Temp. Óleo v.s. Temp. Água

Caros colegas de Fórum ando aqui meio apreensivo...:confused:
Tenho um manómetro de óleo instalado e já algum tempo me anda a dar uns valores estranhos, do género:
Vou a 120 km/h (2500 rpm´s) nas calmas - Temp. óleo: (estabiliza) 110ºC - Água: Normal

Aperto um pouco mais tipo 140/150 (por uns momentos tipo 7 minutos) - óleo - perto dos 120ºC; Água - Normal;

Hoje de manhã vim de Guimarães, logo após ligar o carro, a temperatura da água ainda não estava "no sítio" vinha aí a 2/3 já do óleo estava quase a 70ºC :confused: :confused: tendo o carro dormido fora de garagem.

O óleo em questão é o BP Visco Diesel 15-40W e ainda só tem 1500 km´s...
Não tem fugas de água, nem de óelo, nem tubos rotos via intercooler,pois esteve no estaleiro a mudar óleo e filtros à pouco e estava tudo ok.
Está stock de mecânica. (1.9 Tdi - 90 hp).

Pelos valores que tem dado na temperatura de óleo... e ainda por cima o descalabro de hoje de manhã... acho que foi o manómetro de óleo às couves?! O que acham?
Desculpem o testamento.
Cumps
jtdi
 
Last edited:
Pra começar acho que usas oleo grosso demais...:D

A temperatura de oleo muita gente se queixa desse mal , eu no meu carro nunca tive problemas nenhuns, acho que o maximo que o meu oleo ja atingiu foi perto dos 100ºc

Vamos esperar que os entendidos se manifestem.
 
Pra começar acho que usas oleo grosso demais...:D

A temperatura de oleo muita gente se queixa desse mal , eu no meu carro nunca tive problemas nenhuns, acho que o maximo que o meu oleo ja atingiu foi perto dos 100ºc

Vamos esperar que os entendidos se manifestem.

Partilho a mesma opinião
 
Partilho a mesma opinião

Que óleo aconselham então?
Tendo em conta a kilometragem do carro não penso que seja bom colocar um totalmente sintético.
Gostaria de arranjar alguém com VAG-Com para tirar as teimas.. pois parece-me que o manómetro...
Agradeço conselhos.
Cumps
jtdi
 
120ºc, vai la vai!! so agora ando a atinguir os cento e poucos e é pk o oleo ja devia ter sido mudado a coisa de 2 mil km. de resto smp nos 90, 90 e poucos. o oleo é o castrol longtec 5w30, salvo erro.
 
Normalmente 5W40 e tem 220 mil !! Ja usei tb 0w40 mas pelo preço k é, n compensa ;)

15w40 usa o meu pai da berlingo 1.9D 60 BURROS .. Anda k se farta ! té patina de 1ª p 2ª (a embriagem claro :D:D:D)

ABRAÇO
 
Para mim o oleo ideal para esse carro é o semi-sintectico 10w40.
Eu por acaso utilizo o 100% sintectico pq esta porra tem carga e em altas temperaturas o "semi" perde qualidade.
Em relação á temp do oleo,para ficares descansado pergunta a algum user do forum que seja da tua zona,se te pode ler com o vag-com,ficas logo descansado,não vá o diabo tecê-las....:whistle:


Cumps...;)
 
É conheço um 6K2 sport que anda muita vez a 150º ](*,) e tem todo o material bom, e usa 5W40 o pior é que tem os cotos muito pesados :rir:
 
Para mim o oleo ideal para esse carro é o semi-sintectico 10w40.
Eu por acaso utilizo o 100% sintectico pq esta porra tem carga e em altas temperaturas o "semi" perde qualidade.
Em relação á temp do oleo,para ficares descansado pergunta a algum user do forum que seja da tua zona,se te pode ler com o vag-com,ficas logo descansado,não vá o diabo tecê-las....:whistle:


Cumps...;)

Pois... Já falei aqui com um user mas ele anda um bocado ocupado..
Mas vou ter de ver isso com alguma urgência mesmo.
Cumps
jtdi
 
Um óleo 15 40 w é tem propriedades que tornam grosso demais para o motor que é, além de que em termos de lubrificação de turbo esquece!
É um óleo que não protege a frio e que a quente tendo em conta um carro turbo e a "pelicula fraca " do óleo só irá fazer com que este aquece o óleo , consequentemente aquece o motor e estraga!
Quando puderes 10 40 w para a mudança não ser brusca!
O manómetro ir Às couves possível, mas o teu ligar e andar pouco e ficar nos 70 º C equivale ktos kms +-?
Abraço
 
Tenho que arranjar alguém com VAG-COM! E..
Agora necessitava da Vossa ajuda para escolher:
O Óleo que uso:
BP Mineral Visco Diesel 15W-40 - Cumpre as normas: VW 505 00 - utilizável onde é exigida a VW 501 01.
Link:
http://amtulld001.bp.com/bpglis/lub...3CD5A502AD37729C80255FAA005B68AB?OpenDocument

Óleo aconselhado para o Motor (da BP):
Visco 7000 Sport - Fully Synthetic Motor Oil SAE 5W-40 Cumpre Normas: VW 502 00 / 505 00;
Link:
http://amtulld001.bp.com/bpglis/lub...2e53de8e6c1256d02004c34d2?OpenDocument&Click=

Óleo alternativo para motor (também da BP):
Visco 3000 Synthetic Based Motor Oil SAE 10W-40 (Semi Sintético) Normas: Volkswagen VW 505 00 - utilizável onde é exigida a VW 500 00
Link: http://amtulld001.bp.com/bpglis/lub...f05fb05a7c1256d05003a10bf?OpenDocument&Click=


Em princípio não deverei mudar para um 100% sintético devido à utilização que tem sido feita de um óleo mineral e à quilometragem do veículo. Assim a escolha óbvia será um semi-sintético. Mas gostaria de arranjar um semi-sintético a 5w-40 e a BP não tem nenhum...

Agora gostaria de saber outras opiniões de outras marcas de óleo (se possível com links).

Tiago:
Epá nos 70ºC dependendo do pé direito (a frio nunca vou acima das 2000 rpm´s) para aí uns 7 a 10 km´s..

Todos os conselhos são bem vindos!


Cumps
jtdi
 
Eu acho que te estás a assustar com pouca coisa e desde já fica a minha opinião qto ao óleo a utilizar, num motor a turbo ning deve utilizar um oleo grosso tipo 15/40 (os óleos mais grossos são utilizados qdo fazes alguma rectificação a nivel de motor, no tempo de rodagem enquanto as peças acamam para que a haver alguma folga minima esse oleo possa compensar), deves utilizar no minimo semi sintectico .... mas aconselho um oleo 100% sintetico. Quanto mais fino for o oleo maiores são as suas propriedades e permitem maiores performances... a marca ainda é o menos no meio disto tudo :D.

Em relação as temperaturas do oleo, podem querer que eu ja assisti a algumas cenas e a culpa disto tudo é estes carros não trazerem manometros temp/ oleo de origem. perguntem a alguem que faça uma subida a fundo tipo 2 ou 3 min, os valores da temperatura do óleo atingem valores quase astronomicos... 100º ou 120º não é nada.... isso ta novo!

Agora um off-topic.... não achas estúpido o manometro da temp da agua nunca passar os 90º??? um gajo a 120 e ele nos 90º vais a 200 e ele não mexe.... va la um gajo saber pq :S:S:S

Um abraço
 
Back
Top