Tudo sobre manometros ...

Decidi criar este tópico no interesse de esclarecer algumas duvidas que tnho em relação a manometros sejam eles de : temperatura do oleo , pressão do oleo, pressão do turbo , egt´s etc....

Vejo alguns carros com muita carga , apenas com manometro de pressão do turbo , será este de facto o manometro que mais falta faz num carro modificado com turbo que tenha os manometros normais de temperatura da agua , conta rotações velocimentro e combustivel ?

Quais são na vossa opinião os manometros mais importantes para um carro com modificações a nivel mecanico ? ( mensionem apenas os 2 mais importantes na vossa opinião ou se for apenas um mensionem esse )

Em alguns carros tambem vejo alguns 5 manometros o que axo um exagero , será que já não é mais uma questão de gosto pessoal e de estética ? seram assim tão uteis aqueles manometros ? ( não se esqueçam a muitos com muita carga apenas com 1 )

Qual seram os mais fiaveis a nivel de marcas ?

DEfi?
Apexi?

Lá fora utiliza-se uma quantidade de marcas infinitas e torna-se confuso, muitas delas nem se encontram a venda em PT , aos mais entendidos que conheçam , deêm a vossa opinião...

Obrigado a todos :respect:

Last edited:
Um carro bem preparado não precisa de nenhum manometro....
Porque os manometros não dão fiabilidade, a fiabilidade é dada por um conjunto de regras básicas que quem tem carro alterados deverá saber...
Eles existem por uma questão de informação/precaução, ajudam tambem algumas vezes a encontrar problemas....

Pois exacto Sam sei que o manometro não trás fiablidade e realmente algusn carros possivelmente dos mais bem apretexados que conheço tem so o manometro de pressão do turbo , e nada mais...

Obrigado pela tua opinião ;)

A viabilidade é sempre relativa. Pode tar tudo bem, e passado umas centenas de km's a geometria sofrer um leve empeno e fazer desvio. Um tubo soltar-se e fazer desvio. Um tubo romper e fazer desvio.

Alguns Alfa's 159 já o trazem de origem e tudo... ;)

Na minha opinião, existindo algum € para investir... eram DEFI!

Cumpts

boas.

axo q pressao turbo e temperatura de olio os mais importantes, para controle e precauços varias.

marcas : DEFI , APEXI , HKS. eu tenho STACK (made in england), ah... e os famosos e simples VDO

Temperatura da agua e do oleo deverao ser os mais importantes.

E pra rebaixados o nivel do oleo, nao vao romper o carter e nao dar conta :D

Boas, quanto a marcas mais fiaveis não sei, mas se eu colocar manometros, que em principio vou colocar, será de pressão de turbo e temp de oleo. Th um 6l e tou a pensar colocar na gaveta por baixo do radio... Por uma questão de estetica talvez coloque IGR, já me disseram k até não são muito maus a medir..
Cumps

Boas,
Vi isto no outro dia num forúm de carros em portugal mas acho que é interessante, acho que de momento só há para carros a gasolina, mas está para sair uma versão acho que é no final deste mes para carros a gasóil.

HTML:
http://racediagnostics.com/cms/index.php?page=liquid-ibiza

Espero ter ajudado.

[]

Boas,
Vi isto no outro dia num forúm de carros em portugal mas acho que é interessante, acho que de momento só há para carros a gasolina, mas está para sair uma versão acho que é no final deste mes para carros a gasóil.

HTML:
http://racediagnostics.com/cms/index.php?page=liquid-ibiza

Espero ter ajudado.

[]

isso numa gaveta debaixo do radio! brutal preços disso?!

Um carro bem preparado não precisa de nenhum manometro....
Porque os manometros não dão fiabilidade, a fiabilidade é dada por um conjunto de regras básicas que quem tem carro alterados deverá saber...
Eles existem por uma questão de informação/precaução, ajudam tambem algumas vezes a encontrar problemas....

Optimista n SAM?eheh

Os manómetros são bons não só por uma questão de controlo e precaução mas tb na afinação.

Como o Creative disse e bem, o que hj tá bom, daqui a uns kms pode já n tar, e apesar de os bits da repro n se alterarem o material sofre desgaste e pode começar a haver alterações nefastas, uma geometria lixada é mais de meio caminho andado pa fazer um desvio de pressão alto e mandar o turbo desta pa melhor.

Na minha opinião são essenciais: Pressão turbo, Temp. Óleo e EGTS. Para casos extremos acrescentaria ainda A/F(util na aplicação da mistura com NOS) e pressão do óleo.

Marcas: DEFI, HKS, APEXI.

Num carro carregado andar sem informações in loco n é uma questão de confiança, é uma questão de "olhos que n vêm coração que n sente", ou seja, tá andar bem k s lixe, quando fizer boom encosta e mete outro.

Cumpts

O que tenho deparado após acompanhar ,ajudar etc,algumas preparações,é que a aplicação de mais 1 manometro,vai surgindo após upgrade´s no Motor...

Mas por norma UMA BOA PREPARAÇÂO:D,terá manometro

Pressão turbo
Pressão Oleo
Temp Oleo
EGT´s

Não digo que tenha uma boa preparação,mas uso-os e ajudam bastante a evoluir e prevenir de avarias maiores.

pra mim os mais importantes:
temp do oleo
pressao do turbo...
em caso do ppl do SPL e tal um voltimetro é de valor pa não ficarem apeados á porta do café enkuanto se exibem aos amigos...hehehe

Back