Termo estato PD 130

Boas...alguém me sabe confirmar a q graus abre o termoestato dum pd 130 (n sei se serao iguais aos VP, ms penso que não:S, deve haver ligeira dif na temp).

ja sei que de boca eles abrem todos aos 90 lol. mas eu tive a testar com o vag com na minha sport ( uma vez que tive que trokar a bomba de agua), e o termoestato so abre aos 97ºC (pois foi kd o ponteiro baixou e o tubo de baixo do radiador fikou kente).

alguem me consegue confirmar isto?
é que tenho um termoestato novo, ms na cabeça do termo diz lá 87ºC. conclusao, se este termo novo que tenho abre aos 87, a agua que vai entrar po bloco deve tar ai nuns 77ºC, enquanto que c o termoestato que la esta (que so abre aos 97ºC), kd a agua entrar para o bloco ja deve entrar mais kente, ai tipo uns 87. pois uma vez que estes motores querem é a temp sempre nos 90ºC, na minha cabeça fikou a maturar se a longo prazo isto irá ter represálias (tanto com o termo que ta montado como com o novo que posso vir a montar.).por isso precisava que alguem me confirma-se.
fiz-me entender lol?:D
obrigado
 
Last edited:
sei que a temperatura normal do motor não é bem nos 90 mas sim um pouco abaixo, e o ponteiro só passa dos 90 quando a centralina esta a rasca e manda.
lembro-me de fazer um log no verão e pelo vag a temp da agua chegou aos 99 e não mexeu o ponteiro dos 90.
 
sei que a temperatura normal do motor não é bem nos 90 mas sim um pouco abaixo, e o ponteiro só passa dos 90 quando a centralina esta a rasca e manda.
lembro-me de fazer um log no verão e pelo vag a temp da agua chegou aos 99 e não mexeu o ponteiro dos 90.

é verdade. o log que eu fiz foi de o ponteiro estar ja nos 90 e no vag com a temp ainda tv ai nuns 77/78ºC...mantendo-se o ponteiro nos 90 e no vag acusar 110ºC e o ponteiro nos 90 ainda.
ms o que eu kero sbr é o que pergunto em cima amigo ;).ms obrigado.

erbium, esses 85ºC que dzs é kd o termoestato abre(metes-te a mao no tubo de baixo e ele ta á mm temp que o de cima nesses 85ºC)?
se confirmares o q acabei de dzr, sbs se o teu termoestato é o de orige?pois convinha sbr por um de origem(sbs q o material de concorrencia n é a mma coisa).
obrigado pelas rspts
 
ja queimei a junta da cabeça e o ponteiro da temp ficou sempre nos 90, so descobri porque ia a dar gaz na autoestrada e vou sempre a confirmar a temperatura do oleo do motor, e nesse dia ficou estranhamente quente. passou dos 116 graus. la se foi a junta. os ponteiros dos vag sao todos mentirosos, é sempre a 90.
 
ja queimei a junta da cabeça e o ponteiro da temp ficou sempre nos 90, so descobri porque ia a dar gaz na autoestrada e vou sempre a confirmar a temperatura do oleo do motor, e nesse dia ficou estranhamente quente. passou dos 116 graus. la se foi a junta. os ponteiros dos vag sao todos mentirosos, é sempre a 90.

por isso reportei a minha experiencia c base nos testes q fiz (77ºC vag com/90 ponteiro ate aos 110ºC no vag com), e vim aki ao forum questionar este assunto ;)

erbium, o autodata pode nao me tirar as duvidas a 100%. sei que tou a ser xato, ms isto parece q nao, ms tem grande influencia no motor a longo prazo.
simplificando, alguem me consegue dizer que temps acusa no vag com, apos o termoestato abrir?sem ser no autodata...tem que ser em contacto com o material (experiencia propria) que se pode ter certezas.
 
Atenção que os ponteiros da temperatura no quadrante estão "configurados" para entre um certo intervalo permanecerem nos 90ºC (por excesso imaginem entre os 80 e os 100ºC), enquanto a temperatura se mantiver dentro deste intervalo o ponteiro marca sempre os 90ºC, só quando a temperatura sai do intervalo é que o ponteiro se mexe!

Dito isto...

ja sei que de boca eles abrem todos aos 90 lol. mas eu tive a testar com o vag com na minha sport ( uma vez que tive que trokar a bomba de agua), e o termoestato so abre aos 97ºC (pois foi kd o ponteiro baixou e o tubo de baixo do radiador fikou kente).
Tenho ideia que o ideal seria o ponteiro não ter mexido, o termostato devia ter "entrado em acção" para não chegar a esse ponto! Se o ponteiro mexeu é porque foi fora do intervalo considerado óptimo para o carro penso eu de que...

é que tenho um termoestato novo, ms na cabeça do termo diz lá 87ºC. conclusao, se este termo novo que tenho abre aos 87, a agua que vai entrar po bloco deve tar ai nuns 77ºC, enquanto que c o termoestato que la esta (que so abre aos 97ºC), kd a agua entrar para o bloco ja deve entrar mais kente, ai tipo uns 87. pois uma vez que estes motores querem é a temp sempre nos 90ºCobrigado
Não será 90ºC precisamente mas isso será o valor médio, entre 85-95 penso que será o intervalo ideal de funcionamento do motor.

O termostato é uma peça mecânica que com o calor abre progressivamente a passagem do liquido de refrigeração para o circuito do radiador. Se estiver feito para 87ºC, ao chegar a essa temperatura ele começa a abrir e conforme aumenta a temperatura mais o termostato abre até que passe um caudal suficiente pelo radiador para a temperatura começar a baixar, consecutivamente ao baixar a temperatura o termostato volta a fechar gradualmente. Desta forma acaba por se atingir um ponto de equilíbrio entre a temperatura e a abertura do termostato. Dai existir este intervalo para o qual o ponteiro não mexe porque o liquido vai andar ali a variar entre os, 87-93ºC (estimativa) e não queríamos o ponteiro constantemente a bailar, está estudado que se está tudo bem não deverá haver alterações para não alertar desnecessariamente o consumidor.:D
 
Last edited:
Atenção que os ponteiros da temperatura no quadrante estão "configurados" para entre um certo intervalo permanecerem nos 90ºC (por excesso imaginem entre os 80 e os 100ºC), enquanto a temperatura se mantiver dentro deste intervalo o ponteiro marca sempre os 90ºC, só quando a temperatura sai do intervalo é que o ponteiro se mexe!

Dito isto...


Tenho ideia que o ideal seria o ponteiro não ter mexido, o termostato devia ter "entrado em acção" para não chegar a esse ponto! Se o ponteiro mexeu é porque foi fora do intervalo considerado óptimo para o carro penso eu de que...


Não será 90ºC precisamente mas isso será o valor médio, entre 85-95 penso que será o intervalo ideal de funcionamento do motor.

O termostato é uma peça mecânica que com o calor abre progressivamente a passagem do liquido de refrigeração para o circuito do radiador. Se estiver feito para 87ºC, ao chegar a essa temperatura ele começa a abrir e conforme aumenta a temperatura mais o termostato abre até que passe um caudal suficiente pelo radiador para a temperatura começar a baixar, consecutivamente ao baixar a temperatura o termostato volta a fechar gradualmente. Desta forma acaba por se atingir um ponto de equilíbrio entre a temperatura e a abertura do termostato. Dai existir este intervalo para o qual o ponteiro não mexe porque o liquido vai andar ali a variar entre os, 87-93ºC (estimativa) e não queríamos o ponteiro constantemente a bailar, está estudado que se está tudo bem não deverá haver alterações para não alertar desnecessariamente o consumidor.:D

eu sei o funcionamento do termoestato ;)...
e eu onde disse que ele so abria aos 97ºC,disse q o ponteiro mexeu,ms corrigo,o ponteiro n mexeu (erro meu)...
 
alguem me consegue dizer que temps acusa no vag com, apos o termoestato abrir?sem ser no autodata...tem que ser em contacto com o material (experiencia propria) que se pode ter certezas.
 
Back
Top