Toca a parar o acordo ortográfico!!

Antes de falarem qq coisa que seja, estudem bem esta matéria e vejam quem está por detrás desse acordo ortográfico, tentem saber o pq dele e as suas vantagens. No Brasil tb vão mudar muitas das palavras do dicionário, não será apenas em Portugal. O estudo feito prova que com esse acordo fica mais fácil o intercâmbio entre países da mesma língua, nesse caso a portuguesa e benefecia os estudantes tornando mais fácil os seus estudos. Tomem nota:

"o Acordo Ortográfico muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra"

"o Acordo Ortográfico não cria nem elimina palavras. Ele só tem a ver com a maneira como se escrevem palavras"

"o Acordo Ortográfico não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem"

"o Acordo Ortográfico não interfere com a coexistência ou com as regras de normas linguísticas regionais"

"com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma"


Não façam uma tempestade num copo d'água.
Grande abraço.
 
Á pouco tempo recebi por mail uma cena do género e para mim não faz sentido nenhum este acordo.
De que interessa mudar a grafia das palavras se na práctica vamos pronunciá-las da mesma forma?
Uma coisa eu sei, com ou sem acordo, eu vou continuar a escrever a lingua de Camões.

Vejam este exemplo ridiculo.

"agarrar o cão pelo pelo" isto faz algum sentido?

"os fatos provam que na realidade" poupem-me...

Se não preservarmos pelo menos a nossa lingua o que vai ser de nós?
Por isso se costuma dizer que Portugal é um País de brandos costumes. Somos encavados em tudo pelos outros e ainda há quem ache bem.

Que nojo que isto se está a tornar...
 
o acordo ta nos colhõ€s!
passei anos a estudar a Lingua Portuguesa, se me faltava um ´ou ^ ao escrever uma palavra era um erro, agora ja ta bem escrito, entao fui penalizado injustamente nao?
o meu irmao é estudante, anda no 11º tem que aprender a escrever outra vez?
agora tem que dizer "OI TUDO VÈÈM cÒM VÒCÈ?":?
 
o acordo ta nos colhõ€s!
passei anos a estudar a Lingua Portuguesa, se me faltava um ´ou ^ ao escrever uma palavra era um erro, agora ja ta bem escrito, entao fui penalizado injustamente nao?
o meu irmao é estudante, anda no 11º tem que aprender a escrever outra vez?
agora tem que dizer "OI TUDO VÈÈM cÒM VÒCÈ?":?

lolol não tem nada a ver com isso..

o que altera é que se passa a escrever como se "diz".. por exemplo, acção, não se diz "ac ção" mas "ação".. mas nas palavras em que se lê o "c" extra, ao contrário do que disseram acima, facto vai continuar a ser facto, porque ao ler pronuncia-se o "c"..

de qualquer maneira não estou de acordo com o acordo :p
 
Isso foi a maior estupidez que algum dia se lembraram de fazer...Mas enfim, cada um com a sua opinião! Para mim irei sempre escrever da forma como aprendi...Ou pelo menos tentar fazê-lo até que me seja possível!
 
Vamos voltar todos para a escola! So peço um parque enorme cheio de ibizas para no intrevalo andarmos no aço. Acho uma ideia engraçada. LOL
Eu estou-me lixando para o novo acordo ortográfico e para quem teve a tal ideia, porque nao é por um acento ou uma letra a mais ou a menos que a pessoa nao me vai entender. Eu sou Old School.
 
Isso foi a maior estupidez que algum dia se lembraram de fazer...Mas enfim, cada um com a sua opinião! Para mim irei sempre escrever da forma como aprendi...Ou pelo menos tentar fazê-lo até que me seja possível!

Apesar de não ficar muito revoltado com esse acordo, tens toda a razão naquilo que dizes! Portugal nesse aspecto não tem "tomates" para tomar as decisões, estamos sempre dependentes da decisão de outros... isso acontece aki na europa como lá fora. Portugal aceitou mas podia ter negado esse acordo... enfim.
Abraço.
 
Pá pelo titulo acho que aderis-te ao novo acordo. Não entendi um c@r@lho :D


Faltava um "r" lol e então ficou "para" em vez de "parar".

[FCS]alfamax;1528267 disse:
Antes de falarem qq coisa que seja, estudem bem esta matéria e vejam quem está por detrás desse acordo ortográfico, tentem saber o pq dele e as suas vantagens. No Brasil tb vão mudar muitas das palavras do dicionário, não será apenas em Portugal. O estudo feito prova que com esse acordo fica mais fácil o intercâmbio entre países da mesma língua, nesse caso a portuguesa e benefecia os estudantes tornando mais fácil os seus estudos. Tomem nota:

"o Acordo Ortográfico muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra"

"o Acordo Ortográfico não cria nem elimina palavras. Ele só tem a ver com a maneira como se escrevem palavras"

"o Acordo Ortográfico não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem"

"o Acordo Ortográfico não interfere com a coexistência ou com as regras de normas linguísticas regionais"

"com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma"


Não façam uma tempestade num copo d'água.
Grande abraço.

Eu ainda andava no secundário quando isto foi assinado e sempre discordei disto.
É como todos dizem. Eu não andei 12 anos na escola a ter aulas de Português de Portugal para agora escrever em Português do Brasil.
E conseguindo anular isto ou não eu não altero a minha maneira de escrever.

o acordo ta nos colhõ€s!
passei anos a estudar a Lingua Portuguesa, se me faltava um ´ou ^ ao escrever uma palavra era um erro, agora ja ta bem escrito, entao fui penalizado injustamente nao?
o meu irmao é estudante, anda no 11º tem que aprender a escrever outra vez?
agora tem que dizer "OI TUDO VÈÈM cÒM VÒCÈ?":?

:lol: :lol:
 
Não se muda uma língua por decreto. A língua escrita antes disso tudo é falada, por isso meus amigos não vai adiantar muito esta uniformização.

O "brasileiro" fez o mesmo que o "americano" com o inglês britânico. Ou seja, em tese eram povos (no tempo das colonizações) menos eruditos e meteram muitos facilitismos na língua, assim como influência dos dialectos índios.Aliás, o Alfamax (julgo que é brasileiro) pode atestar que as classes mais altas do Brasil falam um português mais parecido com o de Portugal. Depois entres estados há sotaques diferentes, sendo o do Rio de Janeiro o mais parecido, devido talvez a presença de família real portuguesa.

Eu afirmo que não vou mudar a minha forma de escrever, mas os meus filhos não irão escrever como eu!
 
Isto é uma evolução da lingua...as linguas mais tarde ou mais cedo evoluiem e vão perdendo certas letras! Depois ha palavras mais complexas que nao acho bem modifica-las, por exemplo a palavra "facto" perder o "c", entre outras! Mas por exemplo " baptizado" o "p" nao tá la a fazer nada! Devia ser revisto e verem bem as coisas! Nao sou contra, mas sou contra coisas mal feitas!
 
já disse me cima.. não vai perder o "c".. as palavras em que essas letras se pronunciem vão continuar a ter essa mesma letra..

exemplo:
voluptuoso -> vai ficar igual, não vai ficar volutuoso

facto, "lê-se" o "c", fica igual,

acção, não se "lê" o primeiro "c", vai ficar ação.
 
Back
Top