* Substituir manete/puxador das portas

Boas pessoal, aqui vai mais um DIY que espero que vos possa ser útil. Trata-se da substituição da manete de abrir as portas em 6K2. Como sabem é frequente partirem-se e na Seat vendem apenas o puxador completo, que custa aprox 40€. No entanto é possível comprar e substituir apenas a parte cromada, ficando o arranjo por cerca de 1/4 do preço. Fica aqui o procedimento para fazerem esta reparação.

Material necessário:

Manete do puxador (Não se vende na seat) mas pode ser adquirida uma réplica facilmente no ebay. Comprei minha neste LINK. É de plástico como as originais, mas se preferirem, no ebay encontram facilmente replicas fabricadas em metal.

Procedimento:

1. Começar por retirar a forra superior do puxador. Basta puxar para ela sair:

160c480.jpg


Se tiverem espelhos electricos, com ajuda de uma chave fininha desencaixar o regulador dos espelhos. Não é necessário remove-lo completamente, porque não estorva.

2. Depois remover também a forra inferior, onde estão os botões dos vidros. Basta puxar com cuidado para cima:

240wuw8.jpg


3. Desencaixar as fichas dos vidros e botão do fecho central:

jfhvnp.jpg


4. Ficam com a parte interior do puxador livre para trabalharem:

15mmfr9.jpg


5. Passamos à parte de remover a manete. Com a ajuda de uma chave de fendas fina, começam por empurrar o ferro que prende a manete:

15hit8x.jpg


6. Uma chave de fendas fininha, ou mesmo um arame ajuda para desprender o ferro do encaixe:

2qxt8i8.jpg


7. pode-se também ir puxando o ferro na parte inferior com um alicate, tendo o cuidado de não o deixar cair para dentro da forra:

29l1qmc.jpg


8. Há uma pequena mola que prende no ferro. Ter cuidado para ela não saltar:

ji0x9k.jpg


2vijrrn.jpg


9. Após remover a manete, puxar um pouco pelo cabo para terem espaço para trocarem a manete antiga pela nova:

2hhzkux.jpg


10. Encaixar a nova manete:

8vnd51.jpg


11. Voltar a montar o ferro que pende a mesma. Para ficar a funcionar correctamente , não esquecer de encaixar a mola novamente e na posição original:

2mgja4z.jpg


fbgi03.jpg


12. Aqui já tudo montado:

2rhpkjo.jpg


13. Testar se porta está a funcionar e depois montar as forras novamente pela ordem inversa:

33w01tc.jpg


Fica aqui uma foto, de uma quebra frequente nas manetes do 6K2:

2zpr2bt.jpg


Espero que este DIY vos seja útil. :D
 
Last edited:
Bom tutorial! Não precisei ainda, mas nunca se sabe :)
Diz-me só uma coisa. Essa forra em pele foste tu que meteste ou foi um estufador?
É colado?

Obrigado
 
Boas

Bom DIY, os meus estao a precisar de ser mudados. Ja me ia aventurar a desmontar a porta toda.

Abraço

Hélder não tens necessidade. Basta trocar a manete. Boa sorte com isso.;)

Bom tutorial! Não precisei ainda, mas nunca se sabe :)
Diz-me só uma coisa. Essa forra em pele foste tu que meteste ou foi um estufador?
É colado?

Obrigado

O trabalho que tenho nas forras das portas foi feito num estofador. Passa no meu projecto que tenho lá fotos da forra completa.;-)
 
Bom DIY, deu-me bastente jeito. Mas a mudança do puxador foi muito mais aventireira. Depois de ter tudo montado o cabo partiu na extreminade que encaixa no puxador. Mas ja esta resolvido
 
A minha do lado do condutor partiu no outro dia...
Fiquei FDD, mas lá fui ao eBay e mandei vir umas em metal. Estou desiludido, não encaixam nada bem...
Comparem:

MCZCgQP.jpg

n91ciY3.jpg
 
Boas marcelo, compraste do link que coloquei aqui? O meu não é bem bem igual ao original, mas como podes ver pela foto, encaixam muito bem. Só se estiveres muito atento é que dás pela diferença.
 
Eu comprei em metal foi noutro link amigo martins

Crex, a minha fica estranha, mas é resistente e o feeling é outro, duradouro! ;)
 
Ola nice diy até eu tenho a minha partida e queria comprar la no teu link mas acho que o vendor ja nao vende :(
 
eu tenho uma metalica tive de gastar o plastico e retirar a mola.

Eu comprei em metal foi noutro link amigo martins

Crex, a minha fica estranha, mas é resistente e o feeling é outro, duradouro! ;)

Sem dúvida que são mais duradoiras. Mas se a minha de origem durou 12 anos. Se a nova durar outro tanto já deve chegar. :D

Ola nice diy até eu tenho a minha partida e queria comprar la no teu link mas acho que o vendor ja nao vende :(

Boas paulo. Esse negócio já expirou. Clica em "See other items" que o vendedor tem mais para venda.

Abraço
 
ok muito obrigada. Vou ver se arranjo num sucateiro,,,

Cumptos

É mais difícil arranjar a mola do que comprar um carro
 
Last edited:
Back
Top