Subwoofer para amplificador Sony XM 5020X

Boas, pesquisei pelo forum e não encontrei nada de muito esclarecedor para algumas duvidas que tenho e como são algumas decidi abrir este tópico :D

Tenho aqui em casa um amplificador Sony Xplode XM 5020X, já tem aí uns 7 anitos tem estado parado mas ainda trabalha, este amplificador andou na altura a tocar 2 colunas pionner emotion de 4 vias de 300w/80 rms ligado em stereo, é um amplificador 2/1 de 100w/260w respectivamente e estava a pensar comprar um sub de caixa para lhe dar uso... Basicamente quero o sub para tratar os graves e dar uma afinação no rádio para trabalhar só os médios e agudos pelas colunas OEM ficando o amplificador a funcionar apenas com o sub...

O carro em questão é um Ibiza 6L, equipado com radio Alana MP3 com ligação de comandos no volante, colunas e tweeters de origem, o amplificador é para aplicar na bagageira assim como o sub de caixa tipo rectangular/trapezoidal que pretendo adquirir (novo ou em segunda mão desde que esteja em boas condições)

Tenho algumas duvidas neste campo, sendo que:

A minha 1ª é se existe um metodo de calcular a potência máxima do sub que se poderá ligar sabendo que em ponte (mono) a potência maxima que o amplificador pode fornecer é de 260w com inpedância a variar entre 4 a 8 ohm.

Já pesquisei pela secção e é necessário adquirir um cabo conversor para ficar com saidas RCA mas apenas encontrei o alana normal, sendo o meu o alana mp3 continua a ser necessário?
O amplificador tem uma entrada High Level Input mas pelo que já fui apurando o radio pelos vistos tem tendência a mamar o fúsivel...

Gostava ainda de saber se dois subwoofers iguais com os mesmos rms mas com borracha botilica maior se dá mais kick ou mais bass o que tem maior suferficie de borracha.... e tambem as diferenças entre bobine simples e dupla

Quais os subs que aconselham para este setup e que marcas, pretendo um som com qualidade groove e bass limpo não quero andar a dar musica "pra fora" tipo vendedor de k7s :rir:

O amplificador é este:

g9756_1.jpg


Desde já agradeço pela vossa colaboração
abraço
 
Last edited:
Spllinter disse:
A minha 1ª é se existe um metodo de calcular a potência máxima do sub que se poderá ligar sabendo que em ponte (mono) a potência maxima que o amplificador pode fornecer é de 260w com inpedância a variar entre 4 a 8 ohm.

O melhor será veres a potência do subwoofer e a quantos ohm o mesmo trabalha, normalmente é entre os 4 ohm, mas há também aqueles que trabalham a 2ohm e a 1 ohm e mesmo a 0,5 ohm, quanto mais baixo for mas forte é o sub, sem contar com as bobinas.
Um simples sub Sony, Kenwood, Alpine, normalmente são de uma bobine o que lhes permite trabalhar a 4 ohm, outros teêm bobina dupla que podem trabalhar a 2 ohm.
Em mono esse amplificador pode atingir os 260watts, mas raramente isso acontece, pois existe sempre energia desperdiçada.
Spllinter disse:
Gostava ainda de saber se dois subwoofers iguais com os mesmos rms mas com borracha botilica maior se dá mais kick ou mais bass o que tem maior suferficie de borracha.... e tambem as diferenças entre bobine simples e dupla.

Tudo depende da configuração da caixa, que para optimizar o bass está feita para atingir os 35 hertz, se quiseres melhorar o bass, podes sempre tentar fazer tu uma caixa, mas não aconselho (quase nunca sai bem).
Quanto a esse amplificador dois subs será apenas desperdicio de dinheiro pois o amplificador nunca terá potencia para dar aos dois subs, no máximo aconselharia-te um bom sub, com caixa de origem no máximo de 500 watts/250watts rms.. bem afinadinho ficava uma coisa á maneira...:D
 
Aqui fica o exemplo do som que tinha no meu anterior carro!
Vê na descrição o meu setup e pesquisa.

[video=youtube;se0uwBoYYas]http://www.youtube.com/watch?v=se0uwBoYYas[/video]

[video=youtube;pQ2fGoCOYAI]http://www.youtube.com/watch?v=pQ2fGoCOYAI[/video]

Se abusa-se no bass ficava qualquer coisa como isto: :twisted:

[video=youtube;q--fgozxhvg]http://www.youtube.com/watch?v=q--fgozxhvg[/video]

espero ter ajudado.:D
 
O melhor será veres a potência do subwoofer e a quantos ohm o mesmo trabalha, normalmente é entre os 4 ohm, mas há também aqueles que trabalham a 2ohm e a 1 ohm e mesmo a 0,5 ohm, quanto mais baixo for mas forte é o sub, sem contar com as bobinas.
Um simples sub Sony, Kenwood, Alpine, normalmente são de uma bobine o que lhes permite trabalhar a 4 ohm, outros teêm bobina dupla que podem trabalhar a 2 ohm.
Em mono esse amplificador pode atingir os 260watts, mas raramente isso acontece, pois existe sempre energia desperdiçada.


Tudo depende da configuração da caixa, que para optimizar o bass está feita para atingir os 35 hertz, se quiseres melhorar o bass, podes sempre tentar fazer tu uma caixa, mas não aconselho (quase nunca sai bem).
Quanto a esse amplificador dois subs será apenas desperdicio de dinheiro pois o amplificador nunca terá potencia para dar aos dois subs, no máximo aconselharia-te um bom sub, com caixa de origem no máximo de 500 watts/250watts rms.. bem afinadinho ficava uma coisa á maneira...:D

Ok obrigado pela explicação, quando falei em 2 era as colunas que já trouxe ligadas a esse amplificador e não 2 subs :)
Andei a ver um sub da Innovate de 12 penso ser de 30cm, com 1000w 250 RMS 4 ohm 92 DB frequencia 28- 200Hz

inv12a47.jpg


Será que aprova neste setup?
cumps
 
Last edited:
Back
Top