boas..
um tdi de 110cv com repro
o fumo que saí nao é akele fumo escuro negro, é mais claro meio acinzentado...
alguem tem explicação para isto?
abraço
ya, a puxar está a fazer excesso de pressão...
tanto é que se forçar mesmo ouve se o turbo a gemer estando descompensado, muito ar de um lado e pressao, pouco gasoleo do outro
esse "meio acinzentado" é muito relativo....pode nao ser nada de mais...pode ser pressao a mais no turbo e combustao desiquilibrada por excesso de ar...
pode nem ser nada![]()
Excesso de ar:rir:
Bem k eu saiba a relação AFR quanto mais rica em ar menos fumo faz, e não fumo cinzento!!!
Ha e tb deconhecia a particularidade de saber as pressões do turbo através do ouvido:ideia:
Ninguem disse saber da pressao so por ouvido....apenas os turbos qd estao a dar o berro nota-se bem "pelo ouvido"...
quanto a mistura, quanto mais ar tiver, menos fumo faz....até ai estou de acordo....mas nao pode haver descompensaçoes....entao esta a querer dizer q se a relaçao estiver equilibrada e nao fizer fumo, tem os mesmos sintomas de q se houver defice de gasóleo e excesso de ar.....ou seja:
- relaçao equilibrada= fumo inexistente;
- relaçao descompensada( excesso de ar e defice de gasoleo)= fumo inexistente....
será igual?
...sei apenas q um Corsa CDTi de um colega meu saiu de uma repro em espanha a fazer fumo claro, e passados 2000km partiu o turbo por excesso de pressao...claro k o fumo claro, nao seria so do excesso de pressao d turbo, mas tambem d defice de gasoleo....parece-me loico
fiz-lhe a repro desde ai, e é certo q faz um pouco de fumo preto a puxar....mas esta muito melhor em andamento e ja vai com 45 000km e sem problemas...