Trabalho em França / Suiça / Luxemburgo

Boas pessoal que anda por estes paises emigrado. Gostava de saber como vao ai as coisas para arranjar-se emprego.

Tou a pensar no fim do mês sair de Portugal, para a Suiça, França ou Luxemburgo, mas queria saber se alguem tem conhecimentos, alguma coisa que me possa ajudar. Tenho o curso de mecânica e electrónica, mas tbm nao sei se o diploma daqui serve de alguma coisa. Alguém que me possa ajudar. Vou sem conhecer nada nem ninguém, sem casa onde ficar, nada! Espero conseguir apoio de alguém. Alguma coisa que saibam, digam-me por favor. Conto com o apoio de alguém

Devo ir eu e mais uma pessoa. Logo é para 2 pessoas, e vou levar o meu carro.
Obrigado e abraço
 
Ir assim sozinho sem ninguém conhecido por lá é um bocado f0did0. Leva bastante dinheiro que a vida por lá é mais cara e sem teres emprego garantido tens que te manter. E convém falares minimamente a língua, não contes muito com o saber inglês porque pelo menos na França eles nem se esforçam para tentar perceber.
 
Em frança ainda tenho familia, mas nao tou mt numa de ir para casa de familiares, se nao vao logo tentar que eu volte, tenho apenas 19 anos
 
a 10 meses ke tou na frança tenho diploma de mecanico,mas a nada serviu,tive ke pedir a equivalencia,maravam ke nao entendiam, mas a mecanica francesa o portuguesa e igual,racistas, mas aki e duro,mas vive se muito melhor,a ***** e os papeis todos os dias a alguma coisa a fazer,e nunca acabam,e pra ke zona vais?as saudades começao a fazer se sentir.um abraço e força nisso. eu vim sozinho, praticamente nao tenho ninguem aki,mas o nosso portugal ta tao mal, ke temos ke fazer um esforço.boa sorte
 
se for para frança é para a zona de grenoble ou paris, ou strasburg, para a suiça n sei nem luxemburgo, mas td se vai resolver. espero. obrigado!
 
eu ando pela belgica e desde que vim em agosto passado nao parei de trabalhar e vim sem trabalho na altura ... mas e dificil vir sem trabalho e sem ng conheçido como queres fazer ,tenta falar com alguem que esteja nesses paises a ver se te consegue arranjar ou dizer mais promenores ;)
 
Acho que a Europa tá é toda fdd, e acho sinceramente que o € não dura muito tempo, só se salva a suiça.
 
Eu estou a pensar tambem em emigrar quando acabar o curso, mas vou para Angola, lá nao tem problema a lingua, e tenho lá amigos e familiares a viver, e que me podem ajudar, so tenho medo da criminalidade de lá, Angola ainda e um pais inseguro.
 
boas , depois do que li sobre o que escreves-te , dou-te uma pequena opiniao e testemunho.
falo exactamente sobre luxemburgo para vires para ca sem sitio para onde ir , vais te ver mt aflito para ca conseguires ficar , porque actualmente quando vais procurar trabalho (começando pelas empresas de trabalho temporario) vao te pedir morada, se nao tens tas logo posto de lado , depois se ja a tiveres vem a experiencia de trabalho aqui no pais , logo ai ja tas fora novamente da lista.
poderas ter sorte mas digo-te que sera dificil por esses aspectos que por agora sao os que mais usam. partindo da inicio vais precisar de uma morada , neste caso de um apartamento ou de (um quarto) muito usual por aqui , mas aqui começa um dos maiores problemas os preços praticados , um simples quarto com direito a wc , custa-te 400e para cima , e pedem um mes de adiantado (cauçao) + alimentaçao , se conseguires um apartamento os preços sao mais elevados e pedem-te 3meses de adiantado , por isso como ja foi dito para vires para ca , traz uma boa carteira , ou se conseguires alguem que te ajude e te de morada e depois conseguires o trabalho sera mais facil.
mas prepara-te que as coisas que mais facilmente vais conseguir arranjar sera trabalhar nas obras e esse tipo de trabalho onde a lingua ainda nao é obstaculo.
e para terminar , nao é boa a altura para tentares vir porque com o tempo de neve que esta os paises estao a meio gás final de março inicio de abril é as melhores alturas.
terminando nao quero que isto seja percebido que aqui é so dificuldades etc , nada disso ha quem venha da mesma maneira como tu e no dia a seguir consiga trabalho , mas de ha um ano para ca o luxemburgo passou a ter mais trabalhadores do que trabalho para oferecer , ja foi dito pelo ministro do trabalho , e todos dias chegam novas pessoas e , outros que vao embora ainda piores do que vieram.
digo-te que é mt triste ver portugueses por este pais que vieram para tentar ter melhor vida e serem sem abrigo aqui ou entao andarem mt mal , o problema depois é que aqui estas e para voltares sem dinheiro ainda mais dificil é.mas ha mais pessoal aqui no forum que esta aki no lux e noutros paises e que te podem dar a opiniao deles.
 
boas , depois do que li sobre o que escreves-te , dou-te uma pequena opiniao e testemunho.
falo exactamente sobre luxemburgo para vires para ca sem sitio para onde ir , vais te ver mt aflito para ca conseguires ficar , porque actualmente quando vais procurar trabalho (começando pelas empresas de trabalho temporario) vao te pedir morada, se nao tens tas logo posto de lado , depois se ja a tiveres vem a experiencia de trabalho aqui no pais , logo ai ja tas fora novamente da lista.
poderas ter sorte mas digo-te que sera dificil por esses aspectos que por agora sao os que mais usam. partindo da inicio vais precisar de uma morada , neste caso de um apartamento ou de (um quarto) muito usual por aqui , mas aqui começa um dos maiores problemas os preços praticados , um simples quarto com direito a wc , custa-te 400e para cima , e pedem um mes de adiantado (cauçao) + alimentaçao , se conseguires um apartamento os preços sao mais elevados e pedem-te 3meses de adiantado , por isso como ja foi dito para vires para ca , traz uma boa carteira , ou se conseguires alguem que te ajude e te de morada e depois conseguires o trabalho sera mais facil.
mas prepara-te que as coisas que mais facilmente vais conseguir arranjar sera trabalhar nas obras e esse tipo de trabalho onde a lingua ainda nao é obstaculo.
e para terminar , nao é boa a altura para tentares vir porque com o tempo de neve que esta os paises estao a meio gás final de março inicio de abril é as melhores alturas.
terminando nao quero que isto seja percebido que aqui é so dificuldades etc , nada disso ha quem venha da mesma maneira como tu e no dia a seguir consiga trabalho , mas de ha um ano para ca o luxemburgo passou a ter mais trabalhadores do que trabalho para oferecer , ja foi dito pelo ministro do trabalho , e todos dias chegam novas pessoas e , outros que vao embora ainda piores do que vieram.
digo-te que é mt triste ver portugueses por este pais que vieram para tentar ter melhor vida e serem sem abrigo aqui ou entao andarem mt mal , o problema depois é que aqui estas e para voltares sem dinheiro ainda mais dificil é.mas ha mais pessoal aqui no forum que esta aki no lux e noutros paises e que te podem dar a opiniao deles.

Obrigado. É destas respostas como a tua que pretendo obter, tal como tu estás no Luxemburgo, ha malta cá do forum na Suiça, e França, e também estou à espera duma resposta assim como a tua, para ver o que fazer ou nao. Outra das possibilidades também passa por ir para o Brasil, mas não estava numa de sair da Europa (mais perto de casa), e de me desfazer do carro. Mas estou à espera das respostas dos users e logo decidirei, mas nao para já, em principio ja tive a pensar melhor, e juntar dinheiro e se for, é depois do verão.

Abraço e obrigado :)
 
Boas,

Aqui na Suica, a situacao è em tudo semelhante ao que o user Rcupra descreveu do Luxemburgo. Agora no inverno, nem vale a pena pensar em vir, as obras estao todas paradas ou quase todas, depois convem vires ja com contrato, e mesmo assim tens o problema da casa, porque nao te alugam uma casa com o permisso L.

Eu vim com contrato e nao arranjei casa, porque nao tinha permisso nenhum, ao nao ter permisso, nao tens morada, a minha sorte foi uma irma da minha ex mulher que me deixou la ficar e consegui o permisso, e mesmo assim casa nem vela, so ao fim de um ano quando passei para o permisso B e que consegui casa, mas para teres uma ideia, custa 1930Fr por mes.

Aqui tambem nao è facil e cada vez pior, estao a "fechar" muito as portas devido ao excesso de emigrantes, mas entrando e tendo vontade, è bem melhor que andar a penar em portugal.

Vires depois do verao, tambem nao è bom, porque è quando comeca a quebra de trabalho, o melhor è em Marco/Abril, para te poderes mostrar e quando o trabalho diminuir, seres um dos preferidos para ficar.

Quando falas em duas pessoas, seràs tu e a "Maria", nao te querendo desanimar, mas torna-se mais dificil, eu tambem vim sozinho e so 6 meses depois è que a fui buscar, e como apanhou o inverno, teve 5 meses sem conseguir trabalho e ja tinha permisso, apanhou-o por mim.

A "seguranca social", tambem è paga por nos, cerca 250/300Fr mes.

Ès mesmo mecanico? Os cursos de portugal ou outro pais qualquer aqui de nada servem.

Desejo-te boa sorte, se souber de algo, mando-te PM

Um Abraco
 
Last edited:
Actualmente os paises estao entupidos de pessoal que vem de portugal porque metade das pessoas so chega a portugal e diz aquilo ganha-se X , dao Y e nao trabalhas nada. so contam as coisas boas , e nem falam das dificuldades e das coisas que tem que se engolir e ultrapassar ,depois quando ca chegam ve a realidade e começam a passar por fases da vida que talvez nem em portugal passa-sem.
mas como eu digo ha sempre quem tenha sorte ao vir de olhos fechados e conseguir logo algo mas esse tempo ja vai ficando longe agora a escolha é muita e os patroes e quem oferece trabalho da-se ao luxo de escolher a vontade.mandando um embora e buscando logo 2 ou 3.
ja tive amigos que ca vieram ver e foram-se embora porque o que pensavam disto nao era o que se passa na realidade.
mas espera-se mais testemunhos.
 
O mundo está a passar por uma nova vaga de semi-vassalagem, isto vai dar para o torto, já começou hj com o Irão, é só mais uns pózinhos e a bolha rebenta de vez...
 
Em França, tenho família, tanto em Paris como em Grenoble, e amigos em Estrasburgo, ainda consigo desenrascar-me em relação a casa e 1ºs tempos, e a questão da morada também.

Mas uma das ideias que me deram, passa por ir para o Brasil, um pais em desenvolvimento, também tenho pessoas conhecidas la (família da madrasta) e que me pode arranjar alguma coisa por la. Agora é uma questão de avaliar as coisas, tal como disse, não estou numa de me desfazer do carro, e se for, levo comigo o carro. Se for para o Brasil, ai vou ter que o vender,e é mais um dinheiro que tenho para me aguentar. Imagino que não esteja bom lá fora, mas isto cada vez está pior cá. Só cortes, cortes e mais cortes, e o preço das coisas a subirem e uma pessoa a ganhar menos.

Obrigado pelo apoio e ajuda, é para coisas como estas que os fóruns servem, e tendo pessoal com o mesmo gosto, e estando na situação que estão (emigrados), darem-me opinião de como estão as coisas.

Abraço malta
 
Por vezes existem firmas em Portugal que também tem sedes no estrangeiro, quando assim é a própria empresa paga a estadia e a alimentação, isto falando em medias empresas. A empresa para quem trabalho tanto me manda para o norte como para o sul e quando precisam para fora, mas é todo a conta deles, como esta também a varias.
 
Em França, tenho família, tanto em Paris como em Grenoble, e amigos em Estrasburgo, ainda consigo desenrascar-me em relação a casa e 1ºs tempos, e a questão da morada também.

Mas uma das ideias que me deram, passa por ir para o Brasil, um pais em desenvolvimento, também tenho pessoas conhecidas la (família da madrasta) e que me pode arranjar alguma coisa por la. Agora é uma questão de avaliar as coisas, tal como disse, não estou numa de me desfazer do carro, e se for, levo comigo o carro. Se for para o Brasil, ai vou ter que o vender,e é mais um dinheiro que tenho para me aguentar. Imagino que não esteja bom lá fora, mas isto cada vez está pior cá. Só cortes, cortes e mais cortes, e o preço das coisas a subirem e uma pessoa a ganhar menos.

Obrigado pelo apoio e ajuda, é para coisas como estas que os fóruns servem, e tendo pessoal com o mesmo gosto, e estando na situação que estão (emigrados), darem-me opinião de como estão as coisas.

Abraço malta

Tb já pensei no Brasil, tenho um colega que tem dupla nacionalidade, ele teve lá bastantes anos e está a pensar regressar, diz que a zona do sul é melhor, a zona colonizada por Alemães, tipo Rio Grande do sul, Paraná, cidades como Curitiba e Florianópolis são razoáveis e não tem tantos problemas de segurança como o Rio e S.paulo. Mas o problema fora da UE é sempre o mm, os vistos...
 
eu vou ser mais um a emigrar.....vou para França agora no fim de maio mas ja tenho tudo tratado....tive a sorte de conseguir trabalho e a casa é da empresa ou seja não vou pagar alojamento.....nunca tive fora do pais e também vou sozinho.....o meu único receio são as saudades.....mas vou em busca de uma nova experiência de vida ate pode ser que me de bem.....isto em Portugal esta pela hora da morte.....não há dinheiro para nada
 
A juntar aos cortes que todos sofremos é as prioridades que os portugueses dão ao seu dinheiro. Carros, viagens, etc etc os portugueses continuam a viver a sua vida de lord :)
 
Por vezes existem firmas em Portugal que também tem sedes no estrangeiro, quando assim é a própria empresa paga a estadia e a alimentação, isto falando em medias empresas. A empresa para quem trabalho tanto me manda para o norte como para o sul e quando precisam para fora, mas é todo a conta deles, como esta também a varias.

mas na maior parte das vezes sao esses que te metem la a trabalhar a ganhar 1500 euros por 1 trabalho que o dono da obra paga 4000 para fazeres .... o tuga a explorar o tuga ... isto acontece mais dentro da construcao civil ..


para dar 1 exemplo a minha funcao e muito bem paga em paises como franca , suica , luxemburgo , alemanha etc ..

se for por 1 empresa do pais de origem o ordenado chega a rondar os 2500 ate as 4500 dependendo da experiencia na funcao ..
se for por 1 empresa portuguesa , se tiver 1 ordenado de 2000 para fazer a mesma coisa ja tenho muita sorte ..

tambem estou a pensar em bazar de pt , mas para alem de ter ca a vida toda orientada , na melhor maneira .. fui tambem pai a nao muito tempo e afastar me do meu reguila nesta altura do campionato e quase fora de questao , mesmo com ordenados na casa dos 3 mil para cima ...
 
Back
Top