Temperatura sobe e desce 6k2 TDI 90cv

Boas pessoal,

Eu tenho um ibiza 1.9tdi 90cv e estou super satisfeito com o carro (passei de um carro a gasolina que fazia 7L/100km isto agora é mel) mas tenho aqui uma duvida, o meu carro aquece normalmente ate aos 90 sem qualquer problema, se eu tiver a puxar por ele mantem-se lá mas se eu for nas calmas ele começa a descer ate ao segundo traço, eu acho estranho porque seria de esperar que ao chegar aos 90 se mantivesse ali com oscilações pequenas e nao baixar ate onde baixa. É normal ou é alguma anomalia no termostato?


E ja agora aproveito para fazer aqui outra pergunta, para aplicar discos atras é necessario o eixo completo ou apenas substituir as mangas?

Obrigado desde já malta ;-)
 
Mas o carro chega aos 90º sem puxar ou só se apertares com ele?
Se ele só chega la se puxares e quase de certeza o termostato, se ele sobe e depois desce e anda sempre assim é o sensor da temperatura...
Quanto aos discos não tenho a certeza mas pelo que tenho visto trocam o eixo todo, mas penso que mesmo que dê para mudar só as mangas, o preço deve ser equivalente ao eixo completo com tudo...
 
Ele chega aos 90º sem puxar o fim de alguns km o ponteiro bate lá mas pouco depois volta a descer, nota-se bem quando tou nos 90º entro na AE dou lhe algum gas e depois acalmo e sigo para ai a uns 80km/h calminho ai ele vai baixando, o que eu acho que nao devia fazer.

Sexta feira vou ter que ir ao alentejo vou tentar ir sempre a uma velocidade constante a ver quantas vezes ele sobe e desce. A caminho do trabalho nao consigo ver bem porque quando chego ele atinge os 90º mas nao da tempo para baixar a temperatura


_ _ _ _

Tenho que ver se apanho ai um ibiza de 110 ás peças e ver se consigo um bom preço por esse material
 
Last edited:
o meu 6k2 110, em andamento nao chega aos 90ºc , posso fazer 15 kms ou mais ás vezes que o ponteiro nao sobe, mas s eo deixo ao relanti , sobe logo LOOOL ja não é o primeiro ibiza que conheço que faz algo idêntico ao meu xD
 
A minha andou um altura assim subia e de vez enquando começava a baixar, dava um toque com a mão na ficha do sensor da temperatura e voltava a subir...Mas tudo depende de cada caso também pode ser termostato, normalmente quando e o termostato a temperatura só sobe ao relantim ou então ao puxar pelo carro, se andar tranquilo nunca sobe...
 
retira o termostato.. esse ja foi.. geralmente anda mais frio quando ta avariado... pega nas duas mangueiras do circuito e se tiverem as duas mais ou menos frias e que ta a circular o liquido livre..
 
Realmente estava com essa desconfiança, amanha como tenho que ir a seat pedir o averbamento das jantes aproveito e compro logo um termostato novo.
Obrigado pela ajuda pessoal :D
 
Convem veres antes se e dai.. e tem um garrafao de liquido de refrigeração a mao pois vai perder líquido ao mudares isso.... Isso na seat e capaz de te sair caro.. nao tens uma onedrive perto de ti..?
 
Como é que eu consigo confirmar? ligando a maquina?
Aqui perto de mim tenho pelo menos tres casas de peças, pelo menos uma delas deve conseguir arranjar isso a um preço relativamente acessivel.
Em relação ao liquido tenho um garrafão de G12 na garagem
 
semeteny.jpg

O teu termostato e uma coisa destas.. se for um 1.9 tdi de 90cv.. vais ao site misterauto.. ves la.. nao falha.. agora onde esta nao sei porque o meu era a gasolina.. o meu estava junto ao motor numa peca toda ela em plastico onde ligava as mangueiras todas.. era nas que vinham do radiador.. numa delas..
 
Imagem meramente exemplificativa :
ygymyjyn.jpg

As mangueiras do radiador vao ligar ai.. no teu pode ser diferente mas nao foge muito o sitio.. tanto pode ser em baixo no motor.. como em cima.. como te disse teras de ser tu a descobrir.. espero ter ajudado..
 
Last edited:
Acredita ajudas-te bastante, amanha vou procurar isso e ver se consigo resolver o problema para nao vir a causar danos no futuro.
Muito obrigado RPJS ;-)
 
Back
Top