Teorias do fumo preto

Preciso vossas opiniões e a teoria do fumo preto.

Tenho um 6k2 tdi 90cv, ao acelerar ao fundo que sai algum fumo preto, com isso sei que há uma mistura pobre, ou seja tem mais gasóleo do que o ar e está completamente desequilibrado.

Para por equilíbrio em relação a mistura ar/gasóleo, precisa mais do AR ou então reduzir debito gasóleo.
Como não quero reduzir debito gasóleo e nem aumentar pressão do turbo, com isto de reduzir debito gasóleo reduz fumo, logo isso perde alguma potência e aumenta vida útil do motor.
E se aumentar pressão do turbo, logo tira a vida útil do turbo.

Mas antes vou explicar se é possivel reduzir o fumo:
Com dois turbos de GT15 a exercer uma pressão de origem 0,7bar, saída de escape em série e a admissão em paralela, com isto sei em teoria que pode reduzir fumo, lag do turbo e melhorias do binário em baixas e em altas.

É possivel?

É bom manter os pulmões cheios do que esgotar cedo :p
 
A teoria é alguma coisa confusa mas a prática ainda é pior. Dou outro tipo de opinião.. Metes um 1749VB ou VA ou ate um kkk bv43 e contínuas como estas aumentando o fluxo de ar.. Digo eu nao sei amigo. Um abraço
 
Aplicação de sistemas bi-turbo não OEM é bastante complexa, havia por aí um projecto Tdi mas acho que nunca de muitos frutos..
 
Ah, não sabia..
Sempre achei que era um sistema original.
Mas acho que o carro está bastante melhor com single turbo. :cool:

sim mas estamos a falar de blocos diferentes, na altura VP bloco SDI estava muito bom mesmo.. e até os 250 não sei qual o mais rápido..
 
Preciso vossas opiniões e a teoria do fumo preto.

Tenho um 6k2 tdi 90cv, ao acelerar ao fundo que sai algum fumo preto, com isso sei que há uma mistura pobre, ou seja tem mais gasóleo do que o ar e está completamente desequilibrado.

Para por equilíbrio em relação a mistura ar/gasóleo, precisa mais do AR ou então reduzir debito gasóleo.
Como não quero reduzir debito gasóleo e nem aumentar pressão do turbo, com isto de reduzir debito gasóleo reduz fumo, logo isso perde alguma potência e aumenta vida útil do motor.
E se aumentar pressão do turbo, logo tira a vida útil do turbo.

Mas antes vou explicar se é possivel reduzir o fumo:
Com dois turbos de GT15 a exercer uma pressão de origem 0,7bar, saída de escape em série e a admissão em paralela, com isto sei em teoria que pode reduzir fumo, lag do turbo e melhorias do binário em baixas e em altas.

É possivel?

É bom manter os pulmões cheios do que esgotar cedo :p
sair fumo preto = mistura rica

nem sempre reduzir gasóleo aumenta a vida útil do motor...
 
A ideia da mistura rica é tentar aumentar as rotações mais rapidamente... ou não é isso que pretendes quando calcas a fundo?
Se não queres ver o fumo preto, é não calcar a fundo e optar e ir calcando lentamente. Assim, a mistura nunca fica exageradamente rica! Ou, colocar o mapa de origem que também não faz fumo.
 
Last edited:
Back
Top