* Turbo em SDI

Tópico em 'Ibiza 6K2' iniciado por crex, 6 Nov 2014.

  1. crex

    crex

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    A pedido de muitos deixo aqui as dicas como montar um turbo num SDI, isto vai depender de cada caso e da carteira de cada um.
    Primeiro de tudo é definir se quer gastar pouco, algum ou muito dinheiro.
    O mais fácil e barato é colocar um turbo de Wastegate em que a válvula trabalha por pressão, em vez de um turbo de geometria que trabalha por vácuo, e os turbos são mais caros e para trabalhar num sdi terá de ser preparado para trabalhar com válvula de pressão.

    Os turbos mais fáceis de instalação são estes no caso de turbos wastegate:

    Turbos golf 2 1.6GTD:
    Garrett T2,Garrett T3,KKK 24 ou o KKK 14

    Turbos Ibizas 6k/golf 3 1.9TD- 75cv
    KKK K03

    Turbos Ibizas 6k/golf 3 1.9TDI- 90cv
    Garrett T15

    Turbos Ibizas 6k2 ou golf4 1.9TDI -90cv
    Garrett GT15

    Agora vamos ao material necessário:
    • A bomba original do SDI vem com êmbolo de 9mm, as dos tdi’s vem com êmbolo de 10mm. Aqui vai depender da carteira de cada um podem trocar por uma bomba injetora TDI ou trocar apenas o embolo da bomba original por um de uma bomba TDi , ainda assim podem fazer uma reprogramação na Centralina para colocar esta bomba a debitar mais gasóleo que já vai ser suficiente para rodar o turbo.

    • Injetores ou bicos de injetor - do 90cv ou do 110cv, se não mudarem a bomba aconselho a colocar os da 110cv pois vai debitar mais gasóleo.

    • Intercooler e tubagem para efeito (Opcional) – O turbo pode trabalhar sem isto, se não querem gastar muito dinheiro, claro que com isto fica melhor a nível de rendimento.

    • Coletor de admissão podem colocar um de um motor TD ou de algum TDi, podem deixar o vosso coletor de admissão( caso coloquem tambem intercooler frontal com tubagem modificada) se o turbo que escolherem ficar montado para baixo que é o caso do Garrett gt15 ou kkk k03.

    • Turbo á vossa escolha com o respectivo coletor de escape

    • Falange de escape usada para soldar na linha original, para depois ligar ao escape, ou arranjar já uma saída de escape que vinha com o respectivo turbo.

    • Bojão de esgoto de óleo para instalar no bloco

    • Tubo de esgoto de óleo para o turbo, geralmente vem com o turbo. Caso não arranjar um de origem ou fazer um com um tubo de borracha hidráulico.

    • Tubo de lubrificação de óleo, para colocar no turbo podem arranjar um original dos tdi’s, ou mandar fazer em borracha tipo hidráulico com os cabeçotes.

    • Tubo de alimentação do turbo á caixa de filtro de ar, podem meter de qualquer tdi

    • Caixa do filtro de ar TDi (Opcional), podem utilizar a vossa caixa vão precisar é de arranjar um tubo curvo ou daqueles que se estica para interligar ao outro.





    Bem acho que está tudo, vamos á montagem:

    Motor original


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    Vamos procurar a saída de óleo que esta no copo do filtro de óleo, tem lá um parafuso e retiramos e colocamos o respectivo tubo de lubrificação.

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    Depois procuramos no bloco o parafuso onde vai ser o esgoto para receber o óleo que sai do turbo, retiramos o parafuso e colocamos o respectivo bojão.

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    Aqui deixo um exemplo de tubos para o efeito

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    Agora dependendo do turbo escolhido o coletor de admissão pode ter de saltar ou não no meu ver será melhor meter o de um TDI ou TD , pois se optarem por não instalar o intercooler é ligar o turbo directo ao colector.
    Aqui o exemplo de um colector e sua montagem, atenção que não podem usar os pernes do vosso coletor de origem pois são maiores.


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    Depois será retirar o coletor de escape original com a EGR( caso ainda tenham), eu aconselho a retirarem a mesma, basta apenas tapar ou não no coletor que vão meter depende do caso. E depois é taparem os tubos de vácuo que iam á EGR com um parafuso e pronto.

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    Apos montarem um turbo á vossa escolha, deixo aqui um exemplo de um Garrett T3 que tive montado na minha SDI, já montado no sítio e com os respectivos tubos de lubrificação.

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    aqui um kkk 24
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    Aqui um motor com um gt15

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    Depois disso é tratar da saída de escape caso tenham alguma ligação que vinha com o respectivo turbo é trocar pela vossa parte do escape, chamam a esta parte do escape downpipe que pode ou não ter catalisador.

    Este dos turbos do GTD
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    Aqui no caso dos turbos kkk k03 ou t15 ou gt15
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    E aqui um exemplo de um tubo de alimentação entre o turbo e filtro de ar

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    Apos isso é montar o intercooler ou não, isso vai depender de vòs, caso montem pode montar á vossa escolha com outras tubagens ou montar o intercooler oem com a tubagem oem.
    Deixou aqui exemplos de imagens de outros veículos

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    Os injectores podem montar antes ou depois, existe outro diy (aqui http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/51228-Montagem-de-bicos-em-motor-VP) por ai a dizer como se retira e se troca, é facil. Se for para trocar os bicos tem de mandar para alguem que os monte e faça a calibração dos mesmos.

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    Podem deixar assim e já tem potencia como podem reprogramar o carro, vai depender de cada carteira. Como podem optar por outro turbo de wastegate maior ou mais pequeno ou mesmo montar um turbo de geometria variável que basicamente é tudo igual mas tem de mandar o turbo para uma empresa do ramo para converter válvula de vácuo para pressão.
     
    Last edited: 7 Nov 2014
  2. fabregas

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    Boa iniciativa amigo..
     
  3. RicardoPinto

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    EXCELENTE!!!
    Obrigado amigo, grande ajuda mesmo!:D
     
  4. Martins SDI

    Martins SDI

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    Muito bom Crex. Já dá para ter um a ideia. Se bem que um SDI com turbo já deve pedir outra caixa de velocidades, não?
     
  5. crex

    crex

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    Depende dos cavalos, apartir dos 140cv ja começa a pedir.
     
  6. Martins SDI

    Martins SDI

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    140 Cv num SDI já é muito bom. Já aumenta a potência em 100%. Mas a caixa do origem para essa potência é curta e isso deve-se notar bastante nos consumos.

    Agora por curiosidade, já mediste a potência com que ficaste no teu?
     
  7. crex

    crex

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    O meu anda a fazer 6,5 a 7l. Ainda não medi
     
    Last edited: 7 Nov 2014
  8. Ribeiro Rui

    Ribeiro Rui

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    depois disto tudo e fazendo as contas não ficava mais em conta venderes o teu carro e comprar um 110cv por exemplo?
    Faço-te esta pergunta, porque o teu protejo é a mod de qualquer pessoa que tem um sdi ou d gostava de fazer. Mas depois de tudo isto a meu ver não compensa e seria melhor vender o sdi e comprar um tdi, devido as "dores de cabeça" que da e ao t€mpo que se gasta.
    Espero a tua resposta, mais para elucidar as pessoas que tencionam fazer algo parecido. É que atrás disto vem outras coisas, tipo caixas de velocidades como ja se falou (os teus consumos estão muito altos) bancos do TDI Sport, jantes, discos, embaladeiras.......

    excelente protejo continua,

    Cumprimentos,
     
  9. joao mateus

    joao mateus

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    isto é um topico de DIY para explicar a quem quizer aventurar-se
    não é um projecto, isso é mais abaixo
     
  10. Manu Santos

    Manu Santos

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    Muito bom amigo,obrigado!
     
  11. Manu Santos

    Manu Santos

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    Boas, estou com uma dúvida..é possível aplicar VNT15? E enquanto a maf?Da para aplicar tb?
     
  12. crex

    crex

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    Está explicito no texto, turbo "geometria variável" . Dá sim, basta colocar com válvula de pressão em vez de vácuo ou eléctrica. Não dá para aplicar nesta centralina, pois não vem equipado para tal, mas para que querias a maf? se quase todos a desligam.
     
  13. fabregas

    fabregas

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    É para os consumos. :D
     
  14. Gato

    Gato

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    Boas o turbo pode ser ligado a valvula da egr ?
     

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