Upgrade Travões Traseiros 256mm

Boas pessoal, acham que vale a pena meter os travões traseiros do Leon Cupra 256mm num Ibiza Fr? De origem o sistema que temos é de qts mm?

Alguem que tenha feito esta mod diga se notou diferença.


obrigado :D
 
Last edited:
Boas pessoal, acham que vale a pena meter os travões traseiros do Leon Cupra 256mm num Ibiza Fr? De origem o sistema que temos é de qts mm?

Alguem que tenha feito esta mod diga se notou diferença.


obrigado :D

A diferença é praticamente estética, dado que a força de travagem nos nossos carros é frontal, e a repartição de travagem nos ibiza, se não estou em erro, é de 80/20.
Os travões traseiros servem "apenas" como estabilizadores e travão de mão.
Se reparares, no grupo VAG, só os carros com tração integral usam 256mm na traseira!



Se não estou em erro o traseiro é de 232mm!
Correto!
 
Como já foi explicado pelo safm é uma mod apenas estética, o 6l já é tão leve de traseira, que até acho que ia ficar desequilibrado.
 
não porque o carro quando travas afunila a frente, logo precisa é de travagem a frente. o carro é leve atrás tem pouco peso, logo pouco atrito não precisa de travões tão fortes.
 
Em primeiro lugar muito obrigado pelas respostas pessoal. Pois eu também já tinha pensado que realmente não é uma mod que faça muita diferença para o investimento que se tem de fazer. Assim sendo acho que vou deixar a travagem traseira stock já que os Brembo até se safam bem na frente :p

Abraço e obrigado pessoal
 
tens aí uma explicação mais que completa do user safm, não percebo a fixação nesse pensamento

sim eu entendi , mas por exemplo quem mete 312 mm á frente penso que atrás devia compensar atrás para '' estabilizar '' ou estou errado?

é que também ando com ideia de trocar de 232 para 256 mm atrás


um abraço ;)
 
é meramente estético. um carro com discos atrás trava mais porque o diamentro do disco é maior, senão travava o mesmo que um a tambor por exemplo. ha muita malta que não sabe, mas um tambor de por exemplo 180mm trava mais que um sistema de disco de 180mm por exemplo. a unica desvantagem do tambor é que custa mais a dissipar o calor.

tem tudo a ver com o custo de produção, actualmente já começa a "compensar" os carros virem de origem com discos atrás.

sobre a travagem tenho que entrar na fisica para te conseguir explicar o porque de não compensar meter discos maiores atrás num ibiza.

tens que ter atrito senão as rodas bloqueiam, e o carro atrás tem pouco atrito, porque é leve, meteres travagem atrás mais forte só te vai bloquear as rodas mais cedo e não tiras proveito dela.

(coeficiente de atrito = µ x Força Resultante - ou seja o µ é uma constante entre 2 superficies (neste caso o pneu e o chão) e a força resultante é a força que te "anula" a força da gravidade, que é representada pelo peso do carro naquele eixo. )

quanto travas o carro afunila de frente, ou seja a força resultante é maior, se a força é maior o carro tem mais coef de atrito, logo consegue aproveitar a potencia de travagem antes da roda entrar em deslizamento (bloquear.)

atrás a traseira levanta, se a traseira levanta tens pouca força resultante, logo tens pouco atrito.

é por esse principio que travagem maior atrás é meramente estética, e que por exemplo qualquer carro que tenha pouco peso atrás foge tanto de traseira.
 
Last edited:
sim eu entendi , mas por exemplo quem mete 312 mm á frente penso que atrás devia compensar atrás para '' estabilizar '' ou estou errado?

é que também ando com ideia de trocar de 232 para 256 mm atrás


um abraço ;)

com a explicação dada pelo safm estas errado
basta veres que o cupra tem 312 na frente mas tem os 232 atrás tal como qualquer outro
 
Não é preciso muitas explicações, vejam que Golfs IV, Leons 1M, Boras 1J, A3s 8L, TTs 8N, com excepção dos carros q tem tração as 4 rodas, todos eles usam 232mm na traseira e são bem mais pesados que os Ibizas.

Atenção q não estou contra esta mod, até pq já andei para a fazer, mas em termos práticos não se justifica!
 
sim eu entendi , mas por exemplo quem mete 312 mm á frente penso que atrás devia compensar atrás para '' estabilizar '' ou estou errado?

é que também ando com ideia de trocar de 232 para 256 mm atrás


um abraço ;)

Não é bem assim, pq como carro vai travar ainda mais na frente vai fazer menos força na traseira, logo não será necessário mais poder de travagem na traseira....

Além de que, e como já foi dito, o fato de aumentar o tamanho do disco não significa necessariamente que se fique com mais poder de travagem.... No caso concreto dos 6L, quando se faz upgrade para 312mm muda-se de pinças e isso sim aumenta muito o poder de travagem....
 
Back
Top