao relanti ou em andamento??:rolleyes:

Em andamento, pisas 4ª das 1500rpms ate as 4000rpm e ves os valores que vai dando, devem ser superiores a 850mgr.

Cumps
 
Lord_Imhotep disse:
Boas,
Hj fui à Seat e disseram-me k os valores da MAF são bastante superiores ao normal, por volta dos mil e pico (1050 e tal)...
Sendo o normal mais baixo esta MAF anda marada?
Ou é normal?
O carro tá com repro?
Tem influência?
Alguém me pode dizer os valores normais e se esta MAF tá boa ou valores altos tb influenciam na performance?
Dêem lá umas dicas...
Abraços

Boas.

eu tinha a maf marada, como comprovei num teste de potencia, e na seat mediram-me mais do que uma vez e diziam que estava boa, porque dava valores maximos acima de 850, mas o que eles se esqueceram foi de medir em andamento e em esforço, mediam sempre com o carro parado.
No entanto emprestaram-me uma maf, fui novamente ao banco de potência e já deu os valores normais.

O melhor que tens a fazer é ir a um banco de potência, fazes um teste com a tua maf, e logo de seguida com uma maf que saibas que está boa, e vês se há diferenças.

Cumps
 
boas,
desculpem estar a desenterrar este post mas não vi necessidade de abrir outro.
Então é o seginte tenho uma ibiza tdi 90cv 6k3 e tenho a maf a berrar, já testei com vag-com e debita, no maximo, cerca de 600mgr. A minha duvida é que maf meter agora? já vi o pessoal a falar das do tdi 130 mas isso encaixa lá direito? dá para ligar sem alterações?
 
boas,
desculpem estar a desenterrar este post mas não vi necessidade de abrir outro.
Então é o seginte tenho uma ibiza tdi 90cv 6k3 e tenho a maf a berrar, já testei com vag-com e debita, no maximo, cerca de 600mgr. A minha duvida é que maf meter agora? já vi o pessoal a falar das do tdi 130 mas isso encaixa lá direito? dá para ligar sem alterações?

Tenho uma de 130 para vender por €75 nova a estrear.
 
maf

pessoal, façam um furo d 2 ou 3 mm no plastico por detrás do sensor e nunca + terão problemas d maf´s.
qdo o meu ia levar a 4a maf, fiz isso e nunca + deu probs.
Basta mantê-la limpa
ja vai c 30000kms depois disso.

hasta

ps - só dá nas bosch
 
Last edited:
pessoal, façam um furo d 2 ou 3 mm no plastico por detrás do sensor e nunca + terão problemas d maf´s.
qdo o meu ia levar a 4a maf, fiz isso e nunca + deu probs.
Basta mantê-la limpa
ja vai c 30000kms depois disso.

hasta

ps - só dá nas bosch


hahahhaha ... furo por detras do sensor ?! e nao entra poeira....
nao dá cabo da maf dás cabo do turbo ... que é bem mais caro!

30000 km com a mesma maf ..bolas isso é mesmo muito tempo!

ps: as minhas duas só duraram 150000 cada uma ;)
 
maf

lololololollololololol...!!!
?????


axas q e por causa d um furo d 2 mm q entra poeira no turbo????

O k é k tem uma coisa a ver c a outra?


raciocina:


a maf ta no tubo d admissão onde passa ar e prov. algum pó..
a maf n impede de todo a passagem d ar ou pó p o turbo, visto ser apenas um sensor k está "enfiado" nesse tubo p fazer leituras e não p fazer d filtro....

esse furo apenas faz alterar os valores lidos pela centralina, evitando um escoamento mais turbolento na área do sensor, passando p um escoamento + linear.
De k maneira e k os valores ~são alterados n sei, mas experimenta c uma maf avariada a ver s n resulta..
só sei k nunca mais gastei $$$ em maf´s...

Tenho amigos k ja têem 200000kms c essa alteração e tá lá 5*...

qdo tiver fotos ponho, pelo menos da nos 90 e nos 110... nos 130 n sei mas tb deve d dar, visto tb ser bosch, mas n tenho a certeza
 
Last edited:
mas vale a pena meter a maf do 130 ou não?
o carro está de origem, vai perder prestações ou fica pelo menos igual ou se calhar um bocadinho melhor do que a de origem?
 
mas vale a pena meter a maf do 130 ou não?
o carro está de origem, vai perder prestações ou fica pelo menos igual ou se calhar um bocadinho melhor do que a de origem?

Perder nao perde. Pode ter alguns ganhos pouco significativos pela elevada leitura que fica a fazer de caudal mássico de ar.
 
Back
Top