Truques para abastecimento

Na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.

Não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.

Aqui vai:
O autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
 
kuanto aos primeiros trukes nao sei nem seker pensei nisso mas la tera a sua logica..
mas kuanto ao 4o truke isso ja conhecia a algum tempito visto ter sido avisado por um colega meu k trabalha num respetivo posto de abastecimento.
 
kuanto aos primeiros trukes nao sei nem seker pensei nisso mas la tera a sua logica..
mas kuanto ao 4o truke isso ja conhecia a algum tempito visto ter sido avisado por um colega meu k trabalha num respetivo posto de abastecimento.
Eu também sou sempre avisado sempre que teve o camião a abastecer a bomba:D
As outras também não sabia.
 
só uma correcçao:

no 1º post de manha a terra esta mais fria e o combustivel esta mais denso e nao menos denso

cump
 
O 4º truque já conhecia e evitei sempre.....

quanto aos primeiros, acredito que seja verdade, já que a fisica diz que é verdade...

quanto ao 3º, pode ser verdade, ams tendo em atenção a economia de hoje em dia, acho que ninguem vai obedecer a este truque.

além do mais, todos estes truques funcionam com grandes quantidades de combustivel e não com pequenas quantidades8 tipo 20 l que colocamos sempre que vamos á bomba)..

penso de que.....
 
O 4º truque já conhecia e evitei sempre.....

quanto aos primeiros, acredito que seja verdade, já que a fisica diz que é verdade...

quanto ao 3º, pode ser verdade, ams tendo em atenção a economia de hoje em dia, acho que ninguem vai obedecer a este truque.

além do mais, todos estes truques funcionam com grandes quantidades de combustivel e não com pequenas quantidades8 tipo 20 l que colocamos sempre que vamos á bomba)..

penso de que.....

Partilho a mesma opinião.

Cumprimentos!
 
nunca tinha pensado nisso, mas vou tentar nos proximos abastecimentos para ver se funciona...

espero é que o preço nao aumente, senão estraga-me logo as contas todas!!!

lolol
 
É tudo verdade, agora isto não se reflecte em abastecimentos pequenos de 20 30 40 50L de combustivel :)

Reflecte-se nas refinarias devido á pressão com que é injectado para o tanques dos camiões, grandes caudais, grandes pressões de tranfega ;)
 
Last edited:
No outro forum que falas, podes ler tb a minha resposta.
Tb trabalho numa refinaria... bem não numa refinaria, num parque de abastecimento de combustivél...
 
É tudo verdade, agora isto não se reflecte em abastecimentos pequenos de 20 30 40 50L de combustivel :)

Reflecte-se nas refinarias devido á pressão com que é injectado para o tanques dos camiões, grandes caudais, grandes pressões de tranfega ;)


Os caudais e pressoes não é relevante. O que provoca as diferenças é mesmo a temperatura/densidade em grandes volumes. Podes ver as variações usando a tabela astm54B que te dá o FCV para calcular o desvio de lts 15 para lts TO consoante a temperatura ;)
 
Segui todos os conselhos! Não notei NADA.

:rir:

Ainda porcima acordei cedo...


Tu é que és crente :D Isso não se aplica para os nossos depositos de 45 Lts... A unica coisa que vale a pena mas já é conhecimento geral é nã oabastecer com um camião a descarregar ao mesmo tempo ;)
 
Os caudais e pressoes não é relevante. O que provoca as diferenças é mesmo a temperatura/densidade em grandes volumes. Podes ver as variações usando a tabela astm54B que te dá o FCV para calcular o desvio de lts 15 para lts TO consoante a temperatura ;)

Os caudais são influenciados pela pressão, e a espuma é originada pela pressão consoante a pressão, logo com a espuma se dá mais ou menos evaporação. Bem, mas isto é tudo muito importante nas refinarias, para mim não tem vantagem nem desvantagem nenhuma, não se reflecte, o que se reflecte e bem é a subida de preço por litro, nos 180 que gasto em gasoleo todos os meses, isso sim diminui e bem nos litros :)
Abrç
 
Os caudais são influenciados pela pressão, e a espuma é originada pela pressão consoante a pressão, logo com a espuma se dá mais ou menos evaporação. Bem, mas isto é tudo muito importante nas refinarias, para mim não tem vantagem nem desvantagem nenhuma, não se reflecte, o que se reflecte e bem é a subida de preço por litro, nos 180 que gasto em gasoleo todos os meses, isso sim diminui e bem nos litros :)
Abrç


Agora é que disses-te tudo... a subida de preço é que influencia tudo...

Fica aqui os efeitos do aditivo no gasóleo:

Detergente;
melhorador de cetano;
Anti-espuma;
desemulsionante;
inibidor de corrosão;
melhorador de lubrificidade;
máscara de odor;
solvente.
 
Agora é que disses-te tudo... a subida de preço é que influencia tudo...

Fica aqui os efeitos do aditivo no gasóleo:

Detergente;
melhorador de cetano;
Anti-espuma;
desemulsionante;
inibidor de corrosão;
melhorador de lubrificidade;
máscara de odor;
solvente
.

Muito bem dito e partilhado :clap::clap::clap:
Abraço
 
quanto ao 3º, pode ser verdade, ams tendo em atenção a economia de hoje em dia, acho que ninguem vai obedecer a este truque.

penso de que.....

Acho que a a conjectura actual não é desculpa.
Porque se por exemplo:
Gastas 50€ de gáselo em 2 semanas, é igual a colocares 25€ por semana.
Podes alegar que se o carro estiver sempre com mais de meio depósito de combustivel o peso total do carro é mais elevado e logo leva ao um maior consumo, aí ate concordo, mas que seja por causa da "economia de hoje"...
 
Back
Top