O teu carro é um 6k ou 6k2?
...Pelo que afirmas, acho que o mais certo é ar no circuito, pois com o carro inclinado para trás pode o proprio motor exercer alguma pressao num tubo/braçadeira e fazer com que entre ar, e é capaz de ser no retorno, agora se é do retorno da bomba para o filtro, ou se, do filtro para o deposito é que tens descobrir!
Em que altura começou a fazer isso, depois de uma revisão, ou começou sem mais nem menos?
O entrar ar, não significa que tenha sair gasoleo! Pois pode entrar ar pelo efeito de sucção e não pelo de perda de pressão, pois a bomba cria pressão enquanto trabalha, quando desliga-se o motor essa pressão tem que se manter, a não ser que entre ar no retorno e que faça com que o gasoleo começa a recoar no sentido inverso ao normal...
O que podes fazer, é o que eu fiz numa audi 80 tdi, que tambem custava a pegar a 1ªvez, foi colocar uma valvula anti-retorno(de um só sentido) no tubo que liga o filtro á bomba, por a trabalhar para encher o circuito, depois deixar umas horas a repousar, depois experimentar se ficou bom,se sim é nesse sentido que tens o problema, se continuar é no circuito de retorno(o que mais desconfio), depois colocas a mesma valvula anti-retorno no tubo que liga a bomba ao filtro(retorno) e fazes o mesmo se ficar resolvido, podes experimentar a mudar os tubos e braçadeiras e se tu mesmo quiseres podes deixar essa valvula anti-retorno no tubo pois até não faz mal...e assim isso nunca mais te acontece...
No audi o problema resolveu-se descobrindo que o problema estava no retorno, depois de ver tudo com olhos de ver, vimos que uma braçadeira tinha "magoado" um tudo que por sua vez deixava entrar ar para o circuito! Ficou resolvido com uns centimetros de tubo de combustivel e com 2braçadeiras!