Trabalho em França / Suiça / Luxemburgo

porque nao tentas entrar para uma empresa portuguesa que tenha trabalhadores ca em frança?
Foi assim que vim para ca ;-)
Vim pela viatel, uma filial da visabeira sediada em Viseu. Vim para as telecomunicaçoes.
Eles dao te formaçao, vens para ca pagam te casa, dao te carro de empresa so precisas mesmo de comprar comida, e és ''bem'' pago, ha 7anos quando vim rondava os 1500euros...
Nao sei se agora ainda funcionam da mesma maneira visto que que pouco depois de eu ter saido de la ouve uma reviravolta naquilo tudo mas nao te custa nada tentar entrar no pais por eles,
e quando ca estiveres podes procurar outra coisa se nao te deres naquilo ;-)

Senao havia a CME que andava por ca tambem, mas trabalhavam em redes electricas...
Pelo que percebi es mecanico, mas se queres mesmo vir para fora teras certamente de te sujeitar a outras coisas, pelo menos de inicio ;-)
 
Isto anda muito difícil para todos! Eu estou mesmo a ponderar ir embora, e já coloquei a questão à minha mãe (com quem moro) que me disse que podia ir, fazer o que quiser, e se era isso que queria, para ir em frente, só que não voltasse a pedir € (xD), o meu pai à uns tempos para cá que me vem dizendo para ir para o Brasil, mas não estou muito de ir para fora (Europa), alem de ficar muito longe, sempre tinha carro e as viagens tornavam-se menos dispendiosas sempre que quisesse vir passar ferias a Portugal. Ainda tenho que pensar, decidir e ver como estão e são as coisas lá fora.


Desde já agradeço o apoio e as opiniões do pessoal que por aqui passa e vê o tópico, afinal de contas é para coisas como estas que aqui estamos.

Abraço
 
amigos.. estou em frança ha 3 meses, domino a lingua, a escrita nao é muito boa por causa das internets ahaha.. ja nem o portugues as vezes sai bem muito menos o frances..

estou alojado em paris, tenho a sorte de ter ca a maioria da minha familia! 3 irmas da minha mae vivem aqui em franca ha mais de 20 anos.. todas teem casa propria seus empregos e maridos empregados :D
Desde pequeno que sempre venho a paris de ferias, ou os meus muitos primos iam a portugal.. por isso desde os 12 anos mais ou menos falo bem o frances..

o motivo da minha vinda foi porque estava a fazer o curso de engenharia informatica e como o curso tornou-se muito dificil para mi.. e eu nao estava com motivacao necessariara para o terminar e tar a pagar propinas, comida, deslocacoes para nada.. decidi emigrar..

sem estudos em portugal nao ha hipotesse nenhuma para ter sucesso profissional nos dias que correm.. cheguei aqui a paris inscrevi-me no pole emploi = centro de emprego.. fazem-nos uma entrevista pa saber as nossas habilitacoes o que queremos fazer e quando houver trabalho para o que queremos se estivermos habilitados contactam-nos..

no meu caso como nao encontrei trabalho interessante (sem ser obra ou limpezas (sem menosprezo por estes empregos) ) no que eu queria.. inscrevi-me na mission locale = e genero de centro de emprego mas para formacoes profissionais (NOTA MISSION LOCALE APENAS PARA MENOS DE 26 ANOS).. para quem ja trabalhou 8h em pelo menos 3 meses.. recebe 650€ por mes e tem passe pago.. para quem nunca trabalhou recebe 400€ (mais de 21 anos) , 300€ (menos de 21 anos) e tem passe pago.. repito a mission locale é apenas para jovens com menos de 26 anos.. que queiram fazer uma formacao por exemplo de mecanico.. faz a formacao e recebe os apoios e tem um diploma..

mas para fazer as formacoes e preciso falar a lingua.. e escrever... eu como nao escrevo bem, tou numa formacao de lingua e projecto profissional.. como trabalhei em portugal recebo 650€ e pagam-me o passe.. o meu horario é das 9h as 16h30.. menos sextas que sai-se as 15h30.. sao 35h semanais.. ha dias em que nao aulas de manha.. outros que nao ha aulas a tarde mas generalmente ha aulas o dia todo!!

a vida é mais cara.. para quem gosta de comer, beber fora, cinema.. enfim tudo o que seja fora de casa...
mas se formos ao carrefour ou as feiras.. é igual os preços, algumas coisas mais caras outras mais baratas.. mas generalmente nas compras que fazemos nos supermercados os preços equivalem-se..

impostos sao muitos mais que se pagam.. mas as condicoes sao melhores, em termos de hospitais, estradas, condicoes de alojamento (conforto termico :D) etc..

carros muito mais baratos... em media vê-se m6 por volta de 35 mil euros... leon pd150 entre 6 e 8mil euros.. serie 3 coupe 335d kit m 25 mil.. mas os seguros sao mais caros.. as inspecoes nao embirram :D a policia pelo que vejo nao embirra muito com peliculas a frente e esse tipo de coisas.. pelo menos onde moro a maioria dos jovens teem pelicula em todos os vidros menos no parabrisas frontal e a policia nao os para...

policia.. vê-se de 3 em 3 minutos..

basicamente nao sei o que nao disse.. mas é uma cidade linda para passear.. MAS PORTUGAL SÓ HÁ UM... e se calhar valorizamos mais quando aí nao estamos!!

transito aqui é caotico.. os transportes sao bons, mas esta cidade tem uma populacao enorme as vezes e complicado ir desconfortavel nos transportes por estarem muito cheios sobretudo para quem esta muito habituado a andar apenas de carro..

as horas de trabalho para o ordenado minimo sao.. 35h para 1300 brutos... digamos que é 1000€ por mes..
 
desculpem o text empolguei me... espero ter ajudado!

as sodades sao imensas.. eu sou priveligiado porque estou num ambiente familiar mas mesmo assim sinto sempre muitas saudades..

a internet, facebbok, telemovel.. aqui liga-se dos fixos gratuitamente pos fixos em portugal.. ajudam muito.. ha uns 20 anos era muito mais complicado.. sentia.se mais a distancia!!
 
cheguei á suiça, no dia 3 de fevereiro, vim eu e a maria para casa de uma irma dela que já está cá à mais de 10 anos, tenho procurado trabalho, mas estão a pedir muito saber a lingua, em alguns casos mesmo para obras. para já ainda não consegui nada, tambem o tempo não esteve do melhor, nevou até à pouco tempo atraz. Mas já estou com mais esperanças de conseguir aqui trabalho.

Em relação ao nivel de vida, é mais elevado para "quem não se souber governar".
Na zona que estou tenho facilidade em fazer compras na Alemanha e sinceramente as coisas ainda são mais baratas que em Portugal
tenho uma facilidade enorme nos transportes pois há o chamado Tram "metro" e autocarros a toda a hora e os passes não são muito caros.
Depois se começares a trabalhar tens que pagar a (kankenkrass, não faço a minima se é assim que se escreve) que é o teu seguro de saude, é caro, mas dá direito a tratamento hospitalar e medicamentos necessários (com excepção de alguns que não sãp comparticipados, que são poucos).
Gostava de poder ajudar mais mas estou aqui à pouco tempo não posso adiantar muito mais.
 
Sem saberes a língua mais vale é ficares cá e procures cá outra coisa melhor.

Se te mexeres de certeza que aparece. Se for só mandar CVs pela net bem que podes esperar sentado, a maior parte deles já vai é para "spam".
 
Back
Top