[Urgente] Pneus roçam nas cavas

Boas pessoal!

Gostava que me ajudassem com o seguinte, tenho um FR 130 com uns coils APX (regulável em altura e dureza) á frente rebaixei até ficar a ver-se o pneu a face da cava, talvez um bocadito mais subido até. Mesmo com a dureza quase no máximo o pneu roça nos plásticos de dentro da cava o que se torna um pouco perigoso. Tenho jantes 17 com pneu 205 40 r17, as jantes são umas Dotz Daytona de 7,5 polegadas de Largura. Á primeira vista acho que toda a gente diria que é das jantes serem mais largas, mas então e aquele pessoal que pões espaçadores de 16 e 20mm a frente ou mesmo as jantes do LCR que tb são de 7,5J e conseguem ter rebaixamento brutos? Gostava de saber se há algum "truque" ou se o pessoal não falam muito destes problemas problemas para "não parecer mal" :D

Obrigado desda já

Abraço
 
Porque é que se esquecem sempre do ET!? NÃO É SÓ A LARGURA DAS JANTES QUE IMPORTAM - metam isso na cabeça, please.

Provavelmente as tuas jantes têm um ET inferior a 32, o que faz com que a jante saia demasiado em relação ao cubo da roda, fazendo com que raspe nas cavas.

Tens quatro soluções possíveis:
- Trocas de jantes;
- Trabalhas as cavas;
- Sobes o carro;
- Mandas alterar o ET das jantes. O processo é simples mas tem de ser feito por quem sabe. Desbastam-to o encosto da jante uns mm's, fazendo com que o ET suba e a jante "entre mais para dentro".


Em relação à opção 2, deixo-te aqui duas fotos do que fiz ao meu carro.

25fmtfq.jpg


1531buu.jpg

Nota: a aba interior do guarda-lamas também foi recortada. Disso não tenho fotos.


BTW, podias ter evitado tudo isso se tivesses feito contas antes de as montar.
 
Last edited:
Porque é que se esquecem sempre do ET!? NÃO É SÓ A LARGURA DAS JANTES QUE IMPORTAM - metam isso na cabeça, please.

Provavelmente as tuas jantes têm um ET inferior a 32, o que faz com que a jante saia demasiado em relação ao cubo da roda, fazendo com que raspe nas cavas.

Tens quatro soluções possíveis:
- Trocas de jantes;
- Trabalhas as cavas;
- Sobes o carro;
- Mandas alterar o ET das jantes. O processo é simples mas tem de ser feito por quem sabe. Desbastam-to o encosto da jante uns mm's, fazendo com que o ET suba e a jante "entre mais para dentro".


Em relação à opção 2, deixo-te aqui duas fotos do que fiz ao meu carro.

25fmtfq.jpg


1531buu.jpg

Nota: a aba interior do guarda-lamas também foi recortada. Disso não tenho fotos.


BTW, podias ter evitado tudo isso se tivesses feito contas antes de as montar.

Obrigado desde já pela ajuda amigo!!

Por agora subi um bocadito para desenrascar, trabalhar as cavas já me tinha lembrado e sugeri ao mecânico fazer algo como o que tens na foto, mas disseram-me que não convinha pois para além de entrar água e lama para onde não deve o parachoques não ficava tão bem preso, e na tua foto dá para ver que não tem nenhum dos 3 parafusos, não tens problemas com isso assim?

Abraço
 
Obrigado desde já pela ajuda amigo!!

Por agora subi um bocadito para desenrascar, trabalhar as cavas já me tinha lembrado e sugeri ao mecânico fazer algo como o que tens na foto, mas disseram-me que não convinha pois para além de entrar água e lama para onde não deve o parachoques não ficava tão bem preso, e na tua foto dá para ver que não tem nenhum dos 3 parafusos, não tens problemas com isso assim?

Abraço

Em relação aos apoios não tens problemas. Nesta foto não tinha nenhum parafuso, neste momento tenho um (o que fica mais para dentro). Esta foi a melhor opção que arranjei. De notar que tenho isso feito há um ano e tal. Podes fazê-lo e de lés-a-lés fazer uma limpeza interior às cavas.

Abraço.
 
A solução obvia, é levantar o carro um pc mais. Rebaixamento abusado dá nisso. Baixo, mas sem exageros. ;)
 
Em relação aos apoios não tens problemas. Nesta foto não tinha nenhum parafuso, neste momento tenho um (o que fica mais para dentro). Esta foi a melhor opção que arranjei. De notar que tenho isso feito há um ano e tal. Podes fazê-lo e de lés-a-lés fazer uma limpeza interior às cavas.

Abraço.

Obrigado amigo! Da próxima vez que lá for vou mostrar-lhe esta foto que mandaste.

Abraço
 
A solução obvia, é levantar o carro um pc mais. Rebaixamento abusado dá nisso. Baixo, mas sem exageros. ;)

Eu não acho que esteja abusado comparado com o que já tenho visto pelo forum, para mim o ideal é o pneu ficar quase quase á face da parte exterior da cava. Assim ainda sobra +/- 2cm até ao plástico, mas quando apanhas uma uma depressão ou fazes uma curva a puxar ele roça (mesmo com a dureza no máximo).

Abraço
 
Boas,

Desculpa usar o teu Topico, mas eu tenho um problema similar, tenho jantes cupra tenho as molas prensadas (nada demais) e o pneu roça mas do lado de dentro ao virar, com espacadores 10mm vou resolver a coisa ou vai passar a roçar fora???

Cumps
 
podes também tentar resolver colocando camber negativo.. mas aí os pneus vão desgastar bem mais..
 
mete um bocado de batente na suspensão, o carro fica mais rijo mas ja não raspa.

também tenho um cortezinho nas cavas como o bera, está assim e não roça:

2012-01-05002.jpg


Os meus coils também ajudam porque posso baixar a mola e levantar a base do amortecedor, também jogo um pouco com isso.
 
Last edited:
lol, os meus duraram 6 meses. Já se vê o arame na parte de dentro.

eu meti menos 1 grau em relação ao de origem, não se nota muito a inclinação da jante, mas é uma diferença do crl no rasto do pneu.. no interior já não tenho piso, por fora ainda faltam uns km para passar os limites.
 
Back
Top