Temperatura motor baixa (sempre nos 70º)

Estou com um problema de temperatura baixa no motor, em andamento normal que sejam dias quentes ou noites frias o carro esta sempre nos 70º ou um pouco a baixo, será termostato ou sensor da temperatura?

Sintomas:
Quando ligo o carro o ponteiro esta nos 50º (como normal), em andamento regular, o carro aquece e vai para os 70º e dai não passa a não ser que puxe bem pelo carro (puxar bem é andar algum tempo acima das 4mil rpm), e mesmo assim vai ate aos 90º ou passa um pouco e depois se voltar para andamento normal volta a baixar para os 70º.

Imagem do local onde o ponteiro costuma estar (a vermelho) e para o máximo (a azul) quando puxo por ele
1mrv192lv449yh4fg.jpg


Que me dizem?

Isto aumenta o desgaste do motor uma vez que o óleo não está tão "liquido" e aumenta também o consumo do carro, certo?

Já agora o termostato fica aqui?
zomwlybn9dq1xqafg.jpg

depois de trocado o termostato leva alguma junta de papel ou leva apenas uns "O"rings de boracha?

PS.- o carro é um manco pd75.
 
Last edited:
sim o termoestato é aí.. e normalmente quando se compra vêm tudo junto o que precisas para montar..
 
Na minha experiencia nao. fui poupar dinheiro , acabei por gastar mais .

O termóstato só serve para abrir ou fechar o circuito amigo.

Quem marca é o sensor de temperatura, não o termóstato.

Agora se dizes que os termóstatos da concorrência não são tão fiáveis como os originais, aí já posso concordar contigo...
 
O termóstato só serve para abrir ou fechar o circuito amigo.

Quem marca é o sensor de temperatura, não o termóstato.

Agora se dizes que os termóstatos da concorrência não são tão fiáveis como os originais, aí já posso concordar contigo...
Sim é isso, a informação que o sensor passa depende do trabalho do termostato
 
Sim o sensor mede a temperatura e pode estar a medir mal, mas tambem pode ser o termostato a abrir aos 70° e assim mantem o carro nessa temperatura.

Alguem ja teve problema identico?

Existe forma de testar o sensor da temperatura sem o desmontar?
É que para desmontar, vou perder a água do circuito.

E quais os preços na marca para o termoststo e sensor da temperatura?

Enviado através de Tapatalk
 
O teu problema é do termostato,não vás gastar dinheiro no sensor

Sent from my GT-S7562 using Tapatalk
 
Eu também desconfio que seja o termostato que em vez de abrir aos 87º como normal, está a abrir aos 70º. Vou trocar e ver o resultado.

Já agora e uma vez a trocar o termostato se calhar aproveito para trocar todo o liquido da refrigeração.
Há por ai algum tutorial de como fazer o processo? Ou é só retirar o liquido actual, trocar termostato e voltar a meter liquido, ligar o carro e ir adicionando ate estar no nível?

Obrigado pela ajuda :D
 
tens um sítio próprio para sangrar o circuito amigo.em baixo ao lado do farol d nevoeiro do lado do condutor..de resto é só meter a nível e tá a andar .limpa primeiro o circuito antes de meter o g12 novo

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Bem novidades sobre o problema;

Ferramentas + Termostato novo + G12 = Temperatura de volta ao normal 87º.

Como tive um tempito decidi por as mãos na maquina, fiz uma limpeza ao circuito de aquecimento com um liquido próprio, de seguida lavagem com água corrente e troca de termostato (o antigo era original e de 87º não sei porque não passava dos 70º), de seguida novo G12 lá para dentro e pronto, problema resolvido, em cerca de 3/4kms a andar normal o carro chega à temperatura ideal de funcionamento 87º e ai se mantém estável.


NOVO PROBLEMA:
No entanto surgiu um outro problema, se tiver a temperatura da sofagem no mínimo (bola azul) e a velocidade do ventilador no 0(zero), o carro manda ar quente, cada vez mais quente (tipo mesmo um bafo que não se consegue estar de janelas fechadas) atinge esta temperatura bem alta cerca de 10kms depois de começar a andar com o carro, a cerca de 12kms parece que o radiador da sofagem desliga sozinho (sem nunca o ter ligado antes) e o ar vem frio, mesmo que gire o regulador para a temperatura quente (vermelho) continua a mandar ar frio.

O que me parece é que a sofagem do carro esta sempre a aquecer como se tivesse sempre no máximo, depois chega a um ponto em que entra em safemode, e desliga o aquecimento por completo.
Parece-me que este problema já acontecia antes da troca de termostato, mas o ar quente não era tão quente como agora alias ate me parecia normal =/

Já alguém teve problema idêntico, que acham que pode ser?
 
Back
Top