Tubagem do turbo de um manco

Boas, estou com um problemazito em encontrar um tubo para o turbo do meu manco.

Então o que se passou foi o seguinte, inicialmente o carro deixou de puxar como normal e quando o turbo entrava em carga, ouvia-se tipo ar a vazar, inclusive acendeu-me a luz do motor e entrou em safemode.
Fui ao mecânico onde foi detectada a anomalia, tubo da saída de ar do turbo roto, deu para dar um jeito enquanto aguardava pelo novo.
O carro voltou ao andamento normal e sem barulhos de vazamento.

Bem agora vem o problema, é que o mecânico disse-me que não consegue arranjar o tubo para o local, não vimos na marca (esta zona é complicada para peças originais), mas na concorrência são todos com diâmetros menores.

Como comprei o carro usado não sei se este tubo já foi alterado, mas têm conhecimento se os mancos de 70 / 75 / 80 cv tenham tubagens com diâmetros diferentes?
Ou será a concorrência que anda com peças fora do recomendado (coisa cada vez mais normal).

Assim que possível vou tentar passar pelo mecânico para ver melhor qual o tubo e tirar o diâmetro do que está montado.
Até lá alguma sugestão?

Carro: 1.4tdi AMF 75cv.
 
Obrigado pela partilha nuneco24, para esta situação preferia peças originais ou feitas com as normas e características recomendadas pela marca, tenho alguma carga e não quero arriscar num tudo feito fora destes parâmetros. Mas vou guardar o link, nunca se sabe quando é que posso precisar e dá sempre jeito =)

Em relação à tubagem em questão, começo a intrigar-me com a situação.
Para exemplificar, o tubo é numero 4 da imagem abaixo:
udlc0fdoh1yw6ahzg.jpg


Após alguma pesquisa apercebi-me do seguinte, parece que a peça em questão sofreu uma alteração na própria marca a partir de 2010 basicamente alteraram as características da peça (as medidas são completamente diferentes), sendo que a "nova" não é "compatível" com a antiga. Mas isto é possível?

Imagem da ref e características da peça:
c7dgpcjww99we9mzg.jpg
 
Das tuas imagens, o tudo que foi substituído foi o que termina em P e esse é para o motor BNM.
Se o o teu é AMF, a referência do tubo termina em A.

Se fores à SEAT com o teu VIN, eles dão-te o tubo correcto. Mas, primeiro verifica se o teu turbo é original ou se tem o bocal original, caso contrário de nada serve.
 
Last edited:
Das tuas imagens, o tudo que foi substituído foi o que termina em P e esse é para o motor BNM.
Se o o teu é AMF, a referência do tubo termina em A.

Se fores à SEAT com o teu VIN, eles dão-te o tubo correcto. Mas, primeiro verifica se o teu turbo é original ou se tem o bocal original, caso contrário de nada serve.

Mas quando abres o A aparece aquela nota a dizer que foi cancelado e que a partir de 2010 deve usar-se o P como substituto.

Em relação ao ir à seat, a mais próxima com venda de peças fica a 50kms, é complicado ir lá ver de um tubo..

Para a semana já tento ver isso do turbo, penso que seja o original, mas... como comprei o carro usado nunca se sabe..
 
Last edited:
Back
Top