Trocar jante 17 para 16, que vantagens?

Boas malta, surgiu-me um neócio engraçado...
Tenho umas jantes Mak matrix de 17 polegadas e surgiu-me a oportunidade de trocar por umas do 6l sport pretas de 16 polegadas.(Mais acertos de euros pela outra parte)
A questão é, ambos os pneus são de 205, mas o da jante 17 é 205-40-r17 e o da jante 16 é 205-45-r16
O que será melhor?
Queria algo seguro, como têm os dois 205... parece-me o mesmo, com jante 16 ficará a puxar muito mais? Nota-se diferença? E os conseumos? Tendo mais altura ficará menos seca a pancada?
é um manquito, e com 17 até se mexe bem...
Depois os pneus também são capazes de ficar mais acessiveis...
Gostaria da fossa opinião, obrigado desde já :D
 
Achas que sim amigo? Mesmo continuando a ser 205?
E os consumos, será que descem algo significativo?
É que ainda metia uns 400 euros ao bolso e por mim acho que ficava bem... O carro é cinza prata e as jantes são pretas, curto ver...
 
Ainda temos de ver.... As jantes assentam muito bem no carro, eu nunca tinha pensado em vende-las ou troca-las, mas como parece um bom negócio....
Tenho de ver como estão os pneus etc :)
 
Tudo resumido, melhores consumos, performance, poupas nos pneus, mais conforto devido aos 0.5 a mais de altura do pneu, perdes na estetica e menor seguranca em curva a maiores velocidades.
 
jante 16 são mais leves, logo os consumos reduzem ligeiramente, a "precisão" da direcção tambem fica melhor, e o carro mais rapido a acelerar.

o conforto fica ligeiramente melhor porque o pneu tem + 5% de altura.

a desvantagem a curvar é unicamente que o pneu dobra um bocadinho mais por ter mais altura, que nota-se muito pouco no dia a dia.

Diferenças gerais:

Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km
205/45-16 92mm 295mm 591mm 1856mm 539
205/40-17 82mm 298mm 596mm 1872mm 534
 
Last edited:
jante 16 são mais leves, logo os consumos reduzem ligeiramente, a "precisão" da direcção tambem fica melhor, e o carro mais rapido a acelerar.

o conforto fica ligeiramente melhor porque o pneu tem + 5% de altura.

a desvantagem a curvar é unicamente que o pneu dobra um bocadinho mais por ter mais altura, que nota-se muito pouco no dia a dia.

Diferenças gerais:

Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km
205/45-16 92mm 295mm 591mm 1856mm 539
205/40-17 82mm 298mm 596mm 1872mm 534

Bom...será que se nota bem na aceleração?
Se não perder muita segurança ao curvar... melhor ainda :D
 
Nota-se bastante. É um pc como experimentares um carro com jantes 17" stock e depois experimentares com umas OZ UL ou SL ehehhe

Eu se pudesse só trocava as minhas por umas mais leves. Mas não há dinheiro n há vicios :p
 
Nem penses por aí, se não olha quem tem jante 14 ou 15...

Passar de 17 para 16 vais notar essencialmente em andamento e consumos.

Eu também não sou de andar a esgalhar, só gosto é de sentir o binário quando calco.. e com 16 seria bem melhor...
Conheces alguém que tenha um ibiza cinza prata com jante sport preta?
Andei a procura e ainda não encontrei... não deve de ser dificil :S
Se fosses tu trocavas amigo? Cumps
 
Na minha opinião eu trocava,então se forem em preto brilhante fica 5*!;)

Então se depois rebaixares é a cereja no topo do bolo :D

A meu ver vantagens são os consumos,ganhas um bocado mais conforto,e irás notar diferença na resposta do carro!

A nivel de preço de pneus andam ela por ela,apesar de ser jantes 16 vs jante 17!
 
Last edited:
Na minha opinião eu trocava,então se forem em preto brilhante fica 5*!;)

Então se depois rebaixares é a cereja no topo do bolo :D

A meu ver vantagens são os consumos,ganhas um bocado mais conforto,e irás notar diferença na resposta do carro!

A nivel de preço de pneus andam ela por ela,apesar de ser jantes 16 vs jante 17!

Sim penso que são em preto brilhante xD
Está-me a fazer consumos de 5.2, queria ver se baixava para os 5 ou menos...
Eu quero é notar diferença na resposta, e não perder segurança, se fosse andar de 205 para 195 acredito que se notasse, mas assim acho que deve de ser quase o mesmo :D
Obrigado :)
 
Eu também não sou de andar a esgalhar, só gosto é de sentir o binário quando calco.. e com 16 seria bem melhor...
Conheces alguém que tenha um ibiza cinza prata com jante sport preta?
Andei a procura e ainda não encontrei... não deve de ser dificil :S
Se fosses tu trocavas amigo? Cumps

Com 16 sentes o carro a sair de outra maneira, é bem verdade.

A Sport 16'' ? Preta? Não estou a ver...

Gosto muito das minhas FR 17'' e não faço intenções de as trocar lol
 
Com 16 sentes o carro a sair de outra maneira, é bem verdade.

A Sport 16'' ? Preta? Não estou a ver...

Gosto muito das minhas FR 17'' e não faço intenções de as trocar lol

Acho que só mesmo experimentando ...

Sim..gostava de ver primeiro como ficava ali umas sport pretas....

Eu também não fazia intenção de trocar, mas agora pronto...xD
 
Last edited:
Back
Top