Um simples parafuso ... e motor pro galheiro !!!

Viva!!!!

Tenho um amigo com um Golf III, motor 1.9 TD de 75cv, há uns tempos (por acaso ia de boleia com ele) no transito de Lisboa, ouviu-se um barulho o carro foi-se abaixo e já nao pegou mais.... reboque... oficina... e veredicto, partiu-se um parafuso na cambota e motor pro galheiro, ( o motor ficou o caos por dentro), teve de comprar um usado / reparado.

Em conversa com um mecânico, disse-me que este problema é recorrente neste motores e que é preciso ter cuidado, pq uma simples substituição do dito parafuso (que até fica barato) evita reparações muito maiores. E disse-me que este problema nalgumas versões tinha sido alterada, noutras não e que nos ibizas achava q tb havia modelos com este prob, mas não soube dizer quais.

A minha pergunta é, alguém sabes quais os motores que poderão sofrer do mesmo ??? a partir de que kilometragem se deve fazer uma revisão / substituição ao dito cujo ???
 
Tambem ja tive esse problema mas nao partiu... isso nao e um parafuso ... É um dente onde se encaixa la um carrecto.. no meu caso mueu e o carro custava a pegar, fazia muito fumo branco ao inicio principalmente de manha depois parava mas mesmo em andamento ate as valvulas batiam..... A minha sorte foi ter ido logo no dia a seguir pro mecanico se nao podia enpenar ou ate partir valvulas com isso... Normalmente para evitar esse problema dizem k se devia mudar esse carrecto quando se muda a correia tambem e apertalo em condições pk no meu caso era novo so k nao estava bem apertado... mas antes de isso acontecer das por ela de manha.... Quanto aos motores acho k foi so nos 1.9d e td e talvez nos 1.6..... Boa sorte ptt
 
No do meu amigo nao avisou de maneira nenhuma, (e eu sou testemunha porque fazia 60km com ele dia sim dia nao), pegava bem de manhã, nao fazia fumo e de um momento pro outro PUMMM!!!! tudo pras couves !!!

Ficou uma desgraça aquele motor, mandou quase tudo pro lixo.
 
Modelos até 96/97, penso eu.
Muito frequênte em modelos com AC e direcção assistida.
O escatelo foi alterado para uma face, quem monta distribuições poderá expelicar melhor.
 
Motores AHU 90cv tambem houve alguns com o mesmo problema, o meu infelizmente foi um deles.

Quanto ao parafuso, muda-se sempre que se muda a distribuição e não apertado como deve ser, é apertado como manda a fabrica, um mecanico como deve ser vai ao autodata e ve o aperto devido.
 
Ja ouvi varias explicações para isso e uma delas k foi o mecanico k me arranjou o carro na altura foi k se devia mudar isso sempre k se muda a correia, e ja ouvi de um colega k tambem aconteceu o mesmo, k era de estar mal apertado ou seja nao estava como devia estar.... nao quer dizer k tenha de ser bem apertado mas sim da maneira certa..... ptt!!!
 
mas entao o parafuso parte por fadiga do material ou por estar mal apertado??? é que se for por estar mal apertado nao adianta substituir cada vez que vai à revisão das correias... e o meu vai agora (GTTDI 6k com 180mil)
 
Muda-se sempre que muda a distribuição, se ficar mal apertado pode partir a qualquer altura.
 
O problema é no escatel do carreto da cambota que é o tal dente, e o que aperta o carreto é o tal parafuso.

Se tiver mal apertado origina a maiores vibraçoes e pode passar-se ou partir esse dente.
 
entao ja que vou mudar a distribuiçao agora (180mil) devo tb mudar essa cena nao??? mas pelos vistos o "aperto" deve ser feito por quem saiba!?!?!?

já, agora, o que é um escatel ?
 
É o nome que se dá ao corte ou dente como queiras do carreto, mandas trocar a distribuição, carreto e parafuso da cambota que o mecanico tem de saber o que é nao te preocupes com mais nada.

E se ele nao souber o que é isso ou te disser que nao vale a pena mudar, aconselho-te a mudares de oficina.

Ah e ja agora nao se esqueçam de trocar a bomba de agua, nao vá ela começar a perder depois da distribuiçao trocada e tens de a desmontar toda de novo.
 
Os pd's de 115cv mais antigos é os parafusos das bielas e as capas das mesmas que vao pro galheiro.

E tambem os casquilhos dos cavilhões dos pistons tambem vão muito há vida...mas isso tambem vai no espaçamento (por vezes enorme) entre revisoes e o tipo de oleo não especificado pela marca...
 
(cada vez que vejo um post deste bluekid, fico doido a olhar prás "ibizas" no avatar")


voltando ao assunto.... o carreto tb tem de ser trocado ??? ... quanto fica essa brincadeira (escatel + carreto) ?
 
Back
Top