Turbo, dia sim, dia nao...

Boas pessoal, tenho um ibiza tdi de 2000 de 110 cv com 190000 km.
Algum tempo depois de o ter comprado começou-me a acontecer uma coisa estranha. Por exemplo, o assobiar do turbo comecava-se a ouvir-se ás 1000/1500 rotações e tinha bastante disparo até as 2000 rotações e a partir dessas 2000 parecia que disparava ainda com mais força, dá até a sensação de ter 2 fases de turbo,lol... Mas o mais estranho é que o carro pode andar 1 mes desta forma e com este trabalhar do turbo, mas de repente, de um dia para o outro, em vez de disparar tao cedo, só dispara ás 2000 rotações e tal se confirma porque só o oiço assobiar a partir das 2000, e novamente, de um dia para o outro, de manha qdo vou para o trabalho, o turbo começa a disparar as 1000 e poucas rotações...
Já o liguei á maquina de 2 mecanicos diferentes e nao detecta nada, já mudei MAF e continua na mesma...
Alguém me pode dar uma ajuda??
O que será isto?
 
Pois

Estou a pensar mandar limpar o turbo, uma vez q o meu bichinho ja conta com qse 200000. Talvez seja disso... Será q fica mto caro uma limpeza?
 
boas...
Olha isso e quase de certeza geometria presa...
o meu teve o mesmo, so que e um 6k tdi 110, manda limpar o turbo.
Com 200.000 isso ja deve de tar cheio de carvão...
Se nao quiseres mudar juntas nem nada é so mao de obra, sai um bocado caro porque da um bastante trabalho...
Espero ter ajudado.
Cumps
 
boas...
Olha isso e quase de certeza geometria presa...
o meu teve o mesmo, so que e um 6k tdi 110, manda limpar o turbo.
Com 200.000 isso ja deve de tar cheio de carvão...
Se nao quiseres mudar juntas nem nada é so mao de obra, sai um bocado caro porque da um bastante trabalho...
Espero ter ajudado.
Cumps

no meu também mandei limpar e agora já n dá problemas!porque agora já nãp o deixo ganhar carvão!:rir:
 
e ca pelo norte nigem sabe precos de tirar o carvao do turbo, pk nem seker se pode tirar na estrada k o turb nao deixa, pk por sua vez desliga se
 
Resolvido...

Boas. Depois de alguma preocupaçao com esta questao, decidi começar a usar o gasóleo na Galp e nao é q deste entao q o meu turbo funciona sempre certinho, sempre a tempo e a horas... Isto desde ha praí uns 3 meses... Usava o gasóleo do Intermarché... Agora n sei se era disto, mas devia ser...
 
Pois é pessoal,o problema já tornou a aparecer. Nuns dias tenho o turbo logo as 1000 e poucas RPM e noutros só o tenho a partir das 2000 RPM. Já o levei á Seat gastei 70€ de testes ao turbo em estrada e tudo e não acusa nada... Já mudei MAF e continua na mesma... N acusa nada na maquina... Alguém ajuda!!!!??? :confused::confused:
 
Pois é pessoal,o problema já tornou a aparecer. Nuns dias tenho o turbo logo as 1000 e poucas RPM e noutros só o tenho a partir das 2000 RPM. Já o levei á Seat gastei 70€ de testes ao turbo em estrada e tudo e não acusa nada... Já mudei MAF e continua na mesma... N acusa nada na maquina... Alguém ajuda!!!!??? :confused::confused:

Verifica nas cablagens maus contactos, N75..!

Cumprimentos,
Nuno Cristiano
Aveiro
 
Boas, ja tive o mesmo problema que tu. Disseram-me que eram os colectores que tavam xeios de carvao. Foi todo limpo...mas, uns tempos depois voltou a dar o mesmo. Uma vez por outra vou para a AE e tiro-lhe o carvao na estrada, volta a trabalhar bem. o problema é depois de o desligar, parece k cria carvao mt rapidamente pk qd o volto a ligar caso seja entre 5 a 10min depois de ter desligado ele parece "engasgado"...
 
Pois... Não faço ideia do que será.. Começo a pensar que não vou conseguir reparar nunca a avaria...

Pois, ja somos 2, eu ja pensei em mudar tudo, colectores, turbo e linha de escape. Mas por enquanto nao ha dinheiro, e desde que o turbo nao "berre"...:whistle: vou-me aguentando.
 
Back
Top